terça-feira, 25 de julho de 2023

JACYARA VASCONCELOS REBATE FALA DE ARQUIMEDES E APONTA OUTROS DESCASOS DA GESTÃO MUNICIPAL DE AFONSO CUNHA.

Jacyara Vasconcelos, por meio de um vídeo que circula nas redes sociais, rebateu a fala do prefeito Arquimedes Bacelar em relação à denuncia de abandono da escola do Povoado Boa Vista - que havia feito há algumas semanas atrás.

"Há alguns dias, eu denunciei a situação precária da escola do Povoado Boa Vista, a qual os alunos estão sendo submetidos. O prefeito reconheceu essa situação precária mas, me mediu pela sua própria régua me chamando de irresponsavel porque não mostrei uma reforma que se arrasta há quase um ano. Eu espero que nesse proximo semestre, a escola funcione devidamente com todas as condições que os alunos e professores merecem. E nós não vamos parar por aqui. Aonde tiver irregularidades na gestão municipal, nós iremos denunciar ". Disse Jacyara.

Confira  vídeo de Jacyara

Em outro vídeo, o prefeito crítica Jacyara chamando-a de irresponsavel por não mostrar a reforma de um prédio que esta sendo feita pela prefeitura onde funcionará a escola.

Confira o vídeo de Arquimedes

De acordo com as declarações de Jacyara, as denuncias não param por aqui. Na sequência, ela mostra a entrada da cidade sem nenhuma infraestrutura, com uma ponte de madeira e sem asfalto. Mostra ainda, a ponte da Rua Zilmar Bacelar, que está interditada há mais de ano, impedindo as passagem de veiculos e pessoas, sem que o prefeito tome providências para solucionar os problemas.

Segundo Jacyara, nos últimos meses, o prefeito Arquimedes Bacelar recebeu mais de sete milhões só de emendas parlamentares - recursos suficientes para resolver os problemas imediatos da população de Afonso Cunha.

 

terça-feira, 4 de julho de 2023

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS É INVADIDO EM AFONSO CUNHA/MA.

 

Boletim de ocorrência

Na manhã da última segunda-feira (03/07), a sede do STTR, foi invadido pela suposta pré-candidata, a senhora Maria de Jesus Lima Filha (Lidiane), acompanhada de um dos diretores senhor Lindomar Gonçalves de Oliveira, e do senhor Antônio Medeiros de Melo Neto (Dandô). Os mesmos causaram terror naquela instituição com agressões verbais aos diretores presentes, alguns sócios e outras testemunhas. Ocasião que tomaram com uso da força 17 blocos de pagamentos dos associados, que estavam guardados no armário da instituição sobre a responsabilidade da  presidente Maria do Amparo Lima (Mocinha), e levados pela então pré-candidata Lidiane Lima, e seus companheiros, Lindomar e Dandô Medeiros.

“A então pré-candidata Lidiane Lima, mais uma vez mostrou seu lado agressor e uma postura inadequada e antiética. Em outro episódio em uma assembléia realizada em 10 de junho deste ano, ocasião que seria feita a discussão e aprovação de uma comissão para acompanhar o processo eleitoral deste ano. A mesma juntamente com o senhor Lindomar e Dandô Medeiros, fizeram o maior escândalo naquela assembléia agredindo também verbalmente a diretora Irene e a própria presidente a senhora Maria do Amparo Lima. Onde inclusive tem vídeo gravado comprovando parte do episódio. A todos os sócios e a própria população. Chamamos a atenção de todos para analisar com muita cautela o comportamento dos envolvidos nesses escândalos a qual repudiamos veemente” Disse a presidente do STTR Mocinha.

“Uma vez que os mesmos pretendem concorrer à eleição para a entidade deste ano. Se antes de ocupar o cargo de presidente e diretores já estão causando esse tumulto todo, imagina-se chegando a ficar à frente dessa entidade que representa tão bem até o momento os trabalhadores rurais de nosso município. Fica aqui o nosso alerta e pedimos que as medidas judiciais cabíveis sejam tomadas e responsabilize dentro da Lei todos os envolvidos. Pois não podemos admitir e aceitar comportamento como esses que atenta e fere os preceitos legais e estatutários do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Afonso Cunha e que a JUSTIÇA SEJA FEITA", continuou a presidente do STTR. 

O blog deixa o espaço aberto para a versão da pré-candidata Lidiane.



domingo, 2 de julho de 2023

População de Afonso Cunha (MA) é de 6.144 pessoas, aponta o Censo do IBGE.

 

A população da cidade de Afonso Cunha (MA) chegou a 6.144 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 4,05% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010.

No estado do Maranhão, a população é de 6.775.152, o que representa um aumento de 3,05% quando comparado ao Censo anterior.

No ranking de população dos municípios, Afonso Cunha está:

·         na 201ª colocação no estado;

·         na 1.432ª colocação na região Nordeste;

·         e na 3.898ª colocação no Brasil.

 

A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade em Afonso Cunha tem uma densidade demográfica de 16,55 habitantes por km² e uma média de 3,61 moradores por residência.

O Censo

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE; a anterior foi feita em 2010.

O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.

A atual edição do Censo deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, houve um novo adiamento em razão da falta de recursos do governo.

Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores —idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.