Morre PM que denunciou ter sido vítima de homofobia e tortura dentro da corporação no interior Maranhão.

O PM lotado no 26º BPM, em Açailândia, havia denunciado que sofreu agressão e homofobia praticadas por outros militares da corporação. (Foto: arquivo pessoal) 

O soldado Carlos Bahia, de 31 anos, morreu no início da manhã desta quinta-feira (10) no hospital Carlos Macieira, em São Luís. Ele estava internado em um hospital de Açailândia desde a semana passada e havia sido transferido na madrugada dessa quarta-feira (9), de ambulância, para o Hospital Carlos Macieira, em São Luís, após aguardar cinco dias pelo transporte aéreo, mesmo com liberação de leito de UTI Ana capital. 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a causa da morte do PM ainda está sendo apurada pelo Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) do Instituto Médico Legal (IML). 

O PM lotado no 26º BPM, em Açailândia, havia denunciado que sofreu agressão e homofobia praticadas por outros militares da corporação. Além de registrar um boletim na Polícia Civil, fazer exame de corpo de delito e notificar o Ministério Público, ele também assinou no dia 27 de junho um termo denunciando o caso ao comando da Polícia Militar e chegou a pedir ajuda ao Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Açailândia. 

O caso passou a ser acompanhado por entidades que agora cobram punição ainda mais rigorosa dos responsáveis. Além da discriminação no quartel, os abusos também ocorreram na casa do militar, que foi agredido e teve a residência revistada com argumentos de que ele teria abandonado o posto de serviço para um encontro íntimo. 

Carta assinada pelo PM. (Foto: Reprodução / TV Mirante)

O coletivo LGBTQIA+ de Açailândia lamentou a morte do PM. Já a Secretaria de Estado da Saúde, disse que foi aberto um procedimento administrativo para investigar a denúncia e divulgou nota informando que a causa da morte está sendo apurada. Leia a nota na íntegra: 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o paciente Carlos Bahia Santos faleceu nesta quinta-feira (10). A causa da morte está sendo apurada pelo Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) do Instituto Médico Legal (IML). A SES lamenta o falecimento e se solidariza com familiares e amigos. 

Investigações 

Sobre as investigações, a Polícia Militar reitera que as investigações abertas com o procedimento administrativo seguem em andamento. Reforça, ainda, que não coaduna com qualquer prática de intolerância, visto que, a discriminação, seja racial, de gênero, religiosa ou por orientação sexual, não faz parte dos valores adotados pela corporação.

A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) também emitiu nota lamentando o falecimento de Carlos Bahia. Veja: 

A Polícia Militar do Maranhão através do 26° Batalhão de Polícia Miltar com imensa tristeza, manifesta pesar diante do falecimento Soldado Carlos Bahia Santos. 

A Corporação, enlutada, roga a Deus que, em sua misericórdia, conforte os corações da família e dos amigos neste momento de profunda e imensurável dor. 

Fonte: Imirante.com



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perseguição! Após comerciante quebrar mureta que obstruía passagem de água, prefeito Arquimedes utiliza máquina do PAC para alagar estabelecimentos em Afonso Cunha

Coronel da Maldade! Maquiagem de praça nas margens do Riacho São Gonçalo deixa população desabrigada em Afonso Cunha

Desespero! Prefeito de Afonso Cunha manda capanga gravar áudio de injúria e difamação ao pré-candidato a prefeito Almedinha