segunda-feira, 30 de maio de 2016

A VIA CRUCIS DE OLÍVIA CALDAS


No ano que se passou havia muitas especulações sobre quem seria o nome que representaria o grupo Furtado-Caldas na eleição desse ano. Após o evento de filiação do Partido Progressista em Brejo em Setembro de 2015 o mistério chegou ao fim: a vereadora Olívia Caldas é confirmada como a pré-candidata a prefeita do grupo. Sim é uma jovem carismática, mas a baixa popularidade do prefeito, escândalos no grupo e os 16 anos somados de administração daqueles que a apoiam podem ser a pedra no sapato que impedirá o projeto de se eleger.

Filha de dois ex-prefeitos de Brejo, Carlota e Chico Caldas, Olívia entra na carreira política prejudicada. Para chegar nessa conclusão é preciso traçar uma linha histórica que a antecede, começando pelas nuances do grupo de seus pais.  O grupo político dos  pais de Olívia já viveu dias de glórias, mas desde 2004 entrou num processo de decadência onde além de perder credibilidade perdeu também muitos eleitores. O motivo desse declínio meteórico se deve às escolhas e alianças que seus pais fizeram nos últimos dez anos. Carlota e Chico Caldas sozinhos não têm votos o suficiente para eleger sua filha como prefeita. A prova disso começa com a esmagadora derrota que Carlota sofreu nas eleições de 2004, quando Omar se elegeu. Sem fôlego e com baixa popularidade, em vão o grupo tentou uma campanha em 2008 dessa vez com Chico Caldas à frente. A resposta dos eleitores foi tão fraca e a campanha tão depressiva que Chico Caldas renunciou a candidatura e resolveu apoiar Zé Farias, que ganharia facilmente mesmo sem o apoio dos Caldas. Com orgulho ferido eles romperam Zé pouco tempo depois e o grupo passou a vegetar. Mas nas eleições de 2012 eles voltaram surpreendendo todos os brejenses unindo-se ao inimigo histórico: o grupo de Omar Furtado. Essa união foi de fato o maior motivo para perca de credibilidade de vez. Boa parte dos poucos eleitores deles caiu fora por não entender a incoerência das atitudes dos Caldas. Sobraram apenas os mais velhos, alguns parentes e poucos apaixonados. A vitória de Omar em 2012 não se deve exatamente à união com Chico Caldas, mas sim aos decepcionados com Zé e uma mínima parcela de votos dos Caldas que fez a pequena diferença necessária para a vitória. Eles sabem disso. 
O que se comenta também é que a candidatura de Olívia neste ano já havia sido um acordo feito no ato de união dos grupos em 2012. Mas o que parecia ser o plano perfeito se mostra que vai ser um tiro no pé. A união de Carlota, Chico Caldas e Omar foi apresentada como uma esperança, mas três anos após a vitória mostra-se tragicamente o contrário. A cidade passa a pior crise que já viveu em 145 anos de emancipação política. É nesse ponto que Olívia e sua pré-candidatura são prejudicadas novamente. A principiante vereadora começa sua campanha com a imagem afetada indiretamente aos escândalos de corrupção de seu grupo. O escândalo com a empesa Florescer, o dinheiro do FUNDEB, notas “geladas” vazam na internet diariamente. A cidade está feia, com sérios problemas de infraestrutura, suja, secretarias defasadas, os serviços básicos comprometidos e outra lista imensa de problemas. Certamente, Olívia não tenha ligação direta com tais eventos, mas não se pode negar que isso é um prato cheio para a oposição cada vez mais solidificada e será ela quem deverá pagar pelos pecados do seu grupo como alvo preferencial do arsenal (que não é pouco e nem fraco) preparado pelos outros candidatos.

Para piorar o que já não é animador, tudo isso acontece nos dias de advento das redes sociais onde todo mundo expressa sua opinião e muitas páginas se dedicam a escancarar a corrupção que tem destruído Brejo. As pessoas também já não são mais os eleitores de dez ou 15 anos atrás, passivos, subordinados. O brasileiro vê atualmente a política com olhos mais críticos, forçados a isso pelos inúmeros escândalos a nível nacional. Mas basear-se pela internet é muito fraco para fundamentar isso, por isso qualquer dedo de prosa com qualquer brejense em qualquer rua pode servir de prova do quanto estão decepcionados com a atual gestão. Há muita gente de dentro do próprio grupo que está insatisfeito e esperando as eleições para “descontar” a raiva nas urnas.

Outra crítica que se faz a Olívia é o fato de que ela não tenha autonomia nenhuma em uma eventual gestão. Traduzindo em linguagem clara as pessoas são unanimes em dizer que “quem vai mandar é o pai, a mãe e o Omar!”. Temos que ter certa cautela nessa afirmação. Olívia é principiante, digamos assim, é absolutamente natural que ela conte sim a ajuda do Carlota, Chico e Omar, afinal são políticos experientes e todos já foram prefeitos. O que é preocupante é até que ponto esse auxílio pode se tornar um controle total e nisso ela sirva apenas de sua mão para assinar as decisões dos mentores. Afinal de contas ela não chegaria ao poder sozinha, portanto desobedecer à mãe, o pai e quem lhe deram votos é quase impossível. A falta de autonomia de Olívia é preocupante sim. E por um único motivo: o que mudará? Talvez nem os secretários, no mínimo, segundo dizem, uma dança de cadeiras. Pois no contexto atual, Olívia infelizmente não representa nem novidade, nem mudança na política local por fatores óbvios. Por enquanto vemos um aparente otimismo do grupo que no fundo parece esconder preocupações. A máquina pública a favor sempre causou ilusão no grupo da situação. De Carlota, passando por Omar chegando em Zé Farias, todos quando tentaram a reeleição estavam convencidos da vitória e não pouparam para isso, mas nunca tiveram êxito.

Olívia tem votos, aliás, os votos de seus pais e Omar. O grande desafio vai ser  conquistar os brejenses desconfiados, duvidosos, que não parecem estar dispostos a dar continuidades ao modelo Caldas-Furtados de governar Brejo, que aliás, já governaram demais. Olívia promete deixar sua marca, seu jeito de governar, algo diferente dos seus antecessores. De positivo Olívia tem o fato de ser mulher, jovem e um pretenso plano de governo apreciável, mas qual pré-candidato não apresenta propostas boas? Nunca se viu um candidato entrar na campanha dizendo que vai destruir, roubar e fazer o povo infeliz. 

Vereador Júnior Moraes realiza a maior festa de mães da história de Brejo-MA, pela 4ª vez.

A maior festa de mães da história da cidade de Brejo-MA, assim foi considerada a festa realizada pelo vereador Júnior Moraes (PSD). O evento aconteceu neste último sábado (28), na Praça Santo Antonio na Sede do município.

Cerca de 12.000 mães participaram do evento, no qual puderam ser homenageada através de apresentações, recitação, música ao vivo e concorrer a centenas de prêmios como televisores, fogões, liquidificadores, ventiladores, ferros elétricos, sanduicheiras, forno microondas, geladeiras entre outros, todos promovidos pelo parlamentar, pelo quarto ano consecutivo.

A festa aconteceu em frente à residência do vereador, reunindo milhares de mamães no local. O parlamentar acompanhado da esposa Nicinha Moraes e da sua mãe dona Conceição Moraes estavam entre as autoridades presentes além destes, o presidente da Câmara de Vereadores Neuton Martins, ex-prefeito Zé Farias e demais lideranças que prestigiaram a festa.
 
Júnior Moraes usou da palavra para expressar sua alegria em promover o evento. Segundo ele, sua satisfação maior é saber que estava proporcionando muito mais do que um simples sorteio de brindes, e sim, trazendo momentos de alegria a essas mulheres guerreiras e que são sinônimos de amor e dedicação por suas famílias. Júnior destacou ainda a realização da festa pelo 4º ano consecutivo e que essa iniciativa teria sido do seu saudoso pai Edilson da Saúde que não estava mais entre nós, mas que enquanto ele fosse vereador a tradição seria um compromisso, que proporcionou uma maior participação popular. O vereador ressaltou a importância da realização do evento: “Ao longo do meu mandato, tenho realizado este grande evento para as mães de nosso município e me comprometo com cada uma de vocês, que não vou medir esforços para realizar uma festa maior do que essa no próximo ano, que além dos brindes, trará um grande prêmio, uma moto pop para ser sorteado, com o patrocínio do nosso deputado estadual Fábio Braga, que sempre contribui para a realização deste evento”, finalizou ele, arrancando muitos aplausos de todos.
.
Ao final da festa dezenas de mães foram agradecer Júnior Moraes pela bela festa. “Agradeço ao nosso vereador por este inesquecível dia, nunca ouvi falar de um vereador que com seu próprio salário realizasse uma festa tão grandiosa para as mães desse município, jamais esquecerei”, concluiu emocionada uma das mamães.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Prefeito José Leane participou de comemorações do mês das mães em várias comunidades neste mês de maio.

No último dia 25, o Prefeito José Leane, acompanhado da Secretária e Educação Zizete de Figueiredo, vereadores, e uma grande comitiva, participaram de várias comemorações alusivas as mães, que estão sendo promovidas desde o inicio do mês de maio, em escolas e associações comunitárias da sede e zona rural.
Na última quinta-feira, as visitas aconteceram na comunidade Boa Esperança, que estava promovendo festividades para as mamães na escola Maria Gomes. O prefeito foi recebido com muita alegria e em clima de festa. Além da mensagem às mães, o prefeito parabenizou todas as genitoras e destacou que está lutando com muita garra para que o município continue sempre a sorrir.
As visitas da comitiva do prefeito começaram na comunidade Lolóia, São Francisco do Braga, Olho D`Àgua, Capoeiras e demais comunidades. “É com muito esforço para prestigiarmos as festas das mães de todas as comunidades. Sabemos da importância desses eventos e do carinho dos moradores conosco. Por isso, fazemos questão de acompanhar as comemorações, mesmo as que acontecem nos finais de semana”, destacou José Leane.

Morre o cantor e compositor maranhense Papete.


Músico, que tinha 68 anos, lutava contra um câncer de próstata.
Ele estava internado em hospital de SP; quadro piorou nos últimos dias.

Morreu no início da madrugada desta quinta-feira (26) aos 68 anos o engenheiro ambiental, cantor e compositor José de Ribamar Viana, o ‘Papete’. Papete lutava contra um câncer de próstata, diagnosticado este ano. O músico estava internado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, e o quadro havia piorado nos últimos dias.

O translado do corpo de Papete para São Luís ocorre ainda nesta quinta-feira, com previsão de chegada à capital maranhense na madrugada desta sexta-feira (27). O velório tem início às 6h, na Casa do Maranhão, região central da cidade; e o corpo de Papete será cremado no fim da tarde.

Em nota, o governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), manifestou pesar e se solidarizou com familiares.

Leia, abaixo, a íntegra da nota:

O Governo do Maranhão manifesta pesar e se solidariza com os familiares, amigos e fãs de José de Ribamar Viana, o Papete, falecido na madrugada de hoje (26), aos 68 anos.

Natural de Bacabal, Papete mudou-se para São Paulo ainda jovem, aos 18 anos. Na capital paulista foi consagrado como cantor, percussionista e compositor de reconhecimento nacional e internacional, sem nunca deixar de prestigiar a sua terra natal.

Papete deixa esposa e duas filhas, além de um legado imensurável para a cultura maranhense.

Outras manifestações

A ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, lamentou a perda do instrumentalista e reconheceu seu destacado trabalho pela cultura do Maranhão.

“O Brasil perde um grande artista. Músico, percussionista de fama internacional, compositor e intérprete, nos deu grandes canções e tornou inesquecível a festa junina, especialmente aqui no Maranhão. Meu amigo pessoal, hoje é um dia de muita tristeza para mim e para todos que com ele conviveram. Que Deus conforte a família, os amigos, e que Papete siga em paz.”, disse.

Artistas também lamentaram a morte de Papete e renderam homenagens ao artista. Veja, abaixo, algumas delas:

“É com muito pesar que comunico o falecimento do nosso querido amigo, músico (percussão) e compositor, Papete aos 68 anos”
Paulinho Pedra Azul, cantor e compositor mineiro
“Que Deus o tenha e conforte seus familiares, Papete”
César Nascimento, cantor e compositor
“Meu querido amigo, muito obrigado por todos os ensinamentos e pela sua amizade. O São João nunca mais será o mesmo. Grande beijo e descanse em paz”
Carlão, baterista
“Mais um ícone da música popular brasileira, maranhense de Bacabal, nos deixa e torna esta quinta-feira um tanto tristonha. Neste dia, especial, em que se comemora e celebra-se o mistério da eucaristia, rogo ao nosso Senhor Bom Deus que receba ‘Papete’ e o conduza à vida eterna. Por aqui ficaremos saudosos e o reverenciando através da sua grande obra musical”
Welligton Reis, compositor
“Obrigado Papete por tudo que você fez por mim e pela cultura brasileira! Vai fazer muita falta pra cultura do Maranhão. Hoje é um dia muito triste”
Luís Júnior, violonista
“Hoje meu por do sol mais bonito será pra Papete Viana. Esse amigo tão querido que a música me deu. Cantamos juntos, tocamos juntos. Isso não tem preço. Meu amigo, descanse em paz. Um pouco do Maranhão se vai no som dos seus tambores”
Milla Camões, cantora
“Vá em paz meu amigo”
Alê Muniz, cantor e compositor
“Vai em paz, meu amigo. Você merece todas as devidas homenagens. Grande artista e Grande pessoa”
Alberto Trabulsi, cantor e compositor
“Sem palavras aqui... Mas preciso arrumar uma forma de falar... São 30 anos de trabalho, shows, turnês, discos, horas intermináveis de studio, estrada... Não tenho como falar da minha vida musical sem falar de Papete Viana... Antes de tudo obrigado pelas lições de musicalidade, sonoridade, sofisticação e muita simplicidade... Pelas lições de vida”
Edinho Bastos, guitarrista

Trajetória

Papete nasceu em Bacabal – a 240 km de distância da capital –, e é uma das principais referências do São João do Maranhão, com canções e composições que marcaram gerações, como ‘Bela Mocidade’, ‘Boi da Lua’ e ‘Coxinho’. Seu trabalho mais destacado é ‘Bandeira de Aço’.

Papete foi reconhecido um dos melhores percussionistas do mundo, nos anos de 1982, 1984 e 1987, quando participou do ‘Festival de Jazz de Montreux’, na Suíça.

Do G1 MA

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Obra do “Água Para Todos” é abandonada em Afonso Cunha


O Governo do Maranhão anunciou em janeiro deste ano o início de obras do programa “Água Para Todos” em diversos municípios do estado – notadamente aqueles com os menores indicares sociais.
Em texto distribuído à imprensa no dia 2 de janeiro, presidente de Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Davi Telles, informava que, numa primeira etapa, seriam perfurados “poços emergenciais” nos municípios de Aldeias Altas, Afonso Cunha, Amapá do Maranhão, Conceição do Lago Açu, Lagoa Grande do Maranhão, Belágua e Brejo de Areia.
Pois bem, em Afonso Cunha pelo menos o governo parece ter esquecido da tal emergência.
Lá, no local onde seria perfurado o poço só o que se vê é mato. Tanto que até já cobriu a placa da obra.
Se o povo fosse depender disso para beber água…
Em tempo: apesar disso, Flávio Dino segue assinando ordens de serviço para obras iguais a essa em outros municípios.

Conselho Tutelar em Ação! Caminhada no dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual infantil.


Na manhã desta quarta-feira (18), o Conselho Tutelar em parceria com as escolas: Gastão Dias Vieira, Ateneu Duque Bacelar e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Afonso Cunha, promoveram uma caminhada com estudantes da rede municipal, para lembrar o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate a Violência e Exploração Sexual Infantil. Não é por acaso que nesta quarta-feira, exatos 43 anos depois - acontece o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O 18 de maio foi escolhido pela Lei Federal 9970/00 em referência ao caso Araceli, símbolo na luta contra esta forma de violência.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Final marca o encerramento do Seletivo Municipal para os JEMs 2016 em Afonso Cunha.


Na manha de hoje (17) chegou ao final os jogos escolares municipal em Afonso Cunha (JEAC), promovidos pela Prefeitura Municipal, Secretaria de Esportes e Juventude, Secretaria de Educação, Professores e Diretores de Escolas.

A Escola Dep. Federal Gastão Dias Vieira foi a campeã na modalidade Infanto, vencendo a Lolóia por  x 0.
Presente no evento o prefeito José Leane  (PMDB),  destacou os jogos que tem como a finalidade de estimular a participação das representações estudantis, com vista de aprimoramento técnico, avaliação de talentos e a socialização, enfatizado o encontro e a interação desportivo entre os estudantes do município. Para o prefeito Leane, o trabalho realizado nesses jogos ainda poderá colher frutos futuramente com os alunos de hoje podendo jogar o campeonato amador do município e até no profissional.

O Município de Afonso Cunha vai participar da etapa Regional dos JEMs em Caxias/MA, com data a ser definida.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Presidente da Câmara de Afonso Cunha (MA) solicita ao Programa Interlegis Oficina de Revisão de Marcos Jurídicos.

Previsão é que o treinamento ocorra no segundo semestre deste ano.

O vereador Marcos Crispim, presidente da Câmara de Afonso Cunha (MA), visitou a sede do Interlegis/ILB em Brasília, nesta quinta-feira, 12/5, ocasião em que solicitou oficinas e produtos oferecidos pelo Programa.

O parlamentar mostrou especial interesse no Solução Web, o pacote de ações que inclui o Portal Modelo, o domínio .leg, a hospedagem de site e treinamento para a Casa Legislativa, e nas oficinas, como a de atualização e revisão de marcos jurídicos (Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno), que deve ocorrer no segundo semestre.

Já as oficinas tecnológicas, também objeto de solicitação do presidente da Câmara, costumam ter uma semana de duração, dividida em treinamento para a implantação e uso do Portal Modelo para internet e do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). Ambas são ferramentas desenvolvidas pelos técnicos do Programa Interlegis especialmente para as casas legislativas e são oferecidas sem custos para elas. A partir de agora, serão definidas datas e programações.

Marcos Crispim foi recebido em vários setores do Programa Interlegis. Na foto, ele está com o coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo, Francisco Biondo.

Fonte: http://www.interlegis.leg.br/institucional

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Prefeito José Leane e presidente Marcos Crispim Participam da XIX Marcha dos Prefeitos em Brasília.

O prefeito de Afonso Cunha, José Leane de Pinho Borges, participa mais uma vez da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Acompanha do presidente da câmara municipal, Vereador Marcos Crispim, o Prefeito esteve em busca de recursos para melhorias no município.
A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é uma mobilização democrática, realizada anualmente desde 1998, e tornou-se o maior evento político do Brasil, contanto com a presença de mais de 5 mil participantes: prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e presidentes da República.
No evento estão sendo discutidas questões que influenciam o dia-a-dia dos Municípios e são apresentadas as reivindicações do movimento municipalista.
A maioria das conquistas deve-se ao grande poder de mobilização e articulação dos gestores públicos municipais durante a Marcha.
Sobre a programação da XIX Marcha, veja como fica, desde a manhã de ontem (10).
Na terça-feira, 10 de maio, continou o credenciamento e no início da manhã foi realizada a sessão solene de abertura da Marcha. Além do presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski, que conduziu as falas, esteve presentes os membros da diretoria da entidade e autoridades do governo federal.
A programação seguiu a tarde com o painel: desafios de mandato. foi um debate sobre o atual momento do movimento municipalista e os principais entraves, como Restos a Pagar (RAP), o repasse de transferências constitucionais da União, entre outros itens. Participam os presidentes das associações estaduais de Municípios.
Ainda no dia 10 de maio, estava agendada a plenária “ações frente à crise”, que deverá fazer um relato do País mostrando os impactos da crise sobre a gestão municipal. No fim da tarde, os representantes legais dos Municípios associados à CNM se reúniram para a assembleia-geral.
Hoje quarta-feira, 11 de maio, começou com um diálogo entre os Municípios e o Congresso Nacional. O objetivo é apresentar a Pauta Prioritária Municipalista e os avanços obtidos tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados. Os presidentes em exercício das duas Casas e parlamentares participarão dos debates.
Ainda como parte da agenda, haverá um espaço voltado às conquistas do Pacto Federativo e os compromissos das lideranças partidárias com a autonomia municipal. Tribunais de contas do País dão continuidade às atividades do terceiro dia da Marcha com um painel a respeito das alternativas institucionais para o encerramento de mandato.
No retorno do almoço, a programação traz um momento para a celebração de parceria com o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O destaque ficará por conta do painel sobre a judicialização da saúde, um dos temas urgentes no contexto muncipal. Entre alguns dos assuntos que serão abordados estão: os desafios da judicialização na administração pública, a atuação do Ministério Público (MP) e boas práticas para evitar a judicialização.
Último dia

Quinta-feira, 12 de maio, será o quarto e último dia de evento. Durante a manhã, haverá o lançamento de uma campanha para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos Municípios brasileiros.
Apresentações abordarão também o papel dos bancos no desenvolvimento municipal e as ações do governo para o encerramento da gestão. No fim da manhã, será feita a leitura da Carta, que encerra a XIX edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Click: Parabéns Zé do Gás!!!

Quem muda de idade hoje (09), é o representante da ULTRAGAZ em Afonso Cunha, José Neto, popularmente conhecido por Zé do Gás, pré-candidato a vereador pelo PTdoB. A Ele o Blog rende homenagens fazendo votos de muita saúde e paz. Felicidades!!!

Sorteio de prêmios marca festa das mães em Afonso Cunha.

A Prefeitura de Afonso Cunha realizou na noite deste domingo dia 08, uma mega festa para homenagear todas as mães do município. Centenas de mães participaram do evento, que contou com sorteios de prêmios.

Presente no evento o prefeito José Leane, acompanhado do vice-prefeito Antonio Maria, vereadores, secretários e lideranças. O prefeito falou dos esforços que cada mãe tem para criar seus filhos e educá-los e elogiou a todas pela bravura, “Estamos oferecendo esta festa para mostrar o grande carinho que temos com cada uma das mães afonsocunhense, ser mãe é uma Dádiva de Deus e só nos resta a parabenizá-las e agradecê-las por ter vindo compartilhar essa alegria com todos” finalizou.

O ponto alto da festa foi o sorteio de vários prêmios para as mães. Entre os prêmios sorteados tinha sanduicheiras, batedeiras, ferros elétricos, liquidificadores, ventiladores,  armários, fogões, geladeiras, cômodas, entre muitos outros.
 
O prefeito destacou a importância da data e a simbologia da festa. “Qualquer evento que fizermos será pequeno diante da grandeza que as mães representam, afinal estamos tratando da pessoa mais importante de nossas vidas. Felicito a todas que estão participando dessa homenagem e que Deus possa ajudá-las nessa tarefa de educar bem os filhos”, disse ele.