sábado, 31 de março de 2018

Iema firma parceria com a prefeitura de Brejo para garantir transporte escolar aos estudantes

O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) firmou parceria com a prefeitura de Brejo visando o auxílio no transporte escolar dos alunos que estudarão na unidade plena do município, que será inaugurada no início do próximo mês. A celebração da parceria foi possível através de uma reunião realizada na tarde da última sexta-feira (23) entre o diretor de Planejamento e Administração do Iema, Emanuel Denner, e o prefeito de Brejo, Zé Farias.

A unidade plena de Brejo fica localizada no povoado Morro Alegre, distante 10 km da sede do município. Com a iniciativa, os estudantes terão mais conforto e mobilidade para se locomover ao Instituto. Emanuel Denner ressaltou a importância da parceria. “Na reunião apresentamos ao prefeito a escola que será entregue à população e o andamento da obra que está nos últimos detalhes. Dialogamos sobre a relevância desta parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura de Brejo para que possamos manter a escola em pleno funcionamento e também para que os alunos possam ter acesso ao Instituto”, contou o diretor acrescentando que, por conta da localização da unidade, existia a demanda do transporte escolar.

“Formalizamos o pedido à prefeitura e estabelecemos um compromisso que está concretizado com a celebração da parceria. O município fornecerá transporte escolar aos alunos do Iema. Estamos muito felizes, pois o prefeito se mostrou à disposição e colocou o transporte escolar como prioridade. A prefeitura será responsável por todo o processo de transporte dos alunos”, acrescentou.

Segundo Zé Farias, prefeito de Brejo, contribuir com o pleno funcionamento de um equipamento público como o Iema representa muita satisfação. “É um momento muito importante, pois iremos contribuir com o desenvolvimento da educação do nosso município. A prefeitura vai contribuir com o que puder, o Instituto é um marco para a educação de Brejo. Vamos disponibilizar os ônibus para fazer o transporte dos alunos, até mesmo para tranquilizar os pais de alunos que a mobilidade dos estudantes será segura”, disse o prefeito reiterando que a estrutura que o Iema oferece será de grande relevância para o futuro dos jovens de Brejo. “Fiquei impressionado com a estrutura, vi tantos laboratórios, salas de aulas, um local bonito e arejado que está preparado para oferecer uma educação de qualidade aos jovens do município”, reiterou.

Ficarão disponíveis ônibus e microônibus para o transporte dos estudantes que residem na sede do município de Brejo ou em povoados como Palestina, Vila das Almas, Vila Crioli e São João dos Pilões.

Fonte; http://www.iema.ma.gov.br


quinta-feira, 29 de março de 2018

Afonso Cunha pede socorro! Sem ambulância, pacientes são transportados em carroceria de caminhonete


Uma reportagem da TV Mirante mostrou nesta quinta-feira (29) dois pacientes e um corpo sendo transportados na carroceria de uma caminhonete com a tampa aberta e sem cobertura, uma distância de 10 km para a sede do município de Afonso Cunha. A situação foi denunciada nas redes sociais e uma equipe da TV veio até a cidade para apurar as denúncias. O prefeito confirmou o transporte irregular e não soube explicar os motivos da irregularidade,  ainda desafiou a justiça e a imprensa.

A equipe de reportagem, o prefeito revelou que a falta de ambulância ocorreu porque uma ambulância teria transportando um paciente para outra cidade, o que foi desmentido por familiares das vitimas. Como a foto fala por si, uma das 03 ambulâncias está quebrada e abandonada, escondida atrás do hospital do município.
Uma dona de casa contou que perdeu um dos seus bebês devido ter entrado em trabalho de parto e ter sido removida na mesma caminhonete até a cidade.

Revoltado com a situação, a população filmou a cena da caminhonete da prefeitura com os pacientes e o corpo da jovem falecida saindo do local do acidente.

O prefeito Arquimedes Bacelar que usa o slogam de: “Construindo um Novo Tempo”, em um passo de mágica enterrou a saúde do município.

terça-feira, 27 de março de 2018

Acidente de moto com vítima fatal é registrado na tarde desta terça-feira na localidade São Pedro

Uma acidente envolvendo duas motocicletas foi registrado do final da tarde desta terça-feira (27), na localidade São Pedro, distante 08 km de Afonso Cunha. Segundo informações, duas motos se chocaram e uma jovem que viajava na garupa de uma das motos, que era dirigida pelo seu irmao veio a óbito no local do acidente.

O outro motociclista conhecido por Filho, que viajava sozinho ficou gravemente ferido e foi socorrido para o Hospital Municipal Antonio de Pinho Borges em Afonso Cunha.

O motociclista que trafegava com a jovem que faleceu, também ficou gravemente ferido e inconsciente, devido o estado de saúde e a falta de estrutura do hospital, tanto o Filho, quanto o irmao da jovem foram transferido para UPA de Coelho Neto.
A imagem acima ganhou compartilhamento nas redes sociais mostrando um grande descaso com a saúde de Afonso Cunha. As vítima do acidente que culminou a morte da jovem, o corpo e os dois jovem inconciente foram transportado na carroceria de uma caminhonete até o Hospital Municipal Antonio de Pinho Borges em Afonso Cunha.
 
O caso causou grande comoção e revolta nas redes sociais tendo em vista o modo como os jovens foram transpotados. por essa razão, muitos pessoa demonstraram revolta com o caso.

Essa não é a primeira vez que a falta de ambulância prejudica o atendimento de pacientes que tanto precisam desse veículo equipado tanto para o transporte até o hospital de Afonso Cunha, como para outros municipios. Desta vez, num caso que chamou ainda mais atenção, o paciente precisou ser transportado sem nenhum tipo de proteção até o Afonso Cunha que fica a 08 km da sede, tornando ainda mais arriscada aquela viagem.

Existem três ambulâncias que estão à disposição da Prefeitura de Afonso Cunha que carecem de manutenção para estarem à disposição da população. Mesmo assim, essa falta de manutenção e de atenção com o povo faz com que os veículos continuem sem funcionar.

sábado, 24 de março de 2018

Afonso Cunha 58 Anos de emancipação

A PARTIR do povoado Regalo, começa a história, de Afonso Cunha, pois aqui, nos limites de Coelho Neto e Chapadinha, iniciava-se o desbravamento do território. A formação inicial do lugar não se alterava e apenas, em pequena escala, explorava-se lavoura e o extrativismo.

A família Bacelar, influente na política de Coelho Neto e gozando da simpatia do Governo do Estado, iniciou a proposição para criar-se o município, dando-lhe o topônimo de Afonso Cunha, em homenagem ao poeta caxiense, grande amigo da família.

Apresentado o Projeto e encaminhado à consideração da Assembléia Legislativa do Estado, recebeu total apoio, sendo logo aprovado através da lei estadual nº 87, de 10 de outubro de 1959, com o nome de Afonso Cunha, sendo desmembrado de Coelho Neto.

Gentílico: afonso-cunhense

Formação administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Afonso Cunha, pela lei estadual nº 7, de 10-10-1959, desmembrado de Coelho Neto. Sede no atual distrito de Afonso Cunha ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 25-03-1961.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

HOMENAGEM AO FUNDADOR
Antonio Américo Machado Bacellar

Antonio Bacellar, coelho-netense. Nasceu em 12 de outubro, de 1928. Essa data para o líder político é algo especial para o currículo de sua história, e segundo ele, lhe fez resistente - 12 de outubro é dia do descobrimento das Américas, nascimento de Napoleão Bonaparte, dia da padroeira do Brasil, dia da criança, e outras datas importantes.

Filho do maior líder político durante muitos anos em Coelho Neto, de nome Raimundo de Melo Duque Bacellar, conhecido por Duque Bacellar, pai dos Bacellar, que construíram Coelho Neto, Antonio Bacellar é um dos mais velhos

Com a morte de seu pai em 1954, Antonio Bacellar passa a ser o herdeiro político da Família Bacellar, no âmbito municipal, chegando a ser três vezes prefeito em Coelho Neto, e elegendo três: José Vieira do Nascimento, José Lindoso, e Estevam de Morais.
Antonio Bacellar com pensamentos desenvolvimentistas e democrático, conseguiu a emancipação do Povoado Regalo, hoje, Afonso Cunha, pra onde Antonio Bacellar mudou o seu domicilio eleitoral, e todas as suas atividades.

Antonio Américo Machado Bacellar foi três vezes prefeito de Afonso Cunha, e elegeu 07 mandatários nesta municipalidade.

Entres os prefeitos eleito sobre a proteção de Antonio Bacellar, estão; Carlos Araújo, Zilmar Bacelar,(esposa de Antonio Bacelar) Francisco Santos, Francisco Machado, Valmir Costa, e Zé de Moura por duas vezes.

Depois de muitos anos, Antonio Bacellar perde o comando do município de Afonso Cunha, nas eleições de 1996, mas continua com certa densidade eleitoral e prestigio em âmbito municipal e estadual. Muitas pessoas ainda vão ao encontro de seu Antonio, para saber em quem votar.

Carismático, atencioso e receptivo, Antonio Bacellar vivi no município de Afonso Cunha nos dias de hoje, longe do anonimato. Participando do dia-dia da região da forma em que ele está, numa possível falta de perspectiva e de habilidade política dos lideres atuais ele pode se fortalecer, reconquistar espaço e influenciar no resultado eleitoral em eleições vindouras.


quinta-feira, 22 de março de 2018

Alunos de Afonso Cunha são prejudicados por atraso do ano letivo

As aulas na rede municipal de Afonso Cunha, ainda não começaram, situação que tem prejudicado alunos e professores. As escolas, apesar de aparentemente estarem aptas a receber os estudantes, estão fechadas por tempo indeterminado, já que não há previsão para o início das aulas.

Muitos pais de alunos estão preocupados com a situação da educação no município, devido ao atraso, muita cobrança será feita aos estudantes, o que pode prejudicar o desempenho deles.

Para que o professor consiga concluir o seu trabalho, ele terá de cumprir toda a carga horária exigida. Já estamos no dia 22 de março e até hoje as aulas ainda não se iniciaram, o que é um problema para todos e ninguém tem conhecimento sobre os motivos de o ano letivo ainda não ter iniciado.

Quem tem educação é menos enganado por populistas e demagogos. A educação converte pessoas em cidadãos. Investimento maior em educação é gasto menor em saúde e em segurança", frase de Aleandre Garcia.


Polícia Civil de Brejo prende homem acusado de integrar quadrilha de roubos de veículos, residências e animais

Dando continuidade às operações com o intuito de desarticular organização criminosa responsável por diversos roubos de veículos, residências e furtos de animais, a Polícia Civil de Brejo, na manhã de hoje, efetuou a prisão de FRANCISCO DAS CHAGAS PEREIRA MESQUITA, VULGO "CAQUIM", o qual atuava em conjunto com LUCIANO SOARES LACERDA, preso na semana passada. Com essa ação, a Polícia Civil espera diminuir a grande quantidade de assaltos ocorridos na cidade de Brejo e em regiões cincunvizinhas.

A Policia Civil ressalta a importância da participação da população, ao não adquirirem veículos de procedência duvidosa.

Informações: Dr. Roberth William.


terça-feira, 20 de março de 2018

Perdeu de novo! Bandido clona facebook deste blogueiro no intuito de ofender pessoas em mais uma armação

A imagem pode conter: Zé Viola e Raimunda Francisca Dos Anjos Fonseca, pessoas sorrindo
Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (20), recebemos uma mensagem no aplicativo WhatsApp de um amigo questionando se este blogueiro tinha outra conta no facebook, levei um susto quando o mesmo enviou um print do clone com a foto do perfil e capa.
De imediato enviamos mensagens para nossos contatos, avisando que nosso facebook tinha sido clonado pelo um facker e que ninguém aceitasse as solicitações.

Denunciamos o indivíduo por volta das 07h00 desta manhã e no final da tarde o perfil falso foi removido do facebook.
Não é de hoje que este blogueiro sofre perseguição pelo grupo do prefeito de Afonso Cunha, que sempre luta para mandar prender, processar, surrar e ameaçar de morte.   Já criaram uma conta no WhatsApp com o número de celular 0998810-5639, mandaram plantar uma furadeira no baú da moto deste blogueiro, mas não obtiveram êxito nas armações.

O perfil falso foi criado em um computador no município de Afonso Cunha no intuito de difamar pessoas de bens para incriminar esse blogueiro, que é a voz da oposição e dos injustiçados no município.

Agora é aguardar a próxima armação....


Ex-prefeito Omar Furtado tentou sem sucesso reduzir repasse com valor inferior ao duodécimo para câmara municipal de Brejo em 2015

Em março de 2015 o prefeito na época, Dr. Omar de Caldas Furtado Filho tentou no Tribunal de Contas do estado, alegando queda na arrecadação, repassar ao Poder Legislativo valor inferior ao duodécimo previsto na Lei Orçamentária Anual.
 
O ex-mandatário tentou sem sucesso reverter o percentual inferior ao duodécimo previsto na Lei Orçamentária Anual. A soma dos valores repassados a Câmara municipal não deve ultrapassar ou diminuir o percentual fixado nos termos do art. 29-A, caput e incisos e § 2° e inciso I da Constituição Federal; O Executivo pode limitar o valor dos repasses ao Legislativo municipal quando verificar a não realização das receitas, desde que não comprometa o valor da folha de pagamento e a manutenção da Câmara municipal.
  
DECISÃO PL-TCE N.º 65/2015

Vistos, relatados e discutidos estes autos, referentes à consulta formulada pelo Senhor Omar de Caldas Furtado Filho, Prefeito do Município de Brejo,
acerca de Repasse ao Legislativo Municipal, limite Constitucional, contigenciamento e redução do valor do duodécimo, os Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, no uso de suas atribuições legais, em sessão plenária ordinária, por unanimidade, nos termos do relatório e proposta de decisão do Relator, na forma do art. 104, §1º, da Lei nº 8.258, de 6 de junho de 2005 (Lei Orgânica), acolhido o Parecer n° 352/2015 do Ministério Público de Contas, decidem:

a) não conhecer da consulta formulada, por não atender aos requisitos de admissibilidade previstos no artigo 59, §3º, da Lei nº 8.258/2005, nos termos do art. 60 do mesmo dispositivo legal;

b) encaminhar ao Senhor Omar de Caldas Furtado Filho, Prefeito do Município de Brejo, cópia desta Decisão, acompanhada da proposta de decisão do Relator, da Informação COTEX n° 10/2015 e do Parecer nº 352/2015 do Ministério Público de Contas, para conhecimento e providências;

c) determinar o arquivamento dos autos. 
Presentes à sessão os Conselheiros Raimundo Oliveira Filho (Presidente em exercício), Álvaro César de França Ferreira, Raimundo Nonato de Carvalho Lago Júnior, Edmar Serra Cutrim e Joaquim Washington Luiz de Oliveira, os Conselheiros-Substitutos Antônio Blecaute Costa Barbosa (Relator), Melquizedeque Nava Neto e Osmário Freire Guimarães e o Procurador-geral Paulo Henrique Araujo dos Reis, membro do Ministério Público de Contas.

Publique-se e cumpra-se.

Sala das Sessões do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, em São Luís, de 20 de maio de 2015.
 
Conselheiro Raimundo Oliveira Filho
Presidente em Exercício.
Conselheiro-Substituto Antônio Blecaute Costa Barbosa
Relator.
Fonte: TCE



domingo, 18 de março de 2018

Prefeitura de Brejo emite nota de pesar pelo falecimento de Dona Zulmira, mãe do vice-prefeito José Renato

Nota de Pesar

A Prefeitura de Brejo comunica, por meio desta nota, o falecimento de Dona Zulmira, mãe do vice-prefeito José Renato de Araújo Pessoa, nosso querido amigo Gó, neste domingo, 18 de março. Não há dor maior do que ter de dizer adeus aos que amamos. Nem há saudade tão eterna como aquela que nasce com o luto. Pouco pode ser dito ou feito perante o único adeus que é definitivo, e nestas horas sobram as palavras, assim como se multiplica a dor e a saudade. Os mais sinceros pêsames a toda a família. Muita força, muita coragem, e perante a ineficácia de qualquer consolo na perda, relembrem os exemplos de Dona Zulmira que partiu e na saudade, memória e amor dos que ficaram, ela viverá para sempre. Expressamos os nossos pêsames à família e, em especial, ao vice-prefeito José Renato. Que ele encontre as forças para passar por esta despedida.

Em respeito a este momento de dor à Família do nosso amigo José Renato de Araújo Pessoa, foi decretado luto oficial amanhã, 19 de março de 2018, em todas os órgãos.


José Farias de Castro
Prefeito.

Deputado Marcos Cadas visita obras do IEMA no município de Brejo

A imagem pode conter: 13 pessoas, incluindo Marcos Caldas e Anselmo Mourão, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, mesa e área interna
O deputado estadual Marcos Cadas (PTB), esteve ontem (17) no município de Brejo acompanhando o prefeito José Farias, o presidente da Câmara Sérgio Carvalho, a secretária de educação do município Ana Claudia, professores, alunos e pais de alunos em uma vistoria na reta final da obra e instalações do IEMA, que em breve será inaugurado pelo Governador Flávio Dino.
 A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna
Em sua página do facebook o deputado agradeceu o governo do Maranhão por sempre atender suas solicitações. “Tenho certeza que com o IEMA no município de Brejo teremos nossos jovens capacitados para o mercado de trabalho, agradeço ao Governador Flávio Dino, por atender nossos pedidos”,  ponduou o deputado Marcos Caldas.
 A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Anselmo Mourão, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre
O IEMA vai ofertar educação técnica integral, com infraestrutura, equipamentos e pessoal para o desenvolvimento de cursos técnicos integrados ao ensino médio, respeitando as necessidades locais e as prioridades estratégicas do Maranhão.

sábado, 17 de março de 2018

BIOGRAFIA - DR. ANTENOR VIEIRA DE MORAES (1929-2012)

Por: Pedro Portela

Antenor Vieira de Moraes, filho de Alcides Moraes e de Anna Vieira de Moraes, nascido no dia 17 de janeiro de 1929 e falecido no dia 20 de setembro de 2012, na cidade de Brejo, Maranhão. Casou-se com Iracema Martins Ferreira em 22 de fevereiro de 1962, com quem teve cinco filhos: Freud, Bergson, Simone, Cristiane e Demilson.

 Iniciou os estudos em sua cidade natal, onde concluiu o curso fundamental no colégio Ateneu Costa Bacelar no ano de 1944. No ano seguinte, foi estudar na cidade de Parnaíba, Piauí, ingressando no colégio Parnaibano, onde estudou até 1948. Em 1949, ingressou no Colégio Diocesano onde iniciou o curso colegial. Em seguida, foi transferido para a capital do Maranhão, onde concluiu o curso colegial no Colégio São Luís no ano de 1951. Em 1952, foi aprovado no vestibular da Faculdade de Farmácia e Odontologia de São Luís, em que foi diplomado como Cirurgião-Dentista em 1954.

 Antenor Moraes dedicou todo o seu profissionalismo aos seus conterrâneos e conciliou, com muita competência e seriedade, o trabalho odontológico com funções administrativas. E assim como outros filhos ilustres do Brejo, que buscaram uma formação acadêmica em outros lugares e voltaram para dar sua contribuição aqui, ele também teve uma passagem pela docência. Foi professor de Matemática e Ciências no Ginásio Brejense por uma década, a partir de 1958.

 Em 1957, foi contratado para trabalhar como Secretário do Ginásio Brejense, exercendo a função até 1972, quando passou a ocupar a função de Diretor. E esteve na direção do Centro Educacional Cenecista Brejense até o ano de 1998.

 Foi eleito Prefeito Municipal de Brejo para o mandato de 1966-1970. E fez história. Ficou conhecido como o administrador mais sério que já passou pela prefeitura. Ele pagava pessoalmente os servidores municipais e fornecedores. Não há registro de escândalos no seu governo. E não houve prática de nepotismo nem de ostentação. 

 Em 1970, passou a presidir a Fundação Hospital Geral e Maternidade de Brejo, entidade filantrópica que ajudou a construir e que prestou relevantes serviços médicos a todos os brejenses.

 Antenor Moraes teve também uma breve passagem pela Câmara Municipal onde exerceu a função de Vereador nos anos de 1971 e 1972. O mandato não foi concluído porque a Câmara foi fechada por conta da ditadura militar. Entre os anos 1972-1983, ele prestou serviços ao Governo Estadual como Cirurgião-Dentista, em convênio com o Polonordeste, através da Secretaria de Estado da Saúde. Exerceu também a função de Diretor da 18ª Região de Saúde, sediada em Brejo entre os anos 1982 e 1983.

 Além dos serviços odontológicos particulares realizados na sua clínica na Rua Gonçalves Dias, exerceu também a função de Cirurgião-Dentista no Sindicato Rural de Brejo e na Fundação Hospital Geral e Maternidade de Brejo.

 A última função pública que exerceu foi de Diretor Administrativo do Hospital Municipal Dr. Antenor Vieira de Moraes, entre 29/01/2003 a 30/12/2004 e de 2009 a 2012, que funcionou no antigo prédio da Fundação Hospital Geral e Maternidade de Brejo.


Parecer da AGU exigirá comprovação da atividade de pescadores no Maranhão

Parecer da AGU vai exigir comprovação da atividade a pescadores do Maranhão (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Advocacia-Geral da União (AGU) emitiu dois pareceres para garantir a imposição de limites mais claros à concessão do seguro-defeso a pescadores do Maranhão. Um parecer vai exigir a autenticidade das identificações de mais de 160 mil pescadores maranhenses.

Outra medida sustenta que só devem ser beneficiados pescadores que atuam em águas continentais, o que inclui bacias hidrográficas, igarapés, Lagos. Ou seja, em água doce. O procurador federal Ibraim Djalma Costa disse que a comprovação já era exigida.

"O INSS sempre recebeu os processos de maneira física e para receber o requerimento eles já exigiam a comprovação dessa autenticidade. Esse ano está se evoluindo para o INSS digital e no arquivo digital veio essa dúvida de como seria o procedimento de exigência", contou o procurador.

Segundo um levantamento feito pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU) em outubro do ano passado, mais de 78% dos beneficios concedidos no Maranhão estavam irregulares. As principais irregularidades encontradas pela CGU foram pagamentos indevidos de seguro defeso; cadastros irregulares no sistema do registro geral da atividade pesqueira e ausência de fiscalização. Em alguns municípios a irregularidade chega a 100%, como por exemplo:

Chapadinha
Maranhãozinho
Pio XII
Urbano Santos

O representante da Federação do Sindicato dos Pescadores do Estado do Maranhão, Pablo Furtado, disse que há fiscalização nos municípios.

" A Federação, de dois em dois anos, juntamente com os sindicatos e associações filiadas a nós, faz um recadastramento sindical, que visa tirar de circulação as pessoas que não podem mais receber o benefício. Por exemplo, pessoas que viajam para outro estado para trabalhar, pessoas que já faleceram, pessoas que já se aposentaram", declarou Pablo.


Informações: g1.globo.com

quarta-feira, 14 de março de 2018

Bomba! Prefeito de Afonso Cunha ameaça mandar prender o próprio pai

O prefeito de Afonso Cunha Arquimedes Bacelar (PTB), parece que precisa de um tratamento emergencial, o petebista que se acha o dono da cidade com seu tom de ameaças de mandar prender todo mundo, agora o seu alvo é o próprio pai, Sr. Antonio Américo Machado Bacellar de 89 anos de idade, fundador da cidade Afonso Cunha.

Nosso blog foi procurado pelo o Sr. Antonio Bacellar para denunciar as agressões e ameaças sofrida pelo filho que usa o cargo de prefeito para meter medo em todos no município.

Em um rascunho escrito a mão e assinado, o idoso narra as ameças e agressões sofridas pelo seu filho Aquimedes Bacelar, prefeito do município.

Declaração

Eu, Antonio Américo Machado Bacellar declaro que fui e estou sendo caluniado pelo meu próprio filho, o Sr Arquimedes Bacelar atual prefeito municipal de Afonso Cunha/MA, cidade que eu próprio fundei no ano de 1960, o mesmo vem constantemente me agredindo moral, pessoal e publicamente afirmando qe sou ladrão e que vai exercer seu “poder” de prefeito e mandar me prender e fechar a minha unica fonte de renda, a mesma que o ajudou nos seus estudos. (A minha serraria). Não se contentando o mesmo esta entrando constantemente em minhas propriedades utilizando de matérias primas pois se intitula herdeiro, sendo que para a sua ignorância e de seu advogado eu ainda não morri e o que tenho é meu e faço o que quiser com isso. Sem se contentar o prefeito me falou pessoalmente que vai proibir que eu venda o que e meu, alegando a minha velhice, mais uma vez errado, pois apesar dos meus 89 anos de idade sou completamente lúcido.

Quero lembrar o sr. Prefeito que o seu cargo não o deixa imune aos seus crimes contra minha pessoa, pois dentro dos meus 89 anos tenho inteligência suficiente para conhecer meus direitos de idoso, e sei sei que o estatuto do idoso me ampara, e que o artigo 102 do mesmo fala que familiares que se apropriam sem autorização dos bens dos idosos tem pena de um a quatro anos de reclusão.

O artigo 96 tipifica o crime de discriminação a alguém que impede ou dificulta a pessoa idosa de exercer seus direitos pelo fato da idade ( por ser velha).

Participar de algum ato que prejudique uma pessoa idosa é crime. Segundo o estatuto o dano moral é infinitivamente maior que o físico. Um dos direitos fundamentais da pessoa (conferido pela constituição federal ao estado, ou seja governos federais, estaduais e “municipais”) é de envelhecer com dignidade e saudável.

Idoso é um cidadão comum. Todos são iguais perante a lei já prever a constituição brasileira. Por tanto sou judicialmente reconhecido como capaz, sou titular do meu patrimônio e amparado por lei.

Antonio Américo Machado Bacellar.

Em vez de cuidar do pai, o prefeito quer é prender. Imagine do que ele é capaz de fazer com o pai do povo!


terça-feira, 13 de março de 2018

Emenda do deputado João Marcelo garante nova Ambulância para o município de Brejo

Nenhum texto alternativo automático disponível.
A cidade de Brejo passará a contar com mais uma ambulância para o atendimento de saúde. A aquisição do veículo foi possível graças à emenda parlamentar destinada pelo deputado João Marcelo.
  A imagem pode conter: pessoas sentadas
O veículo foi adquirido pelo município através de parceria firmada pelo prefeito José Farias de Castro com o deputado federal João Marcelo e o Ministério da Saúde, "Agradecemos ao deputado João Marcelo, que se sensibilizou com nosso pedido e incluiu uma Ambulância para o nosso município. Estou muito feliz em ver essa demanda atendida. Com a nova ambulância será possível melhorar ainda mais o atendimento de saúde da população brejense", ressaltou o prefeito Zé Farias.
Nenhum texto alternativo automático disponível.
Nenhum texto alternativo automático disponível.
A imagem pode conter: atividades ao ar livre

domingo, 11 de março de 2018

CLICK: PARABÉNS PREFEITO ZÉ FARIAS!

Quem está de aniversário hoje (11) é o Prefeito de Brejo/MA, José Farias de Castro. Neste momento especial de renovação, o Blog rende homenagens fazendo votos de muita saúde e paz.

Desejamos, uma vida cheia de amor e de alegrias. Parabéns!

quinta-feira, 8 de março de 2018

Policiais de Brejo captura suspeito do homicido de Neuton Lima, assassinado em julho do ano passado

A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da Delegacia de Brejo, com o apoio da Polícia Militar, prendeu, na tarde de hoje (08), o nacional Rodrigo Lopes Fernandes, vulgo "Tatuador", integrante de facção criminosa e investigado pelo homicídio que vitimou o Sr. Neuton Lima, assassinado no dia 22/07/17, fato que chocou a população de Brejo.

O investigado encontra-se na Delegacia de Brejo e será transferido para a Penitenciária de Pedrinhas.

Brejo - Prefeito Zé Farias sai da lista de inadimplentes da prestação de contas do exercício de 2012

Por Ravel Reis

Publicada na última terça-feira, 06 de março de 2018, no Diário Oficial Eletrônico, edição 1119/2018, a portaria de exclusão da lista de inadimplentes, o gestor do Município de Brejo/MA José Farias de Castro, referente a prestação de contas do fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação (FUNDEB),do fundo municipal de assistência social (FMAS) do fundo municipal de Saúde (FMS) de Brejo/MA do exercício de 2012.

Mensagem do Prefeito Zé Farias pelo Dia Internacional da Mulher

A todas as mulheres brejenses, o nosso mais sincero reconhecimento pelo seu amor e trabalho que edificam uma sociedade mais justa e solidária.
O amor sempre nasce em vocês!

Mensagem do ex - prefeito de Afonso Cunha José Leane, pelo Dia Internacional da Mulher

Denúncia do blog do Zé Viola, faz prefeitura restabelecer funcionamento de Água no bairro São Francisco em Afonso Cunha

Imagem ilustrativa

Depois que este blog denunciou a venda de Água no Caminhão Pipa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no bairro São Francisco, pelo o valor cobrado de R$ 5,00 por pessoa e que alguns pagaram pelo serviço e não receberam REVEJA AQUI: o prefeito de Afonso Cunha não aguentou a pressão do povo e mandou colocar uma bomba nova no poço que abastece o bairro acima citado e outros bairros.  

Seria bom tambem o gestor municipal mandar devolver cada R$ 5,00 recebido da população, que pagou para o motorista do Caminhão Pipa do PAC.

Com a repercussão da matéria, este blogueiro tem sido alvo de ameaças pela equipe do prefeito, mas prometemos para nossa população que não iremos calar e continuaremos em defesa do nosso povo, que está sofrendo com o descaso neste município.

Declaramos aos nossos leitores, que em Afonso Cunha não temos lado partidário desde o início do ano de 2017 e que trabalhamos incansávelmente a favor da população que vive humilhada, subornada e ameaçada diante de uma administração desastrosa que assola a cidade.   

quarta-feira, 7 de março de 2018

Mensagem do Secretário Municipal de Cultura Júnior Moraes pelo Dia Internacional da Mulher

Vergonha! Prefeitura de Afonso Cunha vende água em caminhão pipa do PAC para população

Parece piada, mas o assunto é revoltante. A prefeitura municipal de Afonso Cunha resolveu vendeu água para população que sofre com o abandono e mazelas causado pelo prefeito Arquimedes Bacelar (PTB).

Desde que assumiu a prefeitura do município, o petebista é sempre estampado nas mídias de forma negativa e vergonhosa. Desta vez o gestor municipal foi mais além e mandou vender água para a população do bairro São Francisco, que a dias sofre com a falta d`Água. Segundo moradores que procuraram o setor da prefeitura, o caminhão pipa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) só tem autorização pra distribuir água para população que paga pelo serviço.
Os moradores do bairro fizeram uma vaquinha e entregaram o dinheiro para o motorista antes de receber a água, mas tem morador que mesmo pagando não recebeu.
Enquanto isso, a população do município vão ter que esperar pela chuva!