sexta-feira, 26 de março de 2021

Câmara de Brejo doa alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade.

 

A Câmara Municipal de Brejo/MA realizou, nesta sexta-feira (26), doação de cestas básicas para comunidade católica e evangélica. Os vereadores foram responsáveis por cerca de 100% dos alimentos para doação diretamente com a arrecadação promovida pela Casa.

Os itens foram adquiridos a partir dos próprios subsídios dos parlamentares da Casa e foram distribuídos 50% para cada setor religioso. A ação visa ajudar famílias vulneráveis que precisam de ajuda nesse período de pandemia e com a aproximação do feriado da Semana Santa. "Esse apoio demonstra, mais uma vez, a preocupação dos parlamentares para garantir o bem-estar dos brejenses”, afirmou o presidente da Casa, Júnior Moraes;

“É uma iniciativa no sentido de minorar as dificuldades de comunidades e setores mais carentes. É um momento que exige solidariedade aos que estão impedidos de trabalhar normalmente”, continuou.

Estamos fazendo nossa parte, faça a sua!

 


quinta-feira, 25 de março de 2021

25 de marco de 1960 - Parabéns Afonso Cunha, Pelos 61 Anos de emancipação política.

 

Hino do município de Afonso Cunha

Letra por: José Barros Fonseca (Zé Viola).


Salve, salve Afonso Cunha
Entre morros e céu de esplendor
São Gonçalo e suas belas margens
Filhos teus de eterna lembrança
Salve, salve o teu grito de glória
Desde aurora ao entardecer
Teus filhos heróis na história
Feliz há de ser
Brava gente, oh terra amada
Lar de paz gente hospitaleira
Suas matas verdes sombreiam
A mais bela de todas as bandeiras
Em teu nome, oh Afonso Cunha
Proclamamos o teu nome salvar
Uma espada tão brava na guerra
Que fecunda na paz a brilhar.
Uma história imortal se retrata
O teu clima de eterno verão
As sombras dos buritizais
Não se apagam do seu coração
És a Estrela do Munim
Viveras em meu coração
São Gonçalo e suas águas
Irrigando todo dia esse chão.
Salve, salve Afonso Cunha
Brava gente, oh terra amada
Lar de paz gente hospitaleira
Suas matas verdes sombreiam
A mais bela de todas as bandeiras
Em teu nome, oh Afonso Cunha
Proclamamos o teu nome salvar
Uma espada tão brava na guerra
Que fecunda na paz a brilhar.

Hino do município de Afonso Cunha

sábado, 20 de março de 2021

Ministério Público pede ao TCU para trocar Bolsonaro por Mourão na gestão da crise da Covid.

 

Procurador diz que pode haver prejuízo aos cofres públicos se não houver atendimento à população na pandemia. Lei do TCU prevê afastamento de agente público se há dano ao erário.

 Por: Isabela Camargo, Filipe Matoso e Laís Lis, GloboNews e G1 

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, Lucas Furtado, pediu nesta sexta-feira (19) ao TCU que afaste o presidente Jair Bolsonaro das funções administrativas e hierárquicas sobre os ministérios da Saúde, da Economia e da Casa Civil.

 

Não há prazo para o TCU analisar o pedido. Em casos assim, é designado um relator, que pode tomar decisão sozinho ou submeter o pedido ao plenário do tribunal.

 

Furtado também quer que o TCU reconheça "a legitimidade, a competência administrativa e a autoridade" do vice-presidente Hamilton Mourão para nomear as autoridades responsáveis pelos ministérios.

 

No documento, o procurador pede ao TCU para: "Determinar cautelarmente o afastamento do presidente da República das funções e competências administrativas e hierárquicas relacionadas ao comando dos Ministérios da Saúde, da Fazenda, da Casa Civil e de outros eventualmente identificados como responsáveis pela inércia e omissão na execução das políticas públicas de saúde no combate à pandemia da Covid-19."

 

O procurador argumenta que haverá prejuízo aos cofres públicos se não houver atendimento à população durante a pandemia.

 

"Não se discute que toda estrutura federal de atendimento à saúde, com recursos financeiros, patrimoniais e humanos, terá representado inquestionável prejuízo ao erário se não cumprirem sua função de atender à população no momento de maior e mais flagrante necessidade. É inaceitável que toda essa estrutura se mantenha, em razão de disputas e caprichos políticos, inerte diante do padecimento da população em consequência de fatores previsíveis e evitáveis", argumenta o procurador.

 

Ao G1, ele afirmou que baseou o pedido no Artigo 44 da Lei Orgânica do TCU, segundo o qual:

 

"No início ou no curso de qualquer apuração, o Tribunal, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, determinará, cautelarmente, o afastamento temporário do responsável, se existirem indícios suficientes de que, prosseguindo no exercício de suas funções, possa retardar ou dificultar a realização de auditoria ou inspeção, causar novos danos ao Erário ou inviabilizar o seu ressarcimento."


No pedido ao TCU, Furtado argumenta que é necessário adotar medidas que induzam a um "nível mínimo de eficácia" a atuação dos órgãos federais responsáveis pelos serviços de atendimento à saúde.


Desde o início da pandemia, Bolsonaro tem contrariado as orientações de especialistas e de autoridades em saúde pública.

 

Enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta o isolamento social e o uso de máscaras, por exemplo, o presidente da República participa de aglomerações, é contrário a medidas restritivas e também critica a máscara, contrariando as medidas preconizadas por várias entidades médicas.

 

Jeito 'diferente' é 'seguir' ciência, diz ministro

 

Anunciado como novo ministro da Saúde, o médico Marcelo Queiroga afirmou nesta semana que o governo não tem "vara de condão" para resolver os problemas da saúde pública e que o jeito "diferente" de o governo lidar com a pandemia é "seguir as recomendações da ciência".

 

O novo ministro foi questionado na ocasião se o governo pode "melhorar" a assistência para pessoas que procuram os hospitais.

 

"O governo federal nem governo nenhum tem vara de condão para resolver todos os problemas. Existe a ciência do nosso lado, existe a necessidade de implementação de protocolos assistenciais para qualificar ainda mais nossos recursos humanos para buscar resultados melhores. É uma situação complexa e precisamos nos empenhar para vencer o inimigo comum, que é o vírus", respondeu.

 

Indagado, então, se o governo precisa fazer algo "diferente", declarou:

"Já está sendo feito. O diferente é seguir as recomendações da ciência. O presidente escolheu um médico para o ministério, um médico que é oriundo de uma sociedade científica, a Sociedade Brasileira de Cardiologia, que foi sempre quem protagonizou a medicina baseada em evidência."

 

Marcelo Queiroga, no entanto, não explicou quais seriam essas recomendações.


quinta-feira, 18 de março de 2021

Família leva corpo de vítima de assassinato para frente da delegacia de Coroatá.

 

Um caso inusitado aconteceu no município de Coroatá. A família de um jovem morto por disparos de arma de foto, realizou um protesto em frente a delegacia da cidade. Vizinhos e amigos participaram do protesto cobrando a prisão do autor do crime.

De acordo com informações de parentes, Daniel Nascimento, 29 anos, foi baleado na porta de casa, bairro União, no dia 18 de janeiro de 2021, mas não resistiu e morreu nesta quarta-feira (17) no hospital onde estava internado.

Com informações do repórter Bial Mendes.


quinta-feira, 4 de março de 2021

BREJO: MONUMENTOS GANHAM MÁSCARA PARA INCENTIVAR USO DURANTE PANDEMIA.

 

(Busto de Cândido Mendes, no centro da cidade, é um dos monumentos que receberam máscara),

Monumentos da cidade de Brejo receberam, nesta quinta-feira (04), máscaras de proteção contra o coronavírus. A ação pedagógica tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de usar a máscara para se proteger contra a covid-19. A iniciativa é realizada pela Assessoria de Comunicação e a Secretaria de Saúde. Quatro obras receberam máscara: o monumento dos Índios, na entrada da cidade, e os bustos de Cândido Mendes, Pedro Cesário e professor Júlio Bacelar.

O uso da máscara passou a ser obrigatório na cidade desde o início da pandemia. Especialistas indicam que essa é uma medida importante para prevenção contra a covid-19, pois evita o contágio pelos meios de transmissão do vírus.

ASCOM PREFEITURA DE BREJO.


Em meio à pandemia, Coelho Neto e mais 15 municípios maranhenses podem ficar sem repasses do FPM.

 

Dos 217 municípios maranhenses, 17 podem ficar sem o repassar do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), devido à não atualização do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops).

O prazo se encerrou no último dia 02 de março. Os municípios tinham que prestar informações ao 6º bimestre de 2020, a falta dessa prestação de contas pode acarretar no bloqueio do FPM.

O FPM é um dos principais recursos de muitas prefeituras no Brasil, em especial no Maranhão. Porém, esse repasse só é garantido quando os municípios seguem algumas regras impostas para o recebimento dos recursos. Uma delas é a prestação contas junto ao Siops.

Ficar sem o FPM em tempo de pandemia podem dificultar várias ações no municípios maranhenses, principalmente dos novos gestores.

As entrega dessas prestações de contas pelos municípios podem ser consultadas pelo site: http://siops.datasus.gov.br/entmunperiodo.php


Veja a lista do municípios que podem ter o seu FPM bloqueados

Água Doce do Maranhão/MA
Araioses/MA
Arame/MA
Barra do Corda/MA
Bom Lugar/MA
Buriti/MA
Cândido Mendes/MA
Coelho Neto/MA
Graça Aranha/MA
Jenipapo dos Vieiras/MA
Montes Altos/MA
Pedro do Rosário/MA
São Bento/MA
São Vicente Ferrer/MA
Turiaçu/MA
Vila Nova dos Martírios/MA

CHAPADINHA, COELHO NETO E MAIS 168 municípios maranhenses não estão aptos a receber novas doses de vacinas.

 

O governador do Maranhão, Flávio Dino, ao anunciar ONTEM, (03/03), novas medidas restritivas de combate ao novo coronavírus, informou que só receberão novas vacinas os municípios que tenham aplicado ao menos 60% dos imunizantes recebidos. Dos atuais 217, só 47 cumpriram a meta estabelecida e 170 estarão de fora das novas entregas, exceto se comprovarem o uso das vacinas. Diversos grande municípios, como Imperatriz e São José de Ribamar, estão fora.

Confira abaixo as 47 cidades que irão receber normalmente:




terça-feira, 2 de março de 2021

Coelho Neto/MA - Festas liberadas por Bruno Silva resulta na explosão de casos de COVID 19.

 

Por: folhadomaranhao1.blogspot.com

A Prefeitura de Coelho Neto flexibilizou o decreto de 22 de fevereiro que fez permitir a realização de eventos e festas, que "poderiam" ocorrer com uma capacidade máxima de 150 pessoas, na teória tudo perfeito, mais o que se pode observar são eventos com casas de festas lotadas sem o menor cuidado, e o resultado final foi a potencialização dos casos de COVID 19 em Coelho Neto. 

Essa liberação feita de modo irresponsável e sem qualquer planejamento contribuiu no aumento de casos e pode contribuir no aumento de mortes por causa da Covid-19, e esse aumento pode até refletir em uma possível segunda onda de COVID 19 mais severa.

Segundo publicação da prefeitura, esses eventos devem funcionar “mediante o cumprimento das regras de biossegurança”, todos os requisitos e atividades com atendimento ao público devem funcionar com lotação máxima de até 150 pessoas.

Não tem lógica nenhuma autorizar festas com 150 pessoas, estamos em meio a uma pandemia, prefeito Bruno Silva errou feio mais uma vez e jogou a população de Coelho Neto à própria sorte.

ANTES DA LIBERAÇÃO DE FESTAS

         APÓS A LIBERAÇÃO DE FESTAS

AULAS

Na semana passada, foram realizadas diversas reuniões pedagógicas com professores que resultaram também na proliferação do vírus. Estamos recebendo informações que vários coordenadores, professores, gestores estão infectados, decorrente dos últimos acontecimentos e a consequência e que muitas escolas já adiaram o ínicio do ano letivo marcado para começar de forma remota e presencial no dia 1 de março.




Brejo: Novo Decreto Municipal adota toque de recolher.

 

Na tarde da última segunda-feira, 01 de março, a Prefeitura de Brejo divulgou um novo decreto municipal com medidas mais rígidas para conter o avanço da covid-19 no município. Uma delas  é a adoção do toque de recolher. De acordo com o texto, a partir desta terça-feira não será permitida a circulação de pessoas nas ruas da cidade entre 20 horas e 05 da manhã.

Outra medida adotada foi a prorrogação do retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino, prevista para acontecer ainda esse mês. A rede particular, que já retomou as aulas presenciais, deve suspender essa modalidade. 

Segue abaixo alguns pontos do novo decreto: 

Fica reitera a declaração de estado de calamidade pública em todo o território do Município de Brejo, prorrogando-se até 14 de abril de 2021.

Fica estabelecido o uso massivo de sacolas plásticas próprias e/ou em tecidos, a serem utilizados pelos cidadãos em compras de supermercado, feiras ou outros estabelecimentos, a fim de evitar o contato com o vírus.

Só será permitida a entrada de comerciantes autônomos para fazer o abastecimento dos comércios e das feiras, vedando a entrada de camelôs para montagens de barracas aos sábados ou qualquer dia da semana.

Não estão incluídas na liberação de funcionamento as seguintes atividades: casas e shows e espetáculos; feiras científicas, exposições, congressos e seminários; qualquer tipo de áreas de lazer, como balneários, que provoquem aglomerações; bares e qualquer manifestação esportiva.

Os serviços de restaurantes, lanchonetes e bares, só poderão funcionar em forma de delivery ou retirada no estabelecimento, não sendo permitido o consumo no local.

 A adoção do toque de recolher nos seguintes termos:

* Proibida qualquer tipo de circulação nas ruas de 20h da noite às 05h da manhã, a não ser em casos de extrema necessidade;

* Aos sábados fica permitido o funcionamento dos comércios e todos os demais estabelecimentos até às 14h, não sendo permitida a abertura em hipótese nenhuma após esse horário, salvo nos casos de farmácias e padarias;

* Aos domingos fica proibida a abertura de qualquer estabelecimento comercial, a não ser padarias e farmácias.

O descumprimento das medidas estipuladas neste Decreto, terão penas como: Interdição do local até a plena adequação das normas; pagamentos de multas e perda do alvará de funcionamento.

Fica permitido as autoridades sanitárias a dispensar qualquer aglomeração que contrarie as normas, encaminhado os menores de idade que estejam desacompanhados e/ou consumindo bebidas alcoólicas ao Conselho Tutelar com comunicação ao Ministério Público para adoção de medidas socioeducativas.

O início das aulas presenciais será prorrogado pelo prazo de 45 dias, a contar da data de publicação deste Decreto, devendo as escolas de rede privada se adequarem a suspensão das aulas presenciais.

As regras contidas neste Decreto serão monitoradas pela fiscalização municipal, sendo que a flexibilização será avaliada diariamente em razão do cumprimento das normas e da análise do boletim Coronavírus, emitidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Brejo.



ASCOM PREFEITURA DE BREJO.


segunda-feira, 1 de março de 2021

Câmara de Brejo restringe acesso ao público devido a nova onda do coronavírus.

 

Diante das recomendações das autoridades sanitárias de todo mundo e das ações de prevenção contra a nova onda do coronavírus, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Brejo, decidiu restringir o acesso do público externo às dependências da Casa a partir desta segunda-feira (01/03). Uma portaria, regulamentando essa e outras medidas, foram adotadas e publicada na sequência.

“Em razão do aumento de novos casos do coronavírus em nosso município, definimos nesta manhã que estará suspenso, pelo período de 30 dias, a presença do público durantes as sessões presenciais na Câmara Municipal de Brejo, assim como outras medidas de combate, de acordo com a PORTARIA N° 012/2021. O poder legislativo esta na luta contra a covid-19”, escreveu o vereador e presidente da casa, Júnior Moraes.

A medida se faz necessária já que a orientação é evitar locais com aglomeração de pessoas para prevenir a propagação do vírus.


BREJO INICIA SEGUNDA FASE DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19.

 

A Secretaria Municipal de  Saúde de Brejo (SEMUS), por meio da Coordenação de Imunização do município, divulgou nesta última semana o calendário para início da segunda fase de vacinação contra covid-19 em grupos específicos.

O público que será atendido nessa segunda fase são pessoas com mais de 60 anos. Para evitar aglomeração, a vacinação vai acontecer de forma escalonada, ou seja, por faixa etária, como apresentado pela equipe no calendário abaixo. 

Confira o calendário:

01 a 05/03 – Pessoas com 90 anos ou mais. (A vacinação será mediante visita domiciliar realizada pelos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família de referência de cada localidade.)

08 a 12/03 pessoas com 80 a 89 anos. (A vacinação será mediante visita domiciliar realizada pelos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família de referência de cada localidade.)

15 a 19/03 – Pessoas de 70 a 79 anos de idade. (A vacinação será no posto de saúde de referência)

22 a 26/03 – Pessoas de 60 a 69 anos.  (A vacinação será no posto de saúde de referência). 

As doses estão sujeitas a alteração de acordo com a disponibilidade de doses da vacina em estoque.