sexta-feira, 28 de junho de 2024

Pedro Medeiros posta vídeo falando de “solidão”

 

O vice-prefeito e pré-candidato a prefeito de Afonso Cunha, o bolsonarista Pedro Medeiros, postou um vídeo nas redes sociais com um áudio falando de “solidão” e “inveja”. Os termos não são exatamente a expressão de uma campanha que pretende ser vitoriosa.

Como se sabe, o mundo das redes sociais costuma  mostrar algo que as pessoas querem que seja visto e  serve até mesmo para mandar recado.

O vídeo, de gosto duvidoso, traz fotos de Medeiros com efeitos e a inclusão de um áudio de um idoso famoso da internet por mensagens de auto ajuda.  A mensagem inicia afirmando: “se perguntarem se você está sozinho, diga que não, pois acima de você está Deus”.

A narração prossegue colocando “os invejosos abaixo de você”. E fala de “esperança”, “futuro” e “aqueles que gostam de você”.

Clique no link para assistir o vídeo no Instragam

O pré-candidato carrega nas costas o peso do apoio de um prefeito cujo traço marcante é o autoritarismo e a perseguição contra aqueles que contrariam suas vontades. Arquimedes Bacelar deixará o cargo, em dezembro deste ano, com uma herança administrativa repleta de graves problemas.

Até lá, o apoio de Arquimedes virá daquele jeito que todos já conhecem, a ponto de provocar tais sentimentos, entre eles a solidão.

Quem viver verá!

Rejeitado, fim da mamata ou usando o nome de Deus em vão?

quinta-feira, 27 de junho de 2024

TSE proíbe uso de inteligência artificial para criar e propagar conteúdos falsos nas eleições

 

Entre as novidades da propaganda eleitoral deste ano, estão a proibição de "deepfakes" e o aviso obrigatório de uso da IA em conteúdo divulgado

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) regulamentou, de maneira inédita, o uso da inteligência artificial (IA) na propaganda de partidos, coligações, federações partidárias, candidatas e candidatos nas Eleições Municipais de 2024. A medida foi tomada pela Corte ao aprovar 12 resoluções, relatadas pela vice-presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, que disciplinam as regras que serão aplicadas no processo eleitoral deste ano.

Ao alterar a Resolução nº 23.610/2019, que trata de propaganda eleitoral, o Tribunal incluiu diversas novidades que envolvem a inteligência artificial. São elas: proibição das deepfakes; obrigação de aviso sobre o uso de IA na propaganda eleitoral; restrição do emprego de robôs para intermediar contato com o eleitor (a campanha não pode simular diálogo com candidato ou qualquer outra pessoa); e responsabilização das big techs que não retirarem do ar, imediatamente, conteúdos com desinformação, discurso de ódio, ideologia nazista e fascista, além dos antidemocráticos, racistas e homofóbicos.

Dois artigos acrescentados no texto trazem importante contribuição para coibir a desinformação e a propagação de notícias falsas durante as eleições. O artigo 9º-C proíbe a utilização, na propaganda eleitoral, “de conteúdo fabricado ou manipulado para difundir fatos notoriamente inverídicos ou descontextualizados com potencial para causar danos ao equilíbrio do pleito ou à integridade do processo eleitoral”, sob pena de caracterizar abuso de utilização dos meios de comunicação, acarretando cassação do registro ou do mandato, bem como apuração das responsabilidades, nos termos do artigo 323 do Código Eleitoral.

Já o artigo 9º-E estabelece a responsabilização solidária dos provedores, de forma civil e administrativa, caso não retirem do ar, imediatamente, determinados conteúdos e contas, durante o período eleitoral.

Uma das normas mais modernas do mundo

Após o Plenário incluir os trechos sobre IA na resolução da propaganda eleitoral, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, destacou que o Tribunal aprovava, naquele instante, uma das normas mais modernas do mundo com relação ao combate à desinformação, às fake news e ao uso ilícito da inteligência artificial.

O ministro afirmou que a resolução da propaganda eleitoral, com os acréscimos feitos, permitirá que a Justiça Eleitoral tenha “instrumentos eficazes para combater o desvirtuamento nas propagandas eleitorais, nos discursos de ódio, fascistas, antidemocráticos e na utilização de IA para colocar na fala de uma pessoa algo que ela não disse”.

As resoluções aprovadas na sessão de terça vão orientar todos os envolvidos no processo eleitoral (partidos, coligações, federações, candidatas, candidatos, eleitoras, eleitores, juízas e juízes eleitorais, assim como TREs) sobre o que é permitido e vedado no pleito deste ano, previsto para 6 de outubro (1º turno). As eleições deste ano definirão as pessoas que irão ocupar os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador para os próximos quatro anos.

Aviso de utilização de IA

Conforme aprovado, a inteligência artificial só poderá ser usada na propaganda eleitoral, em qualquer modalidade, com um aviso explícito de que o conteúdo foi gerado por meio de IA.

Caso uma candidata ou um candidato use deepfake (conteúdo em áudio ou vídeo, digitalmente manipulado por IA), poderá ter o registro ou o mandato cassado, com apuração das responsabilidades conforme disposto no Código Eleitoral.

Responsabilização de provedores

A resolução sobre propaganda eleitoral também impõe uma série de obrigações aos provedores de internet e às plataformas digitais para combater a disseminação de fake news. O texto prevê a responsabilização das plataformas que não retirarem do ar, imediatamente, conteúdos que contenham discursos de ódio ou teor antidemocrático, entre outros.

Segundo a norma, provedores e plataformas passam a ser considerados “solidariamente responsáveis, civil e administrativamente, quando não promoverem a indisponibilização imediata de conteúdos e contas durante o período eleitoral” nos casos descritos.

As big techs deverão ainda adotar e divulgar medidas para impedir ou diminuir a circulação de “fatos notoriamente inverídicos ou gravemente descontextualizados que atinjam a integridade do processo eleitoral”.  

Pela resolução, a Justiça Eleitoral poderá determinar que as empresas divulguem conteúdo informativo que esclareça o teor inverídico ou gravemente descontextualizado impulsionado. Além de coibir a desinformação, a determinação abrange conteúdo antidemocrático, racista, homofóbico, nazista, fascista ou que apresente comportamento ou discurso de ódio.

De acordo com o texto, será criado um repositório de decisões do TSE para dar agilidade a decisões judiciais de remoção de conteúdo falso. As empresas deverão, ainda, comprovar que cumpriram a determinação.

Um compromisso permanente

O combate à desinformação e às notícias falsas é um compromisso permanente do TSE. Desde a sua posse como presidente da Corte, o ministro Alexandre de Moraes tem dito que “o que não pode ser feito no mundo real não pode ser feito no mundo virtual”.

Em 25 de abril de 2023, o presidente do TSE entregou aos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, propostas de emendas aditivas ao Projeto de Lei nº 2.630/2020, que trata da regulação das plataformas digitais e do combate às fake news.

Na ocasião, o ministro destacou que as propostas foram elaboradas com base na experiência do Tribunal no enfrentamento da desinformação e a partir dos inquéritos em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) que investigam o modus operandi da instrumentalização das redes sociais por milícias digitais.

No dia 5 de dezembro de 2023, o TSE firmou um acordo de cooperação técnica com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para lidar com abusos cometidos na internet e dar rapidez à retirada de conteúdos digitais que disseminam fake news.

Programa de Enfrentamento à Desinformação

Em 2019, o TSE criou o Programa de Enfrentamento à Desinformação,  com o objetivo de reduzir os efeitos nocivos da desinformação contra a Justiça Eleitoral e seus representantes, o sistema eletrônico de votação e as diferentes fases do processo eleitoral. O programa também busca a ampliação do alcance de informações verdadeiras e de qualidade, além da capacitação da sociedade para que ela saiba identificar e denunciar conteúdos enganosos. Atualmente, a iniciativa conta com mais de 150 parceiros, como redes sociais e plataformas digitais, instituições públicas e privadas, entidades profissionais, entre outros integrantes.

O programa se tornou uma ação permanente do TSE em 2021. Os parceiros dividem com a Justiça Eleitoral atribuições que incluem o monitoramento e a apuração de notícias falsas, assim como o combate à desinformação, com esclarecimentos sobre a questão abordada e com a informação correta sobre o assunto, por meio de notícias publicadas na página Fato ou Boato e nos diversos canais da instituição.

 

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Enlouqueceu! Prefeitura de Afonso Cunha publica edição inteira de Diário Oficial com medidas para prejudicar funcionários públicos

 

A edição número 406, do Diário Oficial de Afonso Cunha, datado de 17 de junho de 2024, segunda-feira da semana passada, é um documento que merece ser arquivado para que as futuras gerações conheçam a história de perseguição política no município.

Como se não houvesse informações mais importantes a serem tornadas públicas na cidade, o Diário do Poder Executivo é todo dedicado a registrar portarias assinadas pelo prefeito Arquimedes Bacelar contendo determinações para prejudicar funcionários públicos do município. As quatro páginas do D.O. trazem os nomes de Samuel Jonathan de Lima Bastos, Vicência Maria Lopes Cruz de Lima e Arnaldo Pereira Sales.

(Prefeito Arquimedes-foto divulgação)
A Portaria n0. 084/2024, emitida pelo Gabinete do Prefeito instaura processo administrativo disciplinar e nomeia a Comissão Processante para instaurar processo administrativo disciplinar em desfavor de Samuel Jonathan de Lima Bastos, “considerando a possível imputação de conduta reprovável cometida pelo servidor”. A Comissão nomeada por Arquimedes vai averiguar os atos irregulares imputados ao jovem.

Já a Portaria no 085/2024 instaura processo administrativo disciplinar e nomeia também uma Comissão Processante, “considerando a possível imputação de conduta reprovável”, cometida pela servidora Vicência Maria Lopes Cruz de Lima, sogra do vereador Welinton Pereira, o Cabeção. Segundo testemunhas, o prefeito irado teve uma grave discussão com a servidora agora sendo alvo de um processo administrativo. A última Portaria do Diário Oficial, de número 086/2024, instaura processo administrativo disciplinar e nomeia a comissão processante para julgar “o ato supostamente praticado pelo servidor” Arnaldo Pereira Sales, que “enseje em punição”, sob alegação de caso de “inassiduidade habitual”.

Arnaldo Sales é pré-candidato a vereador no grupo político que apoia o pré-candidato a prefeito de Afonso Cunha, Almeidinha, o que pode configurar perseguição política. Vicência, embora se comente que já se reconciliou com o prefeito, é mais uma vítima do desrespeito e da caneta da vingança tão usada no município. Samuel Bastos foi assessor de comunicação de Arquimedes nos anos 2017/2020 e mantém laços de amizade com o pré-candidato Almeidinha e parente do presidente da Câmara Municipal, Milton Bastos, aliado de Almeida Neto.

A edição do “Diário da Perseguição” é somente mais uma amostra de que Afonso Cunha não pode mais continuar a ser governada com o chicote.

 

 

 

 

sábado, 22 de junho de 2024

Pré-campanha de Almeidinha inova com iniciativas inéditas em Afonso Cunha

 Além de representar a possibilidade concreta de mudança nas eleições municipais deste ano, o pré-candidato Almeida Neto vem se movimentando, politicamente, com eventos e ações inéditas em Afonso Cunha. 
Uma das iniciativas de destaque é a Rede de Diálogos por Afonso Cunha, que tem como objetivo formar um grupo consistente e qualificado de pessoas interessadas em debater soluções para os problemas do município por meio de encontros e/ou reuniões temáticas em bairros ou povoados. A ideia é ouvir a população, identificar os principais problemas que afetam o bairro ou o povoado, apontar causas e apresentar possíveis soluções. 

No sábado (15), os Diálogos por Afonso Cunha aconteceram no Bairro de Fátima, com mais de 100 pessoas presentes, ampla participação e engajamento popular. A maioria queria conhecer melhor o Plano de Governo do pré-candidato que já tem diversas propostas por setor. Na Infraestrutura, já estão sendo aperfeiçoadas as proposições de um Conselho Gestor de Soluções do Bairro e programas municipais como: Prefeitura Resolve, Povo pra toda Obra e Repara minha Rua. Ontem (20), o bairro da Trizidela foi o local de mais uma edição do encontro. 

Em um município marcado pelo autoritarismo e pela perseguição, só uma iniciativa como o nome “Diálogos” já é um significativo avanço. Afinal, o povo é o patrão e ser ouvido é o mínimo que se espera de um democrata e não um ditador.

 

 

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Irmão do prefeito Arquimedes decide apoiar pré-candidatura de Almeidinha

 

Nas presenças do atual presidente da Câmara Municipal, Milton Bastos e do ex-prefeito, José Leane, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara dos Vereadores, Carlos Magno Duque Bacelar Sobrinho, declarou apoio ao pré-candidato a prefeito de Afonso Cunha, Almeidinha. 

A adesão tem peso e é simbólica. Além da trajetória com expressivo capital político, Carlos Magno é irmão do prefeito Arquimedes por parte de seu pai, Antônio Bacelar, filho da primeira esposa, Zilmar Bacelar, também ex-prefeita de Afonso Cunha. A “era” Arquimedes perde fôlego a cada dia na mesma proporção do abandono da cidade, das perseguições e ameaças que não cabem mais em pleno século XXI. 

“Esse é o time da vitória. Não é à toa que a cada dia recebemos mais apoios. A população já percebeu que o continuísmo já esgotou e que somente a mudança poderá trazer algo melhor para todos no município”, explica Almeidinha. 

Almeida Neto tem agora a maioria dos vereadores do Parlamento municipal, lideranças fortes como Nó Cego, Júnior do Tuna e Nonato dos Correios; o apoio do governador Carlos Brandão (PSB); do vice-governador Felipe Camarão (PT); do ministro dos Esportes, André Fufuca (PP) e do próprio presidente Lula.

 

terça-feira, 18 de junho de 2024

Pinguço! Prefeito de Duque Bacelar diz que falas em vídeo foram provocadas pelo álcool

 

Um vídeo do prefeito Flávio Furtado de Duque Bacelar, em um momento de lazer, gerou grande repercussão nesta segunda-feira (17). Na gravação, o prefeito aparece rodeado de pessoas, onde tenta coagir um pré-candidato a vereador e faz declarações polêmicas que rapidamente se espalharam pelas redes sociais.

No vídeo, Flávio Furtado afirma: “Sou prefeito de Duque Bacelar, a caneta está em minha mão. Taco fogo nesse mundo”. As palavras provocaram reações imediatas e divididas entre os moradores da cidade e internautas. O prefeito continua seu discurso, declarando: “Eu não tenho dinheiro, mas se de 1 conto eu tenho, 2 conto eu tenho, se eu precisar de 4 milhões eu tenho! Eu duvido se o governador do estado vai estragar”.

Flávio Furtado, que está em seu terceiro mandato como prefeito de Duque Bacelar, busca a reeleição para o quarto mandato nas eleições municipais de 2024. As declarações feitas no vídeo, no entanto, colocaram o prefeito em uma posição delicada diante da opinião pública.

Outro lado:

Procurado pela reportagem, Flávio Furtado comentou sobre o episódio e procurou esclarecer o contexto das declarações. Segundo ele, as falas foram feitas em um momento de lazer e sob o efeito de bebidas alcoólicas. “Em momento algum me referi a recursos públicos. Eu estava no meu momento de lazer e tinha ingerido bebidas alcoólicas. O que eu quis dizer é que, se eu precisar de recursos, tenho vários amigos para contar”, afirmou.

O prefeito também ressaltou que suas falas não mencionam diretamente nenhuma pessoa específica e que a intenção era destacar o apoio que poderia receber de amigos próximos. “Em momento algum eu citei nenhuma pessoa. Eu falei que tenho amigos para contar”, explicou Furtado.

Ainda segundo Furtado, ele reconhece que as declarações foram impróprias e podem ter um impacto negativo durante o período eleitoral. “É claro que em época de campanha isso vai pegar mal. Eu reconheço que errei por falar quando estava sob efeito do álcool”, admitiu o chefe do Poder Executivo de Duque Bacelar.

Vale ressaltar, que a prefeitura bacelarense, em menos de 4 anos, já recebeu mais de 20 milhões de reais só em emendas parlamentares. O município que possui um PIB de pouco mais de 86 mil reais, tem hoje, segundo o IBGE, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) abaixo da linha da pobreza.

Fonte: 


segunda-feira, 17 de junho de 2024

Alô, MP! Arquimedes ameaça não pagar abono da Educação a escola que não participar do São João da Prefeitura

 

O prefeito de Afonso Cunha, Arquimedes Bacelar, agora ultrapassou todos os limites do autoritarismo e da ilegalidade à frente de um cargo público. 

Em um grupo de WhatsApp, o gestor se manifestou contra a Escola Municipal Mariza Duarte, do povoado Olho D’Água, que decidiu não levar uma quadrilha junina de alunos para se apresentar no São João promovido pela Prefeitura. 

Arquimedes escreveu que o fato “implicará aos profissionais da educação não receber o abono”.  E, maltratando a língua portuguesa, ainda ameaçou: 

“Creio que uma perca (SIC) para cada um de 2.000 (reais)”.

 

Veja a prova: 

O abono destinado aos profissionais da Educação não é favor do prefeito, é obrigação prevista em lei.  Os 70% dos recursos anuais do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), destinados ao pagamento, em cada rede de ensino, da remuneração dos profissionais da Educação Básica em efetivo exercício, poderão ser aplicados, para reajuste salarial, sob a forma de bonificação, abono, aumento de salário, atualização ou correção salarial. 

Lei, portanto, é para ser cumprida e não para seguir os caprichos e terrorismos do ocupante do poder de plantão. 

Funcionários da Prefeitura também denunciam, de forma anônima, que estão sendo obrigados a irem para as festas juninas, sob pena de terem desconto salarial caso não compareçam. O comparecimento só é obrigatório caso as festividades sejam realizadas dentro do horário de trabalho. Coagir ou alterar o contrato de trabalho do funcionário são medidas que podem ter conseqüências judiciais. 

Mais uma vez, Arquimedes demonstra que, por trás do seu autoritarismo e da costumeira violência psicológica que utiliza em sua gestão, existe uma enorme fraqueza, típica daquelas que só conseguem dominar pela força e jamais pelo respeito ou pela admiração.

 

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Prefeitura de Brejo Conclui Demolição do Antigo Mercado Municipal

Na última quinta-feira, 13 de junho, a Prefeitura de Brejo finalizou a demolição completa da antiga estrutura do mercado municipal, marcando a primeira etapa para a construção da nova sede. Segundo o projeto, o novo mercado será um grande cartão postal no coração da cidade, com um espaço amplo, moderno e funcional, semelhante aos mercados de grandes centros urbanos.

Enquanto as obras estão em andamento, o mercado municipal está operando provisoriamente na sede da antiga rodoviária da cidade. A administração municipal destaca que essa é uma das mais importantes obras realizadas pela gestão atual, prometendo um novo mercado que atenderá tanto os moradores quanto os visitantes de Brejo de forma exemplar.

 

quarta-feira, 12 de junho de 2024

Almeidinha avança na disputa eleitoral com apoio do governador, do vice-governador e do ministro dos Esportes

 

O pré-candidato a prefeito de Afonso Cunha, Almeida Neto, o Almeidinha, vem se movimentando com tanta agilidade para a disputa à Prefeitura Municipal que, em menos de dois meses, já angariou apoio das maiores forças municipais, estaduais e federais. 

Almeidinha se notabiliza, a cada dia, como um exímio articulador político. Na Câmara Municipal conseguiu arregimentar a maioria dos vereadores para a oposição, enquanto o grupo da situação desidrata com cada vez menos credibilidade depois que o empresário da oposição, Floriano, foi cooptado pelo prefeito Arquimedes. No Governo do Estado, o pré-candidato conseguiu não apenas o apoio total do governador Carlos Brandão, como o comando do partido, o PSB, que virá somar na futura coligação eleitoral. O vice-governador Felipe Camarão, do PT, também já declarou publicamente apoiar o pré-candidato Almeida. Nesta semana, ele conseguiu o apoio declarado do ministro dos Esportes André Fufuca, que lidera no estado o Partido Progressista (PP). Por articulação de Almeidinha, a legenda passa agora a ter dois vereadores na Câmara Municipal de Afonso Cunha, o vereador Evangelista Braga e Raimundo Pinho Borges, o Nó Cego. 

Enquanto nas esquinas de Afonso Cunha já se comenta que Arquimedes não anda muito satisfeito com o desempenho de seu pré-candidato, Pedro Medeiros, e já pensa em optar por outro nome, o grupo político de Almeidinha cresce em adesões e apoios. 

Na ponta do lápis, a soma disso com a insatisfação popular pode ser bem vantajosa para um pré-candidato, jovem, com entusiasmo e vontade de trabalhar pela mudança em um município já cansado da estagnação.

 

 

 

terça-feira, 11 de junho de 2024

Afonso Cunha e mais 15 municípios maranhenses sob auditoria o TCE por possíveis fraudes no Censo Escolar

 

A pequena cidade de Afonso Cunha, administrada pelo prefeito Arquimedes Bacelar aliado diretamente ao deputado federal Josimar de Maranhãozinho, presidente do PL no Maranhão, está no centro de uma investigação que abrange 16 municípios maranhenses. A Procuradoria da República do Estado do Maranhão, com base em informações da Controladoria-Geral da União (CGU), solicitou auditorias para verificar possíveis fraudes no Censo Escolar de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Ofício n.º 45/2024-JGJ/PR/MA, datado de 4 de abril de 2024, destaca a necessidade de fiscalizar irregularidades que podem ter ocorrido durante a coleta de dados do Censo Escolar, comprometendo a transparência e a veracidade das informações educacionais. Além de Afonso Cunha, outros 15 municípios estão sob investigação

Veja os municípios alvos da auditoria são:

Afonso Cunha
Água Doce do Maranhão
Aldeias Altas
Amapá do Maranhão
Araguanã
Cândido Mendes
Carolina
Centro do Guilherme
Lajeado Novo
Magalhães de Almeida
Matões do Norte
Milagres do Maranhão
Pastos Bons
Paulo Ramos
Santana do Maranhão
São Francisco do Maranhão.
 

As suspeitas de fraude são graves, considerando que os dados do Censo Escolar são fundamentais para a distribuição de recursos e o planejamento de políticas educacionais. Qualquer manipulação nas informações pode resultar em um direcionamento inadequado de verbas públicas, prejudicando a população que depende de um sistema educacional justo e eficiente.

Ações do Tribunal de Contas 

Diante da relevância do assunto, o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) foi acionado para adotar as medidas necessárias. Com base na competência prevista na Constituição Estadual e na Lei Orgânica do TCE/MA, a instituição deve realizar auditorias e inspeções para assegurar a integridade dos processos contábeis, financeiros, orçamentários, operacionais e patrimoniais nas administrações municipais. 

Clique aqui para ver o documento "202401950-AUTUACAO-678435.pdf"

 

quarta-feira, 5 de junho de 2024

Governo realiza Solenidade Institucional do Ciclo Formativo Estadual do Pacto pela Aprendizagem nesta quarta-feira (05)

 

Nesta quarta-feira (05), acontecerá a Solenidade Institucional do Ciclo Formativo Estadual do Pacto pela Aprendizagem do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O evento acontecerá, às 11h, no Auditório do Centro de Convenções, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e terá a participação do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão. A Solenidade faz parte da programação do Ciclo Formativo Estadual, que teve início no dia 03 de junho e segue até sexta-feira (07). 

O Ciclo Formativo tem como intuito desenvolver estratégias e ações voltadas à formação dos profissionais que atuam no 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com enfoque na recomposição das aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática, na produção de impactos reais e positivos para o avanço nos indicadores educacionais do Estado do Maranhão.

Também faz parte das ações do Ciclo promover a formação dos articuladores municipais que atuam no âmbito da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização.

Serviço


O quê? 
Solenidade Institucional do Ciclo Formativo Estadual do Pacto pela Aprendizagem do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental;
Onde?
 UFMA - (Auditório do Centro de Convenções) -  localizada na Av. dos Portugueses, 1966 – Vila Bacanga, São Luís – MA, 65080-805;
Quando?
 Nesta quarta-feira (05), às 11h.
Sugestão de Porta-voz Seduc: 
Felipe Camarão, vice-governador e secretário de Estado da Educação

segunda-feira, 3 de junho de 2024

Pedro Medeiros não sabe ainda informar a conta e o banco onde estão depositados os recursos do Fundeb

Qualquer eleitor apartidário e menos apaixonado em Afonso Cunha comenta pelas esquinas que o vice-prefeito e pré-candidato, Pedro Medeiros, é tão apagado quanto as lousas de algumas salas interditadas do Ateneu Duque Bacelar. “Esse não tem presença”, disse um morador do São Francisco, pedindo para ficar no anonimato por razões da violência política inaceitável no município. 

Medeiros bem que tentou fazer bonito, na Câmara Municipal, na última sexta-feira (31). Mas até a plateia que ele levou a tiracolo era mais animada do que o próprio. A tentativa de exaltar sua gestão na Educação Municipal foi um fiasco. O secretário não soube informar novamente em qual o banco e em qual a conta corrente estão depositados os recursos do Fundeb. A lei determina que os 30% destinados à manutenção e desenvolvimento educacional precisar estar em contas públicas para que qualquer cidadão tenha acesso. 

“O senhor tem um prazo para nos passar essas contas?”, interpelou o vereador Zico Bento Rodrigues. “Mais breve possível”, respondeu o afilhado político de Arquimedes Bacelar. A pergunta também não foi respondida à promotora de Justiça, Elisete dos Santos, durante audiência pública realizada na última terça-feira (28). 

Antes de ser questionado pelos parlamentares, falou de supostos avanços educacionais e de “alunos que realmente existem”, em um ato falho sobre as fraudes recentemente apontadas pelos erros no número de estudantes no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), suposta fraude investigada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), em diversas prefeituras maranhenses, entre elas a de Afonso Cunha. Medeiros também silenciou sobre o Instituto Alvorecer, suspeito de contratos ilegais que pagam migalhas de meio salário-mínimo às pessoas de baixa renda. E chegou a cogitar a possibilidade de “demolir” a escola Ateneu Bacelar caso o problema não seja resolvido. 

A participação do secretário de Educação e pré-candidato a prefeito na Câmara dos Vereadores foi bastante tumultuada, com sua claque afrontando e atrapalhando o desempenho dos vereadores, liderados pelo presidente Milton Bastos. Porém, de longe e silencioso, o eleitor do município já sabe que essa administração não passará com boas notas nas urnas deste ano.

 

sábado, 1 de junho de 2024

Gestão de Arquimedes sofre de “alzheimer institucional” ao promover escolha do Hino da Cidade

 

Não se sabe por amnésia ou má fé. Mas a administração do prefeito Arquimedes Bacelar decidiu fazer, neste sábado (1), às 18h30, um evento para escolha do Hino de Afonso Cunha.

A tal “Apreciação Musical” é um engodo. O Hino Oficial do município já foi escolhido durante a gestão do prefeito José Leane, com todos os registros devidos. O vencedor do concurso foi o responsável pelo blog que, inclusive, já teve a letra e música postada em diversos canais da Internet. HINO OFICIAL DE AFONSO CUNHA RECITADO

Diante do Alzheimer institucional, vamos recorrer judicialmente e tomar as medidas cabíveis para coibir um eventual atentado à autoria do hino já notabilizada. Trata-se de desrespeito à criação artística.

Ouça o Hino de Afonso Cunha, de autoria de José Barros Fonseca, o Zé Viola:


HINO OFICIAL DE AFONSO CUNHA

 

 Por: José Barros Fonseca (Zé Viola)

 

Salve, salve Afonso Cunha

Entre morros e céu de esplendor

São Gonçalo e suas belas margens

Filhos teus de eterna lembrança

Salve, salve o teu grito de glória

Desde aurora ao entardecer

Teus filhos heróis na história Feliz há de ser.

 

(Refrão)

Brava gente, oh terra amada

Lar de paz gente hospitaleira

Suas matas verdes sombreiam

A mais bela de todas as bandeiras

Em teu nome, oh Afonso Cunha

Proclamamos o teu nome salvar

Uma espada tão brava na guerra

Que fecunda na paz a brilhar.

 

Uma história imortal se retrata

O teu clima de eterno verão

As sombras dos buritizais

Não se apagam do seu coração

És a Estrela do Munim

Viveras em meu coração

São Gonçalo e suas águas

Irrigando todo dia esse chão.

Salve, salve Afonso Cunha...

 

(Refrão)

Brava gente, oh terra amada

Lar de paz gente hospitaleira

Suas matas verdes sombreiam

A mais bela de todas as bandeiras

Em teu nome, oh Afonso Cunha

Proclamamos o teu nome salvar

Uma espada tão brava na guerra

Que fecunda na paz a brilhar.