domingo, 19 de setembro de 2021

Bombeiros emitem comunicado sobre risco de tsunami no MA: "Não há qualquer elemento que justifique preocupação".

 
Avenida Litorânea em São Luís — Foto: A.Baeta

Instituição aponta as análises de especialistas para mostrar que não é o momento para pânico e que existe o monitoramento da situação nas Ilhas Canárias.

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, por meio da Defesa Civil Estadual, divulgou uma nota em que comunica a possibilidade baixa de ocorrer um tsunami no litoral maranhense e que tem monitorado a situação nas Ilhas Canárias.

"Especialistas da rede Sismográfica Brasileira (RSBR) apontam que as chances disso [tsunami] acontecer são muito baixas. De acordo com o órgão, somente uma atividade vulcânica excepcional poderia provocar um tsunami com a capacidade de atingir o Brasil", diz a nota.

Lava e fumaça são vistas após a erupção de vulcão no parque nacional Cumbre Vieja em El Paso, nas ilhas Canárias de La Palma — Foto: Borja Suarez/Reuters

Neste domingo (19), um vulcão entrou em erupção e já acende o alerta em moradores da vila de El Paso. Porém, os riscos de um tsunami na costa brasileira, inclusive a maranhense, é remota, segundo os especialistas.

 

"O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) também se manifestou sobre o assunto informando que a atividade vulcânica na região das Canárias é comum e monitorada, sendo pequena a possibilidade de uma eventual erupção do vulcão La Cumbre provocar um tsunami que afete o litoral brasileiro", aponta o comunicado dos bombeiros.

 

A Defesa Civil tenta acalmar a população e apontar as evidências e opiniões dos especialistas não apontam para um risco de catástrofe, porém, ainda neste caso, as equipes estão preparadas.

 

"Esclarecemos à população maranhense que, no momento, não há qualquer elemento que justifique maior preocupação acerca do assunto. A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão têm tomado todas as providências de monitoramento quanto ao possível evento, em conformidade com seus planejamentos estratégicos de prevenção e preparação a desastres naturais no Estado do Maranhão", afirma o Corpo de Bombeiros.

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Urgente! Homem que tentou suicídio em Afonso Cunha veio a óbito em um hospital de Caxias.

 

Segundo informações que circulam em aplicativos de mensagem, o pedreiro conhecido na cidade por Francisco Viana “Chico Bode” que teria ingerido soda cáustica por volta do meio, no dia 30 de agosto faleceu hoje, 08, por volta de meio dia e meia em um hospital de Caxias.

O blog se solidariza com os familiares neste momento de dor e aflição.