sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Pais fazem filas para tentar garantir vagas de filhos em escolas públicas de Aldeias Altas


Todos os anos a história se repete. Pais e responsáveis enfrentam filas em frente às escolas para matricular os filhos. Dezenas de pessoas estiveram em frente à escola  padre Antonio Ferrarris, na rua José Feitosa Mourão, no centro de Aldeias Altas para garantir uma vaga.

A fila começou a se formar nas primeiras horas desta quarta-feira (28). Pais afirmam que chegou por volta das 6h e que a espera é necessária. “Enfrentamos a fila por causa das vagas, porque se não tiver aqui, corre o risco de ‘jogar’ o aluno para outra pior ainda”, afirmou um pai revoltado.


Segundo os pais de alunos, o município está carente de escolas e para adquirirem uma vaga tem que dormir na porta da escola. É bom lembrar, que o município desde 1997 não construiu nenhuma escola na sede para atender a sua população, e as que existem, a maioria são de péssimas condições físicas.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

CHAMEM A POLÍCIA! LISTA COM SUPOSTOS CORNOS VIRA PIADAS EM AFONSO CUNHA


Uma lista com os supostos cornos da cidade de Afonso Cunha, foi publicada pela quarta vez na calada da noite em paredes de comércios. Segundo o responsável (ou responsáveis) pelas listagem, numa cidade de 6.000 mil habitantes, mais de 300 pessoas já teriam sido traídas por seus parceiros.

Nomes e detalhes sobre suas vidas (ocupação, qual carro ou quantas vezes a pessoa foi traída, por exemplo).  Aqueles que se sentirem incomodados devem procurar as autoridades, para serem instruídos sobre o que fazer”, os responsáveis pela brincadeira de mau gosto podem responder na Justiça por crime contra honra e também difamação.


Na última lista, 'o responsável' sugere: “veja a lista abaixo e confira se seu nome está lá. Se seu nome ainda não está na lista, é porque não descobrimos ainda”. E finaliza: “chifre é igual consórcio. Um dia você é o contemplado”.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Saiba quais são e onde estão localizados os 30 municípios com menor IDHM do MA


O IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) é um dos parâmetros utilizados no diagnóstico do crescimento e qualidade de vida das cidades brasileiras. Para ser definido, o índice considera três dimensões que são usadas também no IDH global: renda, longevidade e educação.

O IDHM é calculado a cada dez anos, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Fundação João Pinheiro (FJP). Os números podem revelar deficiências dos municípios em áreas como renda, habitação, saneamento básico, fornecimento de água, emprego e analfabetismo.

No Maranhão, os 30 municípios com menor IDHM chamaram a atenção do governo do estado, que lançou ontem (26) o programa “Mais IDH”, um o plano emergencial para melhoria dos indicadores sociais desses municípios.

Pela escala, é considerado muito baixo o IDHM entre 0 e 0,49, baixo entre 0,5 e 0,59; médio de 0,6 e 0,69, alto 0,7 e 0,79 e muito alto entre 0,8 e 1,0. Confira a lista dos 30 municípios com menor índice de IDHM do Maranhão, do menor para o maior:

Fernando Falcão IDHM 0,443 (região central, localizado a 554 km da capital)

Marajá do Sena IDHM 0,452 (região oeste do estado)


Centro do Guilherme – IDHM 0,484 (oeste maranhense)

Araioses – IDHM 0,486 (leste maranhense, a 306 km da capital)

Santana do Maranhão – IDHM 0,488 (leste maranhense)
Lagoa Grande do Maranhão – IDHM 0,492 (oeste maranhense)

Governador Newton Bello – IDHM 0,494 (oeste maranhense, a 280 km da capital)

Belágua – IDHM 0,495 (leste maranhense)

Brejo de Areia – IDHM 0,501 (oeste maranhense)

São Roberto – IDHM 0,502 (centro maranhense)

São João do Caru – IDHM 0,511 (oeste maranhense)

Primeira Cruz – IDHM 0,512 (norte maranhense)

Santo Amaro do Maranhão – IDHM 0,512 (norte maranhense)

São João do Sóter – IDHM 0,523 (leste maranhense)

Satubinha – IDHM 0,525 (região do médio Mearim, a 280 km da capital)

Água Doce do Maranhão – IDHM 0,529 (leste maranhense)

Conceição do Lago Açu – IDHM 0,529 (baixada maranhense)

Itaipava do Grajaú – IDHM 0,531 (centro maranhense)

Santa Filomena do Maranhão – IDHM 0,533 (centro maranhense)

Arame – IDHM 0,535 (centro maranhense, a 476 km da capital)

Pedro do Rosário – IDHM 0,536 (norte maranhense)

Aldeias Altas – IDHM 0,549 (leste maranhense, a 392 km da capital)

São Raimundo do Doca Bezerra – IDHM 0,549 (centro maranhense)

São Francisco do Maranhão – IDHM 0,555 (leste maranhense)

Afonso Cunha – IDHM 0,558 (leste maranhense)

Serrano do Maranhão – IDHM 0,561 (norte maranhense, a 110 km da capital)

Milagres do Maranhão – IDHM 0,563 (leste maranhense)

Centro Novo do Maranhão – IDHM 0,571 (oeste maranhense, a 208 km da capital)

Amapá do Maranhão – IDHM 0,572 (oeste maranhense)
Cajari – IDHM 0,589 (norte maranhense)


Fonte: O Impacial

José Leane e mais 29 prefeitos se reúne com Flávio Dino para articular ações nos 30 municípios do ‘Mais IDH’


O governador Flávio Dino e o vice Carlos Brandão recepcionaram, nesta segunda-feira (26), prefeitos e sindicalistas para apresentar o conjunto de ações que serão articuladas pelo Executivo Estadual para alavancar os indicadores sociais dos municípios contemplados com o Plano de Ação ‘Mais IDH’. A reunião, no Palácio dos Leões, teve o intuito de convocar os prefeitos a unirem esforços para viabilizar ações concretas que garantam condições de vida digna a todos os maranhenses.

As ações do Plano de Ação ‘Mais IDH’ beneficiarão os 30 municípios com menor desempenho no Índice de Desenvolvimento Humano no Maranhão, projeto que compõe o programa de governo debatido com a população durante o ano de 2014. Articulando as secretarias responsáveis pelas políticas públicas que serão implementadas já em 2015 em cada município que integra a lista daqueles com IDH mais baixo, o Estado promoverá ações focadas na promoção de qualidade de vida nesses locais.

30 municípios com menor IDHM


Afonso Cunha, Fernando Falcão, Marajá do Sena, Jenipapo dos Vieiras, Satubinha, Água Doce do Maranhão, Lagoa Grande do Maranhão, São João do Carú, Santana do Maranhão, Arame, Belágua, Conceição do Lago-Açú, Primeira Cruz, Aldeias Altas, Pedro do Rosário, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, São João do Sóter, Centro Novo do Maranhão, Itaipava do Grajaú, Santo Amaro do Maranhão, Araioses, Governador Newton Bello, Cajari, Santa Filomena do Maranhão, Milagres do Maranhão, São Francisco do Maranhão.

sábado, 24 de janeiro de 2015

Produtores reclamam que estradas foram abandonadas no município de Chapadinha


Agricultores e moradores da zona rural de Chapadinha reclamam das péssimas condições das estradas vicinais do município. A grande quantidade de buracos e abandono total, dificultam o escoamento da produção das roças e colocam em risco a vida de quem precisa dessas vias. Uma das piores é a estrada que dá acesso à região de Mangueira e Carnaubal.

As estradas dessas regiões acima citadas estão um verdadeiro caos, não parecem estradas e sim abandono total. E olha que está estiado, não choveu ainda. Quando chover ninguém vai trafegar por essas vias.

Essas pessoas são pessoas dignas, que trabalham na terra para sustentar suas famílias. Elas não estão tendo o direito de locomoção por falta de investimentos e cuidados com a região deles. Coisa que a prefeita Dulcilene Pontes e sua equipe na época das eleições disseram que iam cuidar. Eu tenho a certeza que nas eleições eles foram de localidade a localidade  pedir os votos, na maior cara lisa, dizendo que ia fazer e acontecer. Que a estrada seria até de ouro. Tenho certeza disso, assim como se tivesse vendo nesse exato momento.

A prefeita Dulcilene é acusada de não se importar com o problema e abandonar os boeiros na estrada que era pra ter sido colocado nos córregos ainda no ano passado. E os vereadores estão omissos diante da situação.



Essas estradas precisam ser tratadas com outros olhos. Os olhos do progresso, os olhos de quem realmente quer mudar alguma coisa. E não prometer  ao povo, e, com obras faraônicas no centro da cidade e esquecer da zona rural.

Glamour e felicidades marcam o casamento de Francisco Alan & Juliana


As felicitações de hoje vão para o mais novo casal recém casados, Francisco Alan e Juliana. O casal realizou uma linda festa de casamento na tarde deste sábado (24), no povoado Matinha cerca de 22 quilômetros de Afonso Cunha, com a presença de amigos e familiares.



A festa foi de muita alegria e com a presença de muitos Amigos e abençoada pelo Pastor Manoel Tertuliano da Assembléia de Deus de Afonso Cunha. 

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Trator despenca de caminhão e cai em Ladeira na localidade Caboclo.

(Foto/Byll Oh)
Um trator despencou de cima de um caminhão no início da tarde de de hoje (23), no povoado Caboclo, distante 06 quilômetros de Afonso Cunha. Segundo informações, a cinta que prendia o trator ao caminhão arrebentou provocando o acidente.
O trator era carregado na prancha de uma carreta. Apesar do susto,  ninguém se feriu.

O incidente aconteceu quando o motorista do caminhão subia a ladeira que dá acesso a chapada dos Japoneses.
(Foto/Byll Oh)

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA CAMPANHA CONTRA HANSENÍASE

(Foto/divulgação)

Pensando no cuidado com a saúde de nossa gente, a Prefeitura Municipal de Afonso Cunha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deflagra a campanha de Luta contra a Hanseníase. A campanha visa diagnosticar precocemente os casos de hanseníase com tratamento adequado e de qualidade.

Entre os dias 02 e 06 de fevereiro, os profissionais de saúde do município e as Unidades de Saúde da Família estarão com a atenção redobrada no sentido de alertar a população sobre o agravo da doença, bem como contribuir para eliminação do preconceito contra as pessoas afetadas e seus familiares.

A hanseníase é uma doença crônica, também conhecida como lepra. Fique atento, se uma área da pele apresenta queda dos pelos, manchas brancas ou avermelhadas, ressecada e com sensação de formigamento e dormência, isso pode ser hanseníase. Em alguns casos, também pode haver diminuição da força muscular. A doença afeta a pele e os nervos, e as manchas podem estar localizadas em qualquer parte do corpo. Normalmente, os locais mais comuns são as extremidades (braços, mãos, pernas e pés) e o rosto.

Durante todo o período da campanha, a Prefeitura e o Centro Municipal de Saúde pretende incentivar as pessoas a procurar um especialista como forma de atrair a atenção da sociedade para o agravo da doença.


Hanseníase tem cura. Seu preconceito também!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

A HISTÓRIA & BIOGRAFIA DO VEREADOR MARCOS CRISPIM


Líder político– estagiário – servidor público - Assessor - vereador - presidente do Poder Legislativo Municipal de Afonso Cunha/MA.
Marcos Antonio Ferreira Crispim, o vereador MARCOS CRISPIM, como é popularmente conhecido, nascido em Afonso Cunha em 06 de setembro de 1980, solteiro, e mora na Rua do Cajueiro neste município.
Marcos Crispim, servidor concursado da administração municipal  desde 2009.
Filho de Maria da Conceição Ferreira Crispim e Antonio Maria Crispim, líder político e atual vice-prefeito do município de Afonso Cunha, o que acabou lhe projetando na política.
Marcos Crispim iniciou suas atividades na política em 1992, como cabo eleitoral da candidata a prefeita Tânia e vice-prefeito o seu irmão Antonio Maria Filho (Eno Crispim), na época perdendo a eleição para o Sr. Antonio Américo Machado Bacelar. Foi secretário e chefe de gabinete dos então vereadores presidentes: Eno Crispim (2001-2004); Chiquinha (2007-2008) Chico Brito (2009-2010) e Carlos Magno (2011-2014).
Votação crescente
O vereador Marcos Crispim está no primeiro mandato de vereador.
Marcos Crispim foi filiado do partido (PV), mudou para o (PRB). Em 2008 foi candidato a vereador pela primeira vez no município de Afonso Cunha mais não conseguiu se eleger.     
Em 2012, Marcos Crispim foi eleito pelo (PRB), onde obteve uma grande votação partidária. Foi eleito com 5,16% dos votos. O vereador Marcos Crispim iniciou o mandato em 2013 ocupando o cargo de primeiro vice-presidente da Câmara Municipal.
No dia 1º de janeiro de 2015, Marcos Crispim, ocupa pela primeira vez, o mais importante e cobiçado cargo do Legislativo municipal, o de presidente.
Garantir a voz e a vez de todos:

“Nossa marca será de valorização, reconhecimento, harmonia e independência do Poder Legislativo, com produção parlamentar sintonizada com os interesses da comunidade, com ênfase a humanização e socialização das iniciativas, com respeito e reconhecimento de todos. Vamos dialogar com os segmentos da população, de forma a garantir a voz e a vez de todos, afim de que o Legislativo Afonsocunhense seja um exemplo de trabalho, dedicação e representação. Vamos integrar e sincronizar os interesses do Legislativo com os dos Poderes Executivo e Judiciário, para que Afonso Cunha mantenha seu pleno desenvolvimento social, econômico e participativo, para que nossos eleitores se orgulhem da escolha que fizeram. Isso não será uma meta, é uma determinação  que será conquistada por toda essa Legislatura”, discursou Marcos Crispim na posse como presidente.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Click: Parabéns Sebastião Pires!


Quem muda de idade hoje (20) é o amigo Sebastião Pires, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Afonso Cunha. A Ele o Blog rende homenagens fazendo votos de muita saúde e paz. Felicidades!

Click: Parabéns Zizete!


Quem muda de idade hoje (20) é a professora Zizete de Figueiredo (leia se Secretária de Educação). A Ela o Blog rende homenagens fazendo votos de muita saúde e paz. Felicidades!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Lavador de carros pega veículo de cliente e derruba muro em Afonso Cunha

Foto/WhatsApp
Um lavador de carros, que não teve a identidade relevada, provocou um acidente ao pegar o veículo de um cliente na tarde desta segunda-feira (19). O homem perdeu o controle da direção e acabou derrubando o muro de uma casa no bairro Campo Velho em Afonso Cunha. O acidente aconteceu no lava-jato próximo ao Posto Jainara. Segundo informações de testemunhas, o proprietário do automóvel deixou o veículo no lava-jato e saiu e antes do dono do veículo retornar, o lavador pegou o carro para lavar e ocasionou o acidente. Apesar da situação, ninguém ficou ferido. 


Não se sabe ainda o que causou o acidente, até o fechamento da matéria.

Inscrições para as 250 mil vagas do Sisu 2015 começam nesta segunda


O Ministério da Educação vai abrir nesta segunda-feira (19) as inscrições para primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo sisu.mec.gov.br. Não há um horário previsto para o início do funcionamento do sistema, segundo o Ministério da Educação. O prazo vai até as 22h59 desta quinta-feira (22). O resultado da primeira chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro.


O Sisu usa para fazer a seleção para as vagas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, disponibilizadas na última terça-feira (13). No total, são 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior.

Para concorrer, o estudante precisa informar o número de inscrição e a senha usados no Enem. Quem não lembra a senha pode solicitá-la no site do Enem.
DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS DO SISU 2015
VAGAS POR REGIÃO
Região
IES
Cursos
Vagas
Nordeste
42
2.107
83.700
Sudeste
43
1.395
52.964
Sul
22
1.053
28.511
Centro-Oeste
12
701
26.077
Norte
16
568
14.262
TOTAL
128*
5.631
205.514
VAGAS POR ESTADO
UF
IES
Cursos
Vagas
AC
2
45
2.070
AL
2
121
5.739
AM
2
132
2.870
AP
2
34
841
BA
10
396
13.045
CE
5
261
10.929
DF
2
96
2.155
ES
1
29
1.088
GO
3
208
6.897
MA
2
93
3.788
MG
18
754
24.900
MS
4
204
8.437
MT
3
193
8.596
PA
4
228
4.896
PB
4
310
15.049
PE
5
202
11.533
PI
4
195
7.919
PR
8
468
11.021
RJ
19
413
16.544
RN
4
220
10.054
RO
1
8
320
RR
2
43
958
RS
10
445
14.111
SC
4
140
3.379
SE
2
116
5.660
SP
4
199
10.432
TO
3
78
2.315
* OBS.: A Univasf está em 3 estados

Do total de vagas ofertadas por universidades federais, institutos tecnológicos e universidades estaduais nesta primeira edição do Sisu, 82.879 (ou 40%) estão destinadas a estudantes que atendam aos quesitos da Lei de Cotas, ou seja, que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas.

Pela lei, neste processo seletivo do Sisu, pelo menos 37,5% de suas vagas são para cotistas. Até 2016, as instituições deverão atingir o percentual de 50% de vagas reservadas.

Além da Lei de Cotas, algumas instituições promovem reserva de vagas por ações afirmativas, como vaga para deficientes, quilombolas ou um índice maior para alunos negros, pardos ou indígenas. No total, 12.825 vagas do Sisu são reservadas para ações afirmativas das universidades e institutos.

VEJA DEZ PASSOS PARA SE INSCREVER NO SISU

1) Escolha dos cursos
Ao efetuar sua inscrição, você deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. A escolha não precisa seguir uma lógica, um aluno pode escolher cursos que não têm nada a ver entre si, como medicina e letras, por exmplo. Também pode escolher cursos de instituições diferentes.

2) Tem direito às cotas?
Você fez todo o ensino médio em escola pública? Então é preciso definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições. Ao todo, 82.879 (ou 40%) estão destinadas a estudantes que atendam aos quesitos da Lei de Cotas, ou seja, que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas.

3) Como é a divisão das vagas para cotistas?
Das vagas reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, metade é destinada para alunos com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio. E ainda há um percentual das vagas são reservadas para estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
4) Monitore a nota de corte
Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota no Enem 2014 para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. Veja se com sua nota é possível entrar naquele curso. O ideal é monitorar até o final do prazo de inscrição.
VEJA A SUA NOTA NO ENEM

5) Você pode mudar de ideia
É possível mudar os cursos escolhidos quantas vezes quiser durante o período de inscrição. O que vale é os cursos definidos ao final do processo.
6) Onde vai estudar?
Se você escolheu um curso de uma universidade de outro estado, converse com sua família para ver como será possível estudar em outra cidade, e veja se a universidade oferece recursos como auxílio moradia para quem é de fora.
7) O que vai estudar?
As instituições oferecem quatro tipos de curso de graduação: licenciatura, bacharelado, tecnológico e Área Básica de Ingresso (ABI).
Na licenciatura, o curso dá diploma para atuar na educação básica. No bacharelado, o curso é de formação científica ou humanística, que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel.
O curso tecnológico confere ao diplomado competências para atuar em áreas profissionais específicas, caracterizadas por eixos tecnológicos, com o grau de tecnólogo. No curso ABI, após a conclusão de um conjunto básico de disciplinas é possível escolher entre duas ou mais formações acadêmicas.
8) Fazer o que quer ou fazer o que dá?
Muitos estudantes sonham com um curso muito disputado, mas a nota de corte é muito maior do que a nota alcançada no Enem. E agora? Vale analisar se realmente uma opção que não estava nos planos pode ser uma boa solução ou apenas um "quebra galho". Muitos alunos entram em cursos só porque a nota permite, mas acaba se arrependendo e nem chegam a fazer a matrícula.

9) Quando sai o resultado?
A primeira chamada de aprovados sai no dia 26. Os estudantes aprovados terão de 30 de janeiro a 3 de fevereiro para efetuar a matrícula na instituição onde passou. E deverá levar os documentos exigidos para a matrícula exigidos por cada instituição. Quem não foi chamado na primeira chamada pode se inscrever na lista de espera no site do Sisu e concorrer às vagas do curso que colocou como primeira opção que não tiverem sido preenchidas. A partir de 11 de fevereiro as instituições vão realizar novas chamadas para preencher as vagas.

10) Prouni, Fies e outras opções
Quem não entrou pelo Sisu, poderá se inscrever no Prouni, que oferece bolsas de estudos em universidades particulares. As inscrições serão abertas dia 26. Também pode concorrer ao financiamento estudantil (Fies) e cursar uma universidade particular pagando o curso depois de formado. O Ministério da Educação ainda oferece o Sisutec e o Pronatec, para quem quer cursar o ensino técnico profissionalizante.
Fonte: MEC/Inep