segunda-feira, 28 de agosto de 2023

SUCESSO NO DIA ’D’ DA CAMPANHA NACIONAL DE MULTIVACINAÇÃO EM BREJO

 

No último sábado, dia 26 de agosto, a prefeitura de Brejo realizou o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, com o objetivo de promover a atualização das cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação aconteceu em três pontos estratégicos da cidade: as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Centro I, Centro II e UBS de Palestina.

A iniciativa, que contou com o empenho da Secretaria Municipal de Saúde, visa reforçar a importância da imunização para prevenir doenças evitáveis e garantir a proteção da população mais jovem. O público-alvo da campanha incluía crianças e adolescentes menores de 15 anos que necessitavam atualizar suas cadernetas de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, mesmo após o Dia D, as vacinas continuam disponíveis nas UBS do município. Pais e responsáveis que não puderam comparecer no último sábado são encorajados a procurar as unidades de saúde para atualizar as vacinas de seus filhos.

A Campanha Nacional de Multivacinação reafirma o compromisso de Brejo em promover a saúde de sua população, especialmente das crianças e adolescentes, por meio da prevenção de doenças. O sucesso do Dia D reflete o esforço conjunto de profissionais de saúde, gestores e comunidade em prol de um futuro mais saudável para todos.





sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Afonso Cunha/MA - População reclama de falta de água e vice-prefeito chama de molecajem em grupo de WhatsApp.

 

O cenário é o mesmo em diversos bairros da cidade e zona rural.


Moradora reclamando da falta de água


O vice-prefeito e pré candidato a sucessão de Arquimedes Bacelar, Pedro Medeiros protagonizou mais uma vez ao chamar a oposição e a população de “moleques” em áudio que circula em grupos de WhatsApp, em resposta a uma senhora que reclama da falta d`Água na localidade Lolóia.

Ouça o áudio do vice-prefeito

O vice-prefeito de Arquimedes Bacelar, que em ato de desespero pela fraqueza do grupo e sua alta rejeição tenta a qualquer custo uma forma para sua decolagem na sucessão do executivo municipal.

Afonso Cunha sofre a mais de cinco anos com a falta de água no município  e o único caminhão pipa do município é autorizado a servir apenas os aliados do prefeito. 


sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Mulher que estava desaparecida é encontrada morta com marcas de violência em Codó-MA

 

Uma mulher, identificada como Taís Lopes Santos, de 28 anos, foi encontrada morta, na manhã na quarta-feira (9), no povoado Congumbá, na zona do município de Codó, a 309 km de São Luís. 

Taís Santos estava desaparecida desde a terça-feira (8) após sair de casa para trabalhar em um escritório de finanças, mas não chegou ao local e nem foi mais vista. A partir desse momento, o desaparecimento foi divulgado nas redes sociais. 

Pertences da vítima, como motocicleta, capacete e sandálias, foram encontrados por populares no povoado Brandão, também na zona rural do município. 

Conforme informações da polícia, o corpo de Taís apresentava marcas de violência, com lesões na cabeça e marca de facada na região do tórax. Ela deixa uma filha menor de idade. 

A polícia, a princípio, descartou violência sexual, mas todas as circunstâncias do crime estão sendo investigadas. Até o momento, o autor do crime não foi identificado. 

Como os pertences da vítima foram abandonados após o crime, pode estar descartada a possibilidade de ter sido latrocínio (roubo com resultado morte). 

Existe a possibilidade de o crime ter sido praticado por algum ex-companheiro da vítima. No entanto, a polícia não informou se ela vinha sofrendo algum de tipo de ameaça de morte e nem se a mesma chegou a fazer algum registro de ocorrência em delegacia. 

Blog do Gilberto Lima 

 

 

 

 

Brejo tem 67 pessoas autodeclarada Indígenas Segundo o Censo Demográfico do IBGE 2022

 

Na semana do Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado na última quarta-feira, 09 de agosto, reforçamos a importância de reconhecer e valorizar as culturas ancestrais. Segundo o Censo Demográfico do IBGE 2022, 67 cidadãos brejenses orgulhosamente se autodeclararam indígenas. Esse dado reflete a resiliência e a rica existência do povo Anapuru Muypurá em nossa cidade. .

Fotos: @anapuru.muypura.

#PrefeituraDeBrejo #SecretariaDeCultura #PovosIndígenas #CulturaAncestral #BrejoUnido



Morre PM que denunciou ter sido vítima de homofobia e tortura dentro da corporação no interior Maranhão.

O PM lotado no 26º BPM, em Açailândia, havia denunciado que sofreu agressão e homofobia praticadas por outros militares da corporação. (Foto: arquivo pessoal) 

O soldado Carlos Bahia, de 31 anos, morreu no início da manhã desta quinta-feira (10) no hospital Carlos Macieira, em São Luís. Ele estava internado em um hospital de Açailândia desde a semana passada e havia sido transferido na madrugada dessa quarta-feira (9), de ambulância, para o Hospital Carlos Macieira, em São Luís, após aguardar cinco dias pelo transporte aéreo, mesmo com liberação de leito de UTI Ana capital. 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a causa da morte do PM ainda está sendo apurada pelo Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) do Instituto Médico Legal (IML). 

O PM lotado no 26º BPM, em Açailândia, havia denunciado que sofreu agressão e homofobia praticadas por outros militares da corporação. Além de registrar um boletim na Polícia Civil, fazer exame de corpo de delito e notificar o Ministério Público, ele também assinou no dia 27 de junho um termo denunciando o caso ao comando da Polícia Militar e chegou a pedir ajuda ao Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Açailândia. 

O caso passou a ser acompanhado por entidades que agora cobram punição ainda mais rigorosa dos responsáveis. Além da discriminação no quartel, os abusos também ocorreram na casa do militar, que foi agredido e teve a residência revistada com argumentos de que ele teria abandonado o posto de serviço para um encontro íntimo. 

Carta assinada pelo PM. (Foto: Reprodução / TV Mirante)

O coletivo LGBTQIA+ de Açailândia lamentou a morte do PM. Já a Secretaria de Estado da Saúde, disse que foi aberto um procedimento administrativo para investigar a denúncia e divulgou nota informando que a causa da morte está sendo apurada. Leia a nota na íntegra: 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o paciente Carlos Bahia Santos faleceu nesta quinta-feira (10). A causa da morte está sendo apurada pelo Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) do Instituto Médico Legal (IML). A SES lamenta o falecimento e se solidariza com familiares e amigos. 

Investigações 

Sobre as investigações, a Polícia Militar reitera que as investigações abertas com o procedimento administrativo seguem em andamento. Reforça, ainda, que não coaduna com qualquer prática de intolerância, visto que, a discriminação, seja racial, de gênero, religiosa ou por orientação sexual, não faz parte dos valores adotados pela corporação.

A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) também emitiu nota lamentando o falecimento de Carlos Bahia. Veja: 

A Polícia Militar do Maranhão através do 26° Batalhão de Polícia Miltar com imensa tristeza, manifesta pesar diante do falecimento Soldado Carlos Bahia Santos. 

A Corporação, enlutada, roga a Deus que, em sua misericórdia, conforte os corações da família e dos amigos neste momento de profunda e imensurável dor. 

Fonte: Imirante.com



 

Mulher é assassinada em restaurante após voltar ao Maranhão para o enterro da mãe em Santa Inês.

 

Uma mulher, identificada como Eliane Sousa da Silva, de 39 anos, foi assassinada a tiros, na noite da última segunda-feira (7), quando jantava em um restaurante no bairro da Palmeira, na cidade de Santa Inês. 

A vítima morava em Brasília e havia retornado ao Maranhão para o sepultamento da própria mãe, que ocorreu na tarde do domingo (6). 

Eliane foi executada por dois homens que chegaram ao local em uma motocicleta e efetuaram vários disparos. A irmã dela também foi ferida. Em seguida, os criminosos fugiram tomando rumo ignorado. 

Eliane Silva vinha recebendo ameaças de morte e, por esta razão, decidiu morar na capital federal. 

O corpo de Eliane foi transladado por um veículo de funerária para Brasília, onde será sepultada. Ela deixa dois filhos. 

O crime será investigado pela Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoas (SHPP). A polícia não tem pistas dos autores do crime, mas imagens de câmaras de residências da região poderão ajudar a identificá-los e prendê-los. 

Informações Blog do Gilberto Lima.