Afonso Cunha na mira! TCE emite alerta para 41 municípios do Maranhão em débito com o Sacop.

Um total de 41 municípios não incluíram até o momento nenhuma informação referente ao exercício de 2020 no Sistema de Acompanhamento de Contratações Públicas – Sacop. A ferramenta tecnológica permite ao TCE acompanhar as licitações, contratações diretas, adesões a atas de registro de preços, contratos e aditivos, enfim, todas as forma de contratações realizadas pelo poder público em todo o estado.
A corte de contas está emitindo alerta aos fiscalizados nesse sentido, em razão de sanções pecuniárias previstas na Instrução Normativa nº 34/2014, que disciplina o uso da ferramenta, incluindo as consequências do seu não preenchimento no tempo exigido.
O secretário de Fiscalização do TCE, Fávio Alex Melo, alerta ainda que as consequências danosas para o município vão além das sanções pecuniárias. De acordo com o auditor, as informações capturadas pelo sistema permitem ao TCE informar o real poder de compra do município, por meio do volume de contratações levantadas. “Dessa forma organismos de fomento passam a dispor de elementos para atuar de forma segura no município”.
O Sacop, portanto funciona não somente como ferramenta de fiscalização como também como instrumento de governança, ajudando a estruturar políticas públicas tanto de fomento quanto de aquisições, por meio da Lei Geral da Pequena Empresa, a partir da identificação do poder de compras do município. “Todos ganham com a utilização do Sacop”, resume.
Confira abaixo os municípios em débito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perseguição! Após comerciante quebrar mureta que obstruía passagem de água, prefeito Arquimedes utiliza máquina do PAC para alagar estabelecimentos em Afonso Cunha

Coronel da Maldade! Maquiagem de praça nas margens do Riacho São Gonçalo deixa população desabrigada em Afonso Cunha

Desespero! Prefeito de Afonso Cunha manda capanga gravar áudio de injúria e difamação ao pré-candidato a prefeito Almedinha