segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dia do Trabalho: mensagem do Prefeito José Leane

Nesta terça-feira, dia 1º de maio de 2012, quero cumprimentar carinhosamente a cada um dos trabalhadores da nossa querida Afonso Cunha.
Transmito os mais sinceros cumprimentos a todos que fazem do trabalho, o ponto de partida para tudo de bom que a vida pode oferecer.
Que nesse Dia do Trabalhador possamos comemorar juntos nossas conquistas atuais e aquelas que ainda virão, fruto da incessante luta dos trabalhadores pelos seus plenos direitos.
De modo especial felicito os servidores da Prefeitura de Afonso Cunha  e os trabalhadores em geral, que sem medirem esforços, participam ativamente da construção do município que sonhamos para todos os Afonsocunhenses.
Que Deus proteja cada trabalhador, sua família e seus lares.
Sãos as sinceras homenagens do prefeito José Leane de Pinho Borges.

domingo, 29 de abril de 2012

Filho de assessor da Prefeitura de Timon é assassinado



Judivan Filho (Foto: facebook)
O Blog Ludwig Almeida acaba de receber uma informação dando conta de um assassinato ocorrido no Bairro Parque Piauí em Teresina onde o filho contabilista, Judivan Santos que é assessor da secretaria de Planejamento de Timon foi atingido por tiros durante a comemoração de seu aniversário. O jovem Judivan de Pinho Santos Filho foi morto na casa de um amigo quando comemorava a passagem de seu aniversário.

O acusado de cometer o crime teria entrado na residência onde acontecia a festa e disparando tiros em direção a Judivan Filho, o mesmo ainda foi levado ao Hospital de Urgência de Teresina – HUT, não resistiu e veio a falecer.

O jovem Judivan Filho é sobrinho do ex-secretário de Limpeza de Timon, João Borges,  do vereador Neto da Educação e primo do prefeito de Afonso Cunha José Leane.

sábado, 28 de abril de 2012

Maranhão e o estado brasileiro com menos internet em domicílios

Por: O imparcial

No mundo atual, ter um computador em casa é de suma importância para que as pessoas possam esta conectadas e bem informadas, ou até mesmo se comunicar através de e-mail e redes sociais. tendo em vista que o Brasil é composto de 26 estados e um Distrito Federal, a capital brasileira, muitas cidades ficam de fora da inclusão digital.

De acordo com o censo do IBGE 2010, o Maranhão ocupa a última posição no ranking de computadores ligados em domicílios. Os cinco primeiros são: Distrito Federal (55,06%), São Paulo (44,58%), Rio de Janeiro (40,28%), Santa Catarina (38,57%) e Paraná (35,46%). O Maranhão tem apenas 9,75%.

o estado, a capital do Maranhão, a cidade de São Luís lidera o raking de casas com internet. Atrás de São Luís estão: Imperatriz, Paço do Lumiar, Açailândia e São José de Ribamar.

O pior são os municípios sem internet, pois acreditem, no Maranhão tem várias cidades sem um computador conectado à internet, são elas: Cachoeira Grande, Feira Nova do Maranhão, Paulino Neves, santo Amaro do Maranhão, são Félix de Balsas e São Roberto.

Cerca de 90 municípios do Maranhão (41,5% do total) têm menos de 2% dos domicílios com computador ligado à internet, incluindo os seis onde não foi detectada a presença de computador integrada à web.

Prefeito de Bacabeira sofre acidente na BR-135


Foto: Arquivo Google

Por: Imirante.com
SÃO LUÍS – O prefeito do município de Bacabeira, José Venâncio Correa Filho, sofreu um acidente na BR-135 no trecho do povoado Periz de Cima na madrugada deste sábado (28).

José Venâncio foi trazido para São Luís e está internado em um hospital particular. O prefeito teve escoriações no corpo e um profundo corte na cabeça. Segundo os médicos, o quadro de saúde dele é considerado estável e sem risco de morte.

De acordo com testemunhas, o prefeito estava em uma caminhonete e capotou o veículo quando voltava para casa. Ele teria recebido uma ligação de que sua residência estaria sendo assaltada.

Assassinado policial que estava na investigação da morte de Décio Sá


Por: Luís Cardoso

Foi assassinado hoje pela madrugada um agente policial civil que estava participando da equipe que investiga  a morte do jornalista e blogueiro Décio Sá.
O policial de nome João de Jesus Lobato Santana vinha exercendo participação ativa nas investigações sobre o assassinato de Sá, executado no dia 23 deste em um bar na avenida Litorânea.

Lobato, assim que encerraram ontem as investigações, por volta das 22h, se desclocou até ao Kabão para tomar cerveja gelada. Distraido, o policial foi executado por uma pessoa que estava na garupa de uma moto.

O crime tem todas as características de que foi praticado por pistoleiros de alugel.
Policiais estão neste momento realizando uma pesada operação para prender um dos suspeitos que estaria no bairro Barreto. Aguarde em minutos mais detalhes.

Contagem Regressiva Para Escolha dos Candidatos Para as Eleições 2012


Como já explicamos aqui, para que uma pessoa seja candidato nas eleições municipais, estaduais ou federais é preciso ser escolhido em convenção partidária.

Ou seja, é preciso que os demais filiados ao seu partido político aceitem a candidatura e acreditem que o correligionário tem chances de ser eleito.

A decisão a respeito de quem serão os candidatos ocorre em uma reunião dos filiados ao partido, chamada de Convenção.

Estas convenções podem ser realizadas entre os dias 10 e 30 de junho do ano em que ocorrer a eleição e cada partido político determina a forma como elas acontecerão.

As decisões da convenção municipal ou estadual poderão ser anuladas pelo órgão de administração nacional do partido acaso sejam consideradas contrárias às diretrizes legitimamente estabelecidas pelo partido.

Estas anulações deverão ser comunicadas à Justiça Eleitoral no prazo de 30 dias após a data limite para o registro dos candidatos. Para as eleições 2012, portanto, o último dia para que isto ocorra é 04.08.2012.

Acaso estas decisões partidárias impliquem na escolha de novos candidatos, o novo pedido de registro deverá ser apresentado no prazo máximo de 10 dias após a deliberação.

Número de candidatos a Vereador, Deputado Estadual e Deputado Federal

Para as eleições proporcionais (Vereador, Deputado Estadual e Deputado Federal), sempre surgem dúvidas quanto ao número de candidatos que é possível registrar.

Sobre este assunto, a Resolução TSE nº 23.373 (que reproduz o texto da Lei das Eleições) diz que:

“Art. 3º É facultado aos partidos políticos, dentro da mesma circunscrição, celebrar coligações para eleição majoritária, proporcional, ou para ambas, podendo, neste último caso, formar-se mais de uma coligação para a eleição proporcional dentre os partidos que integram a coligação para o pleito majoritário (Lei nº 9.504/97, art. 6º, caput).

Art. 4º Na chapa da coligação para as eleições proporcionais, podem inscrever-se candidatos filiados a qualquer partido político dela integrante (Lei nº 9.504/97, art. 6º, § 3º, I).

Art. 20. Cada partido político poderá requerer o registro de candidatos para a Câmara Municipal até 150% (cento e cinquenta por cento) do número de lugares a preencher (Lei nº 9.504/97, art. 10, caput).

§ 1º No caso de coligação para as eleições proporcionais, independentemente do número de partidos políticos que a integrem, poderão ser registrados candidatos até o dobro do número de lugares a preencher (Lei nº 9.504/97, art. 10, § 1º).

§ 2º Do número de vagas requeridas, cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70%(setenta por cento) para candidaturas de cada sexo (Lei nº 9.504/97, art.10, § 3º).

§ 3º No cálculo do número de lugares previsto no caput, será sempre desprezada a fração, se inferior a meio, e igualada a um, se igual ou superior (Lei nº 9.504/97, art. 10, § 4º).

§ 4º Na reserva de vagas previstas no § 2º deste artigo, qualquer fração resultante será igualada a um no cálculo do percentual mínimo estabelecido para um dos sexos e desprezada no cálculo das vagas restantes para o outro sexo."

Vou traduzir tudo isso para um exemplo:

1 – Tendo o Município 19 cadeiras no Legislativo, o número de candidatos será o seguinte:

Chapa pura: 29 candidatos

Coligação: 38 candidatos

2 – Deverá ser reservado o número mínimo de:

9 vagas para cada sexo, em caso de chapa pura;

12 vagas para cada sexo, em caso de coligação.

Propaganda intrapartidária

A legislação eleitoral permite que os filiados realizem propaganda pessoal intrapartidária (apenas entre os filiados do partido político) nos 15 dias que antecederem a convenção, com o objetivo de ser escolhdio como candidato do partido a um determinado cargo. Para isso é autorizado utilizar os mais diversos meios, como panfletos, debates, apresentações. As únicas formas de propaganda proibidas nesta situação são aquelas realizadas através do rádio, televisão ou outdoor.

Candidatura garantida

Todos os detentores de mandato de mandato de Deputado Federal, Estadual ou Distrital, ou de Vereador, e aos que tenham exercido esses cargos em qualquer período da legislatura que estiver em curso, é assegurado o registro de candidatura para o mesmo cargo pelo partido a que estejam filiados, conforme disposição do artigo 8º, §2º, da Lei nº 9.504/97. Esta disposição, porém, está com sua eficácia suspensa em razão de decisão proferida pelo STF, nos autos da ADIn nº 2.530 - Este processo teve início em setembro de 2001 (há mais de 10 anos, portanto) e até o momento não foi julgado de forma definitiva. O relator do caso é o Ministro Celso de Mello, o qual já está com o processo em seu gabinete desde junho de 2010.




sexta-feira, 27 de abril de 2012

Caminhão que transportava passageiros capota na Ladeira na saída de Afonso Cunha


No início da tarde de hoje 27/04 um caminhão capotou na ladeira conhecida como (ladeira do Luís Resende), na estrada que liga a sede com o povoado Santa Rita.

Segundo informações de passageiros que seguiam no caminhão, é provável que o veículo tenha apresentado um problema mecânico e, que por isso, o motorista tenha perdido o controle do veículo.

Alguns passageiros tiveram ferimentos e escoriações pelo corpo mais não houve vítimas fatais, as mais graves foram transportadas para Chapadinha e as menos graves foram atendidas no Centro de Saúde de Afonso Cunha.


quinta-feira, 26 de abril de 2012

Câmara aprova Código Florestal e impõe derrota ao governo

O deputado Paulo Piau lê o texto do Código Florestal antes da votação desta quarta

Por Maria Carolina Marcello

A Câmara dos Deputados impôs mais uma derrota ao Planalto na votação do polêmico Código Florestal nesta quarta-feira, ao aprovar o relatório do deputado Paulo Piau (PMDB-MG), apoiado por ruralistas e que pode ser alvo de veto da presidente Dilma Rousseff.
O texto foi aprovado por 274 votos a favor e 184 contra, repetindo uma derrota já vista na primeira votação do projeto na Câmara, em maio do ano passado. Mais uma vez, a regularização das áreas de proteção já ocupadas foi o principal foco de atritos. O resultado da votação desta quarta atende demanda antiga do setor ruralista.
A vitória do texto de Piau só foi possível com a participação de parlamentares da base do governo Dilma Rousseff, uma vez que a oposição não teria número suficiente. O governo defendia a aprovação do texto do Senado sem alterações, o que não ocorreu.
Enquanto a bancada do PT votou quase inteira contra o relatório de Piau, da forma como queria o governo, apenas três peemedebistas seguiram a orientação governista. Mesmo sendo o principal aliado da base, o PMDB já havia declarado que apoiaria integralmente o voto do relator.
O líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (PT-SP), disse que a bancada agropecuária tinha muitos votos, mas reconheceu o revés imposto por aliados.
"Nós perdemos. O governo perdeu. Uma parte da bancada derrotou o governo num assunto bastante delicado", afirmou.
O Código Florestal passou pela Câmara dos Deputados, onde foi aprovado em maio do ano passado, impondo a primeira derrota do governo Dilma no Congresso. Deputados aliados aprovaram a emenda 164, de autoria do PMDB, que na prática liberava as ocupações já existentes em áreas de preservação e transferia aos Estados parte da responsabilidade de regulamentar a recuperação nessas propriedades.
Depois da derrota, o Planalto passou a participar ativamente das negociações sobre o código no Senado, costurando um texto de tênue
equilíbrio, na avaliação dos que integraram as conversas. Aprovado por senadores, o projeto foi novamente remetido à Câmara, que tinha o poder de aceitar ou rejeitar as mudanças.
POLÊMICA
O ponto que criou mais tensão no relatório de Piau diz respeito à definição das faixas de vegetação a serem reflorestadas ao longo de rios. Parlamentares ligados ao setor agropecuário argumentam que exigências muito rígidas em margens de cursos d'água podem inviabilizar a produção em propriedades, principalmente as pequenas.
Já os ambientalistas consideram que a flexibilização da ocupação nessas regiões premia aqueles que desmataram e prejudica quem obedeceu às leis ambientais.
O parecer de Piau, de início, não estabelecia faixas para a recuperação ao longo de cursos d'água. Mas por determinação do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), com base no regimento interno da Casa, se viu obrigado a retomar parágrafo que prevê que em rios com até 10 metros de largura, deve ser recomposta a vegetação numa faixa de 15 metros em suas margens. O parecer deixa indefinido, no entanto, o exigido para rios de outras larguras.
Na opinião Piau e do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Moreira Mendes (PSD-RO), a definição das faixas ficará sob responsabilidade dos Executivos federal e estaduais, o que na prática, retoma a emenda 164.
"Fica uma indefinição, por enquanto. O PRA que vai definir", disse Mendes, referindo-se ao Programa de Regularização Ambiental, que será preparado pela União e pelos Estados e pode definir as faixas.
Já o líder do PV e presidente da Frente Parlamentar Ambientalista, Sarney Filho (MA), interpreta que a ausência de faixas provoca uma situação de "insegurança jurídica".
"Isso (a indefinição) é uma prova concreta da loucura que está sendo a aprovação do relatório do Piau", disse Sarney.
A versão do texto apresentada nesta quarta por Piau também inclui um dispositivo que autoriza a Câmara de Comércio Exterior (Camex) a adotar medidas de restrição a importações de produtos agropecuários e florestais de países que não tenham regras de proteção do meio ambiente "compatíveis" com a legislação brasileira.
POSSIBILIDADE DE VETO
O texto aprovado nesta quarta-feira vai à sanção presidencial. Dilma chegou a anunciar, após a primeira votação na Câmara dos Deputados no ano passado, que vetaria os pontos que considerasse prejudiciais. E desde a semana passada, quando o parecer de Piau foi divulgado o recado foi claro: o governo não apoiaria por sugerir "anistia a desmatadores".
Para Sarney Filho, não resta outra alternativa à presidente, senão vetar o projeto por inteiro. Ele considera o texto um "retrocesso".
"A presidente Dilma tem que assumir sua responsabilidade e vetar esse absurdo, esse monstrengo", afirmou.
O líder petista na Câmara admite que o veto seja um caminho, mas não descarta outros instrumentos para tentar corrigir o texto como uma medida provisória ou até mesmo um projeto de lei.



terça-feira, 24 de abril de 2012

Blog de jornalista morto no Maranhão será peça de inquérito


Brasília - A polícia do Maranhão vai usar as informações publicadas no Blog do Décio para investigar a morte do jornalista Décio Sá, na noite de ontem (23), em um restaurante de São Luís. De acordo com informações do governo do estado, o crime tem características de execução e o blog, que contém reportagens investigativas, é considerado pela polícia uma pista importante no inquérito.

O jornalista Décio Sá foi assassinado em um restaurante da Avenida Litorânea, na capital maranhense. O crime ocorreu por volta das 23h30. 

Além do blog, Décio Sá era repórter da editoria de política de O Estado do Maranhão, pertencente à família do presidente do Senado, José Sarney.

Agora, pela manhã, a delegada-geral da Polícia Civil maranhense, Maria Cristina Resende Menezes, está reunida com os delegados que vão investigar o caso e com o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, para tratar do assunto. 

O objetivo da reunião é acertar os detalhes de uma força-tarefa, envolvendo todas as instâncias de investigação do estado, para apurar o crime.

De acordo testemunhos dados à polícia, o jornalista estava no bar quando dois homens chegaram em uma moto e dispararam seis tiros contra ele. Décio morreu no local.

O blog mantido por Décio está no ar desde 2006 e é um dos mais acessados do estado. As publicações ganharam destaque por veicular reportagens de jornalismo investigativo, entre elas denúncias contra políticos e grupos de pistoleiros que agem na região. 

Em seu perfil no Twitter, Décio contava com quase 2 mil seguidores e sua morte rapidamente repercutiu em toda a rede.

Edição: Talita Cavalcante//Matéria alterada às 10h42 para esclarecer informação.

FONTE:  http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-04-24/blog-de-jornalista-morto-no-maranhao-sera-peca-de-inquerito
 

domingo, 22 de abril de 2012

OBRIGATORIEDADE DO CARTÃO DO SUS PARA ATENDIMENTO MÉDICO

Desde Janeiro deste ano está sendo obrigatória a apresentação do Cartão Nacional de Saúde (CARTÃO DO SUS) para os atendimentos na Rede Pública de Saúde.

Preocupado com o grande número de pessoas que não possuem o Cartão do SUS, o Ministério da Saúde irá gratificar os municípios que atingirem o mínimo de 50% de população até o dia 27/04/2012.

Procuramos o Secretário de Saúde de Afonso Cunha José de Pinho Santos Filho (foto), para saber se este serviço está disponibilizado para a população e se está funcionando, leia o teor da conversa:

Blog: O Ministério da Saúde está exigindo que o usuário tenha o Cartão do SUS! Afonso Cunha está preparado para atender esta demanda?

Secretário de Saúde: Este é um serviço que está implantado e disponibilizado na estrutura da Secretaria Municipal de  Saúde de Afonso Cunha sem qualquer tipo de burocracia.

Blog: Demora muito tempo para tirar e receber o Cartão do SUS?

Secretário de Saúde: Não existe qualquer tipo de burocracia para este serviço. O usuário comparece na sede da Secretaria e em questão de minutos realiza o seu cadastro e recebe o se Cartão.

Blog: Em Afonso Cunha existem muitos usuários sem o Cartão do SUS?

Secretário de Saúde: Temos uma população de 5.905 pessoas das quais 4.464 pessoas já possuem o seu Cartão do SUS, significando 76% de nossa população. Caso seja concretizada a questão da gratificação oferecida pelo Ministério da Saúde, nós já estamos aptos a recebê-la. Quero salientar que este percentual é fruto de um trabalho realizado em cada micro área do nosso município por meio dos nossos Agentes de Saúde que fazem a busca e a conscientização da obrigatoriedade do uso do Cartão do SUS.

Blog: O serviço está disponibilizado apenas para os moradores de Afonso Cunha?

Secretário de Saúde: Conforme estabelece a Lei do SUS o usuário tem direito a atendimento no local mais próximo de sua casa, então nós cumprimos a Lei e disponibilizamos o serviço para quem nos procura. Temos cadastrados, de acordo com o DATASUS, um total de 7.858 pessoas que já fizeram uso do nosso serviço.

Blog: Secretário estes números são reais?

Secretário de Saúde: É lógico que sim e podem ser verificados no endereço WWW.datasus.gov.br. Quero aqui aproveitar o espaço do seu Blog para convocar a todos os nossos moradores que ainda não possuem o seu Cartão do SUS para comparecerem na sede da Secretaria Municipal de Saúde e fazerem seu cadastro.

PREFEITURA MUNICIPAL DE AFONSO CUNHA REALIZOU MAIS UMA AÇÃO NO POVOADO OLHO D´AGUA


CARAVANA DA CIDADANIA

Toda a estrutura da Prefeitura Municipal de Afonso Cunha, esteve concentrada no Povoado Olho D`agua, ontem 21 de abril de 2012 no horário de 08:00 as 17:00 horas, no que se pode, realmente, chamar de uma ação inovadora do Prefeito José Leane, que além de estar praticando o Governo Itinerante, leva para os povoados mais distantes as suas ações de governo.

As ações realizadas foram as:

A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ofereceu os serviços de Psicóloga, Assistente Social, Cabeleireiro, Manicure, Expedição de Carteira de Identidade, Registro de Nascimento, Atualização de dados da Bolsa Família e atendimentos técnicos;

SECRETÁRIO DE SAUDE JOSÉ DE PINHO
A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO apresentou Biblioteca Itinerante, Brincadeiras supervisionadas, Grupo de Capoeiras e atendimentos técnicos;

A SECRETARIA DE SAÚDE disponibilizou profissionais de saúde para atendimentos e palestras, com Enfermeiros e Técnicos, além de equipe para atualização de vacinas e distribuição de preservativos;
A SECRETARIA DE ESPORTES realizou Torneio de Futebol Infantil e jogos lúdicos (corrida no saco, corrida com o ovo na colher, etc.)

A SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO apresentou Grupo de Teatro e exibiu filmes.
Prefeitura Municipal de Afonso Cunha
GOVERNO DEMOCRÁTICO E POPULAR.
 

Prefeito José Leane visita construção de unidade escolar no povoado Olho D`agua


Objetivo foi verificar os trabalhos para que a unidade seja inaugurada ainda no primeiro semestre de 2012.
Acompanhar o andamento das obras  para agilizar a entrega.  foi o objetivo da vistoria feita na manhã deste sábado 21/04, pelo prefeito José Leane de Pinho Borges. A Escola Municipal Mariza Duarte que está sendo construída no povoado Olho d`água cerca de 10 km da sede. 
A comitiva contou também com a presença dos vereadores Manoel Gomes, Raimundo Grosso, dos Secretários: Educação Zizete Figueredo, Obras Walmir Costa, Agricultura Eno Crispim, entre outras autoridades.
O prefeito José Leane ressaltou a importância da fiscalização para garantir a finalização das obras. “Temos prazos para cumprir e queremos proporcionar às famílias das regiões contempladas com esses benefícios. Além do mais, sempre acompanhando as reformas e ampliações realizadas nas escolas municipais para melhorar nossos serviços”, disse. 
A Secretária de Educação (foto), falou com a nossa equipe da importância da construção da escola, “a Prefeitura do Município de Afonso Cunha está construindo uma escola em para a comunidade, a referida escola terá 06 (seis) salas de aula, laboratório de Informática banheiros masculino e feminino, contendo além de dependências administrativas como diretoria, secretaria, supervisão e cozinha. A unidade de ensino deverá atender à comunidade estudantil a partir de julho 2012, do 1º ao 9º ano e Ensino Infantil. Para os pais, essa escola representa uma conquista extremamente importante”.
A Secretária estacou ainda que “Além de ser mais uma escola construída com recursos próprios, haverá ainda  aquisição de  ônibus escolares para garantir o transporte escolar de qualidade na comunidade”. Essa parceria com a comunidade  tem sido a marca do Governo José Leane, destacou ainda a secretária.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE AFONSO CUNHA REALIZARÁ MAIS UMA AÇÃO NO POVOADO OLHO D´AGUA

CARAVANA DA CIDADANIA

Toda a estrutura da Prefeitura Municipal de Afonso Cunha, estará concentrada no Povoado Olho D`agua, no dia 21 de abril de 2012 no horário de 08:00 as 17:00 horas, no que se pode, realmente, chamar de uma ação inovadora do Prefeito José Leane, que além de estar praticando o Governo Itinerante, leva para os povoados mais distantes as suas ações de governo.

As ações previstas para o dia 21 de abril são as seguintes:

A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL oferecerá os serviços de Psicóloga, Assistente Social, Cabeleireiro, Manicure, Expedição de Carteira de Identidade, Registro de Nascimento, Atualização de dados do Bolsa Família e atendimentos técnicos;

A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO apresentará Biblioteca Itinerante, Brincadeiras supervisionadas, Grupo de Capoeiras e atendimentos técnicos;

A SECRETARIA DE SAÚDE estará com profissionais de saúde disponíveis para atendimentos e palestras (Médico, Dentista, Nutricionista, Enfermeiros e Técnicos), além de equipe para atualização de vacinas e distribuição de preservativos;

A SECRETARIA DE ESPORTES realizará Torneio de Futebol Infantil e jogos lúdicos (corrida no saco, corrida com o ovo na colher, etc.); e

A SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO apresentará Grupo de Teatro e exibirá filmes.

Prefeitura Municipal de Afonso Cunha
GOVERNO DEMOCRÁTICO E POPULAR.
 

terça-feira, 17 de abril de 2012

Seminário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.

Afonso Cunha - O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (COMSEA) juntamente com a Prefeitura municipal de Afonso Cunha, realizou ontem (16/04) o 1º Seminário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.

“Esse seminário tem o intuito de tornar público os Serviços oferecidos dentro da Segurança Alimentar no município, visando sempre à defesa, a promoção e o direito humano a alimentação adequada para todos os habitantes da nossa cidade.

Obijetivo: Implantar o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, Eleger a nova composição do COMSEA municipal e discutir a implantação do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA.

Estiveram presentes no seminário o Vice-Prefeito Antonio Maria, o vereador Manoel Gomes, a Secretária de Assistência Social Iolandra Pereira, o Secretário de Agricultura Eno Crispim, a Secretária de Educação Zizete Figueredo e o consultor/palestrante Miercio Roberth.

A importância deste Conselho em nosso município!

Trabalho a ser definido por cada Entidade abordando o TEMA “Alimentação”.

O COMSEA é um instrumento legal de articulação entre governo e sociedade civil na proposição de diretrizes para as ações na área da alimentação e nutrição.

Define segurança alimentar e nutricional como “a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis”.