domingo, 31 de maio de 2020

Quer matar o povo! Prefeito de Afonso Cunha ordena sua irmã secretária de saúde a não realizar teste do Covid-19 em quem não vota nele.


O prefeito de Afonso Cunha Arquimedes Bacelar é acusado de ordenar sua irmã Analidia Bacelar, de não realizar teste rápido do Covid-19 em quem não vota nele declaramente.

Segundo relatos da tia de um paciente, que  há mais de 10 dias sentiu os sintomas e buscou ajuda na saúde pública do município, os profissionais responsáveis pelo teste informaram que o paciente tinha apenas sintomas gripai e que não poderiam fazer o teste rápido do Covid-19.

Insatisfeita com a falta de atendimento a professora Maria cícera, tia do paciente decidiu ir até o hospital cobrar esclarecimento da falta de atendimento e lá foi atendida pelo médico Dr. Marcos, que foi realizado o teste e o paciente testou positivo para o Covid-19.

Em grupos de whatsApp circulam informações que o prefeito ordenou para não atender pessoas com sintomas e que fosse contra a administração municipal.

Veja relato da tia do paciente
“É com muita raiva q venho desabafar, no nosso município a secretária de saúde é uma INCOMPETENTE, q fica diagnósticando as pessoas sem ter nenhum conhecimento na área, procure ter mais responsabilidade no seu trabalho, o situação q o nosso país está passando é muito complicada, estamos falando de vidas. Espero que nunca chegue na sua porta, porque nós saberíamos q antes de da o resultado, vc iria se informar melhor e com pessoas q entende do assunto. Desde quando uma pessoa apresenta os sintomas do vírus, cabe a saúde fazer o teste, coisa q não queria fazer no meu sobrinho. Infelizmente deu POSITIVO, ELE está com COVID, se eu não tivesse ido atrás para fazer, amanhã poderia está circulando nas ruas, já q foi diagnosticado com SINTOMAS GRIPAL. Deus é pai e vai dá tudo certo. Agradeço muito o Dr Marcos e Jeniffer, que Deus abençoe sempre”.

Repudiamos veemente a atitude irresponsável do prefeito de Afonso Cunha ao usar da política para espalhar o vírus na população, negando atendimentos para adversários que não rezam na cartilha dele.

Quanto mais infectados, mais mortes e mais dinheiro para o bolso do prefeito.

quinta-feira, 28 de maio de 2020

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DE BREJO - MA 27/05/2020.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Leia com atenção: do início da pandemia até esta atualização foram 131 notificações de casos suspeitos de Covid-19 em Brejo. Dessas notificações, 18 foram descartadas e 72 foram confirmadas. Dentro desses casos confirmados, estão incluídos 06 óbitos, 18 pacientes recuperados e 48 casos ativos.

O sexto óbito registrado neste boletim, corresponde a um paciente que faleceu na última quinta-feira, 21, sexo masculino, 80 anos de idade, portador de comorbidades e residente do centro da cidade, na Travessa dos Correios. A confirmação só veio agora após resultado do exame RT-PCR.

Os casos ativos estão localizados no Centro (17), Zé Gomes (07), Areias (06), Santo Antônio (03), Bandolim (03), Bairro Quintas (01), Bairro de Fátima (02), Estádio (02), Matadouro (01), Escalvado (01), Estrada Nova (01), São João dos Pilões (01), Pov. Árvores Verdes (01), Lagoa dos Pinheiros (01) e Vila das Almas (01). Quanto aos casos suspeitos são 41 pacientes.
 Nenhuma descrição de foto disponível.

sexta-feira, 15 de maio de 2020

PREFEITURA DE BREJO INICIA ATIVIDADES DO CENTRO DE REFERÊNCIA PARA A COVID-19.

A Prefeitura de Brejo tem buscado alternativas para combater possíveis casos do novo coronavírus (Covid-19) no município. Na última segunda-feira, 11, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou as atividades do Centro de Referência para pacientes com sintomas gripais, no prédio que funcionava o Posto de Saúde do bairro Quintas, na Avenida Joaquim Cirilo. Inicialmente a unidade funcionará das 08h às 13h, de segunda a sábado, exclusivamente para atender pessoas com sintomas gripais, semelhantes ao coronavírus.

“Ressaltamos que, os pacientes com sintomas gripais devem procurar o Centro de Referência da Gripe, somente em casos de emergência. Pessoas com sintomas leves da gripe, devem permanecer em casa, em isolamento social, por no mínimo 14 dias, a fim de serem evitadas aglomerações e proliferação da doença”, informou a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Fratyelle Carvalho.

O Centro vai contar com médicos, enfermeiros e o atendimento será feito da seguinte forma: o paciente que procurar o Centro de Referência vai passar por uma avaliação prévia e será encaminhada para um médico, que irá verificar os sintomas. Caso seja necessário, o paciente vai fazer os exames laboratoriais específicos.

“Temos acompanhado com preocupação o número crescente de casos confirmados da Covid-19 no interior do estado. E, ao mesmo tempo em que nos preocupamos, agimos tomando medidas como esta de abrir um Centro de Referência específico para atender pacientes suspeitos. É mais uma ação de uma serie de tantas outras que temos adotado em nosso município para combater essa epidemia”, declarou a Secretária Municipal de Saúde, Pollyanna Martins.

Os serviços do Posto de Saúde do bairro Quintas foram transferidos temporariamente para o Centro de Saúde Coronel Antônio Guilherme, mais conhecido como IPEM, na Rua Coronel Antônio Manoel.

SECCOM/Brejo