quarta-feira, 28 de julho de 2021

Afonso Cunha sofre com falta d’água e população fica mais vulnerável ao coronavírus.

 

Em tempos de pandemia, mais importante que higienizar as mãos com álcool em gel é lavá-las com água e sabão diversas vezes ao dia. Esta é uma das mais principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde para que a população consiga combater o vírus em todo o mundo. Mas a realidade em Afonso Cunha está muito distante do ideal para evitar a covid-19.


Nos mandatos do prefeito Arquimedes Bacelar (PDT), a população chamou a atenção para a falta d’água em todos os bairros da cidade e na zona rural. “Estou indignada com a falta de água aqui no bairro trizidela, entra prefeito, sai prefeito, e nada, a gente fica dependendo de um carro pipa que a gente falta se acabar de ir atrás, e nada, tem a frescura de uma rota, ñ sei q rota é essa q estamos com 3 semanas sem esse carro pipa vim botar água aqui, hoje ele veio, mais o motorista bota água pra uns sim e outros não, e ainda se zanga quando a gente pede ele pra colocar água, isso é uma pouca vergonha gente dentro da cidade, q isso, ñ é possível que não vai entrar um gestor que não vai dá um jeito nisso, já estamos cansados disso, isso é uma humilhação, estou aqui com uma pessoa doente acamada e toda hora suja roupa, toda santo dia tem que lavar roupa, e sem água não tem como”, escreveu no facebook, uma moradora do bairro Trizidela. 

Outras comunidades vivem o mesmo problema, mas ele não é novo para nenhuma delas. Uma moradora do bairro de Fátima escreveu na sua página do facebook a cobrança de água no bairro de Fátima. Falta de vergonha , ao gestores público de Afonso Cunha. Bairro de Fátima a um mês sem água .Gente vamos fazer alguma pela população. não estamos pedindo é um direito nosso .QUEREMOS ÁGUAEscreveu.

 

 

O volume de queixas nos últimos dias e a preocupação com a proliferação do vírus não traz preocupação para o prefeito, que usa o único caminhão pipa para abastecer apenas seus aliados da panelinha.






terça-feira, 20 de julho de 2021

Flávio Dino flexibiliza regras e autoriza volta às aulas na rede estadual de ensino.

 

Em entrevista coletiva nesta terça-feira (20), Flávio Dino flexibilizou praticamente todas as restrições impostas pelo decreto vigente no estado para combater a pandemia da Covid-19 até o dia 30 de julho. 

O uso de máscara ainda é obrigatório e o distanciamento social ainda é recomendado pelo governador. Veja o que muda a partir desta terça-feira:

·         Cinema e teatro: liberados

·         Evento com até 200 pessoas em ambientes fechados

·         Evento com até 400 pessoas em ambientes abertos e ventilados

·         Administração pública estadual: 100% da capacidade

·         Igrejas: liberados

·         Grupo de risco vacinado pode retornar ao trabalho após 30 dias

·         Comércio, indústria, bares, restaurantes, shoppings, academias e supermercados: sem restrição de horários, com regras sanitárias.         

“O protocolo universal é o uso de máscaras e distanciamento. Isso não significa dizer que a pandemia acabou, pelo contrário, a pandemia ainda está entre nós, no mundo. Nós temos o momento que podemos sonhar com o extermínio do coronavírus, mas não devemos descuidarmos, se descuidarmos, o coronavírus vai voltar em suas múltiplas variantes”, disse o governador.

 

Retorno às aulas

 

Ainda segundo com o governador, o retorno às aulas da rede estadual em sistema híbrido está prevista para o dia 2 de agosto, com um processo progressivo, de acordo com cada escola. “Nós vamos acompanhando e frisando que é imprescindível o cumprimento de protocolos sanitários”, disse. 

Em relação as redes municipais, essa deliberação compete a cada gestor municipal.

“Nós temos o uso obrigatório de máscara e distanciamento social. Nós não podemos esquecer isto. Isso é decisivo, tanto quanto a vacina. A partir dessa premissa, de protocolos sanitários setoriais, nós estamos avançando na flexibilização das atividades econômicas”, disse o governador.

 


sexta-feira, 16 de julho de 2021

BREJO: PREFEITURA FLEXIBILIZA MEDIDAS EM NOVO DECRETO.

A prefeitura municipal de Brejo anunciou hoje (16) uma nova flexibilização das medidas de combate a covid-19. O novo decreto, N° 17/2021, publicado nesta manhã de sexta-feira autoriza a abertura de bares, clubes de lazer e balneários com até 30% da sua capacidade, desde que respeitados os protocolos de segurança.

A realização de eventos como festas em clubes, casa de shows, campeonatos e torneios continuam proibidos no território municipal, assim como também a permanência de vendedores do tipo camelôs e aglomerações em geral.

O funcionamento presencial em lanchonetes e restaurantes permanece liberado com até 30% da sua capacidade e a realização de cultos religiosos até 50%, desde que estejam obedecendo e cumprindo as medidas de prevenção. Comércios, feiras, farmácias, academias, lojas e padarias podem funcionar normalmente, desde que atendam os protocolos sanitários.

As quadras de esportes, municipais e privados, permanecem liberadas com 20% da sua capacidade. A entrada de comerciantes autônomos somente para a realização do abastecimento, sendo proibida a montagem de barracas e continua liberado o funcionamento da feira secundária aos sábados no bairro Zé Gomes.

As instituições de ensino, públicas ou privadas, poderão retornar as suas atividades presenciais de forma híbrida, nas modalidades ensino fundamental, educação superior, ensino técnico e profissionalizante, desde que respeitados as regras de distanciamento e protocolos sanitários e mediante solicitação ao órgão da vigilância sanitária, que se manifestará no prazo de 10 dias. Segue suspensa a realização de atividades presenciais, nas instituições publicas ou privadas para alunos da modalidade ensino infantil.

O descumprimento das novas medidas anunciadas no decreto sujeitarão aos infratores as sanções administrativas, sem prejuízo de responsabilidades na esfera civil, penal e demais previstas no novo decreto. Funcionários públicos com condutas irregulares que atentem contra a saúde pública, estão sujeitos a procedimentos administrativos, civis e criminais.

ASCOM – Prefeitura de Brejo-MA.


 

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Show pirotécnico emociona população de Brejo nos seus 151 anos de emancipação.

 

Cumprindo todos os protocolos para evitar a propagação da Covid-19, a Prefeitura Municipal de Brejo-MA assinalou os 151 de emancipação da cidade neste final de semana, culminando com um emocionante show pirotécnico, depois da missa na matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Nos dias 9, 10 e 11 houve a realização de lives, um ato cívico ao amanhecer do dia 11 com hasteamento das bandeiras do Brasil, do Maranhão e de Brejo pelo prefeito José Farias de Castro, pelo deputado Marcos Caldas, e pelo presidente da Câmara, Júnior Moraes.

O primeiro a falar foi Júnior Moraes, que se declarou aliado incondicional do prefeito José Farias mas acima de tudo defensor de um legislativo independente, como determina a Constituição Federal.

O vice-prefeito José Renato Pessoa, o Gó, parabenizou os brejenses.

Marcos Caldas afirmou que ama Brejo, sua terra Natal e disse ter certeza que nas comemorações de 200 anos de Brejo estará presente. O deputado também destacou o trabalho de Farias.

Em seu pronunciamento, o prefeito José Farias anunciou para os próximos meses inaugurações da maior importância de obras que estão sendo concluídas no município. Uma das primeiras obras a serem entregues será o posto do Detran, colocando Brejo em condições de oferecer vários serviços, como habilitação, emplacamento de veículos e outros.








quarta-feira, 7 de julho de 2021

Felipe Camarão recebe Título de Cidadão Timonense.

 

Na manhã desta quarta-feira (7), o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, foi condecorado pela Câmara Municipal de Timon com o Título de Cidadão Timonense. A proposição da concessão do título ao secretário foi unânime entre os parlamentares da Casa.

O presidente da Casa, vereador Uilma Resende, destaca que o título é uma forma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo secretário à educação de Timon.

“Hoje todos os vereadores, independente de bandeira partidária, concedem esse título de cidadão timonense ao Felipe Camarão. Gostaria de parabenizar o governador Flávio Dino por sua decisão [...], escolhendo um grande secretário, não só pela sua atuação como professor, mas pela sua inteligência e, acima de tudo, pela sua força de vontade de solucionar problemas do passado e ter uma visão para o futuro. Isso aqui que estamos fazendo é reconhecimento pelo seu esforço e pela força tarefa que a Secretaria de Educação, junto com o governador faz. Não adiantava pagar o melhor salário do país se não desse uma estrutura melhor para as escolas. Assim como não adiantava só construir se não estivesse motivando os professores a trabalhar. E essa junção de esforços é que tem gerado esses resultados”, declarou Uilma Resende.

Felipe Camarão agradeceu e afirmou receber o título com muita responsabilidade para continuar seu trabalho. “Quando assumi a Seduc, a maioria dos alunos não faziam o Ensino Médio em Timon, quem podia estudava em Teresina. Nesses 5 anos e 3 meses de gestão, já reformamos e reconstruímos praticamente todas as escolas da rede estadual daqui. E eu não poderia deixar, de maneira alguma, de fazer um reconhecimento ao governador Flávio Dino, pois foi quem me deu a oportunidade de exercer esse cargo. Recebo com muita gratidão e muita responsabilidade de continuar meu trabalho pela cidade de Timon, para que os filhos daqui tenham cada vez mais orgulho de nascer, crescer e se desenvolver nesta cidade”, expressou Felipe Camarão.

“Secretário Felipe, Timon o receberá de braços abertos, todas as vezes que vier aqui, pois sempre temos certeza que virão novidades para as escolas e alunos de nosso município. Meu agradecimento ao nosso governador Flávio Dino que vem transformando a vida dos maranhenses e tornando o Maranhão cada vez melhor”, disse o vice-prefeito João Rodolfo, que acompanhou toda a solenidade e agenda do secretário no município.


terça-feira, 6 de julho de 2021

Feliz Aniversário! Câmara Municipal de Brejo/MA parabeniza o vereador e presidente da casa, Junior Moraes.

 

A Câmara Municipal de Brejo/MA  parabeniza o vereador e presidente da casa, Sr. Junior Moraes, pela passagem do seu aniversário nesta data de 06 de Julho. Os votos de toda a Casa Legislativa são de prosperidade, saúde e paz.

Que não só na data de hoje mais todos os dias de sua vida DEUS possa estar iluminando seus passos e sua luta nesta caminhada como parlamentar.

Câmara Municipal de Brejo-MA.


sábado, 3 de julho de 2021

Secretaria de Saúde de Brejo emite nota de esclarecimento sobre supostas vacinas vencidas.

 

A Secretaria de Saúde de Brejo emitiu uma nota de esclarecimento, no início da tarde deste sábado (03), depois de divulgada a informação de que o município estaria na lista daqueles onde foram aplicadas vacinas vencidas, da marca AstraZeneca.

Confira a nota de esclarecimento:

 

A Secretaria de Saúde do município de Brejo esclarece que não houve aplicação de vacinas fora do prazo de validade no município, o que ocorreu foi um erro no sistema de informação do PNI do Ministério da Saúde.

 

Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde de Brejo ressalta que possui o controle de todos os prazos das vacinas armazenadas e distribuídas aos munícipes e que jamais distribuiria vacinas que não estivessem em conformidade com todas as normas de segurança para os usuários do Sistema Único de Saúde.

 

Em caso de dúvidas a Secretaria de Saúde está à disposição para esclarecimentos.

 




sexta-feira, 2 de julho de 2021

Vacinas AstraZeneca vencidas foram aplicadas no Brasil; diversos municípios maranhenses aparecem na lista.

 


Pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde e foram divulgados pelo jornal Folha de São Paulo.

 

Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros.

A campeã no uso de vacinas vencidas é Maringá, reduto eleitoral de Ricardo Barros (PP), líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados. A cidade paranaense vacinou 3.536 pessoas com o produto da AstraZeneca fora da validade (primeira dose em todos os casos).

Depois aparecem Belém (PA), com 2.673, São Paulo (SP), com 996, Nilópolis (RJ), com 852, e Salvador (BA), com 824. As demais cidades aplicaram menos de 700 vacinas vencidas, sendo que a maioria não passou de dez doses. No Maranhão, também foram identificados municípios maranhenses que receberam doses aplicadas depois do vencimento. VEJA A LISTA COMPLETA CLICANDO AQUI.

Além disso, outras 114 mil doses da vacina AstraZeneca que foram distribuídas a estados e municípios dentro do prazo de validade já expiraram. Não está claro se foram descartadas ou se continuam sendo aplicadas.

AstraZeneca é a vacina mais usada no Brasil. Ela responde por 57% das doses aplicadas neste ano. A imensa maioria foi utilizada de acordo com as orientações do fabricante.

Todos os imunizantes expirados integram oito lotes da AstraZeneca importados ou adquiridos por consórcio. Um deles passou da validade no dia 29 de março. O que venceu há menos tempo estava válido até 4 de junho.

O lote pode ser conferido na carteira individual de vacinação. Quem tiver recebido uma dose de um desses oito lotes de AstraZeneca após a data de validade (veja gráfico) deve procurar uma unidade de saúde para orientações e acompanhamento.

Além disso, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado.

O plano define, também, que cada indivíduo vacinado seja identificado com o lote da imunização recebida, o produtor da vacina e a dose aplicada. Isso é feito justamente para acompanhamento do Ministério da Saúde e eventual identificação de erros vacinais.

O DataSUS (sistema de informações do Ministério da Saúde) também identifica todas as pessoas imunizadas com um código individual, acompanhado de informações sobre idade, grupo prioritário de vacinação, data da imunização e lote da vacina recebida.

Já a data de validade de cada lote vacinal consta de outro sistema do governo federal, o Sage (Sala de Apoio à Gestão Estratégica), que registra os comprovantes de entrega dos imunizantes contra Covid-19 por estado. Em cada um desses recibos há informações públicas sobre o número do lote vacinal, a data de validade, o fabricante e a data de entrega.

A Folha cruzou as duas bases —DataSUS e Sage— a partir do número do lote das vacinas. Foram consideradas todas as imunizações do país contra Covid-19 até 19 de junho.

O levantamento inédito mostra que, até essa data, um total de 25.935 doses de oito lotes de AstraZeneca foram aplicadas fora da validade. Metade desses lotes veio do Instituto Serum da Índia; a outra metade, da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde).

As vacinas desses lotes foram distribuídas de janeiro a março pelo governo federal para todos os estados do país antes do vencimento. Elas somam quase 3,9 milhões de doses, das quais cerca de 140 mil não foram utilizadas dentro do prazo de validade. Dessas, até o dia 19 de junho, 26 mil tinham sido aplicadas já vencidas.

A maioria (70%) das doses aplicadas depois da validade é de um mesmo lote do Instituto Serum, identificado como “4120Z005”. O bloco venceu em 14 de abril, mas continuou sendo aplicado depois dessa data pelo país.

Os imunizantes aplicados fora da validade fazem parte de oito lotes da AstraZeneca importados ou adquiridos por consórcio. São eles:

4120Z001 expirou em 29/03
4120Z004 expirou em 13/04
4120Z005 expirou em 14/04
CTMAV505 expirou em 30/04
CTMAV506 expirou em 31/05
CTMAV520 expirou em 31/05
4120Z025 expirou em 04/06

 Do blog do John Cutrim