O ex-prefeito de Afonso Cunha, Antonio Américo Machado Bacellar, 93 anos, faleceu por volta das 9h30min desta terça-feira em um hospital de Caxias-MA.

Antonio Bacellar, coelho-netense. Nasceu em 12 de outubro, de 1928. Essa data foi especial para o currículo de sua história, e segundo ele, lhe fez resistente - 12 de outubro é dia do descobrimento das Américas, nascimento de Napoleão Bonaparte, dia da padroeira do Brasil, dia da criança, e outras datas importantes. 

Filho do maior líder político durante muitos anos em Coelho Neto, de nome Raimundo de Melo Duque Bacellar, conhecido por Duque Bacellar, pai dos Bacellar, que construíram Coelho Neto.

Com a morte de seu pai em 1954, Antonio Bacellar passou a ser o herdeiro político da Família Bacellar, no âmbito municipal, chegando a ser três vezes prefeito em Coelho Neto, e elegendo três vezes José Vieira do Nascimento, José Lindoso, e Estevam de Morais. 

Antonio Bacellar com pensamentos desenvolvimentistas e democrático, conseguiu a emancipação do Povoado Regalo, hoje, Afonso Cunha, pra onde Antonio Bacellar mudou o seu domicilio eleitoral, e todas as suas atividades. 

Antonio Américo Machado Bacellar foi três vezes prefeito de Afonso Cunha, e elegeu 07 mandatários nesta municipalidade. 

Entres os prefeitos eleito sobre a proteção de Antonio Bacellar, estão; Carlos Araújo, Zilmar Bacelar, (esposa de Antonio Bacelar) Francisco Santos, Francisco Machado, Valmir Costa, e Zé de Moura por duas vezes. 

Depois de muitos anos, Antonio Bacellar perdeu o comando do município de Afonso Cunha, nas eleições de 1996, mas continuou com certa densidade eleitoral e prestigio em âmbito municipal e estadual. Muitas pessoas ainda iam ao encontro de seu Antonio, para saber em quem votar. 

Carismático, atencioso e receptivo, Antonio Bacellar viveu no município de Afonso Cunha até dias de hoje, longe do anonimato.

Toda nossa solidariedade aos familiares, amigos e companheiros ao longo de sua jornada.