Dia D de vacinação contra a gripe mobiliza Técnico de enfermagem nos postos de saúde e Praça de Afonso Cunha

Foto: Por que nem todo mundo recebe vacina? 

O objetivo da vacina contra a gripe (influenza) é evitar casos graves e óbitos. Por isso, o Brasil, assim como todos os países que usam essa vacina, segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de vacinar os grupos com maior vulnerabilidade. Neste ano, o público-alvo da campanha são pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), crianças entre seis meses e dois anos de idade, profissionais de saúde, indígenas, pessoas privados de liberdade, além dos doentes crônicos e transplantados. São esses grupos que podem ter complicações e gerar outras doenças graves, como a pneumonia bacteriana. Além do mais, estudos mostram que, quando os grupos prioritários são vacinados, é quebrada a cadeia da transmissão de vírus.
 
Ajude o Ministério da Saúde a passar pra frente esse esclarecimento: compartilhe ;)

Ah, tire essa e outras dúvidas em nosso #FAQMS: http://www.blog.saude.gov.br/faqms-perguntas-e-respostas-sobre-vacinacao-contra-a-gripe/

Afonso Cunha - Neste sábado (20), está sendo realizado o dia D de vacinação contra a influenza, na praça da comunidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Afonso Cunha será imunizadas pessoas que fazem parte do grupo prioritário que devem tomar a vacina até o dia 26 de abril. A mobilização deste sábado (20) para a vacinação teve início, às 8 horas e vai até às 17 horas.

Em Afonso Cunha, a vacina vai estar disponível nos postos fixos, em posto volante. Os profissionais de saúde estão envolvidas na campanha. O grupo prioritário é composto por adultos com 60 anos ou mais, crianças menores de dois anos, gestantes, mulheres que deram a luz recentemente, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de trabalhadores de saúde.

Durante o dia D de vacinação contra a influenza, os postos de saúde também vão intensificar a vacinação contra a hepatite B. O objetivo é diminuir a incidência da doença, principalmente entre adolescentes e adultos jovens, que constituem a população mais vulnerável. Também estará disponível vacina contra o tétano.

Segundo dados do Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação contra a influenza pode reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% da mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60% e o risco global de hospitalização e morte, em cerca de 50% a 68%, respectivamente.

Dia D de vacinação contra a influenza

Sábado (20), das 8 às 17h.

Grupo prioritário

Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos
Gestantes
Crianças de 6 meses a menores de 2 anos
Puérperas
Comorbidades
Trabalhadores da Saúde que atuam no enfrentamento à Influenza

Vacinas disponíveis

Influenza Trivalente
Dupla Adulto (DT) - contra o tétano (atualização dos esquemas vacinais de rotina)
Hepatite B - 0 a 29 anos e grupos prioritários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perseguição! Após comerciante quebrar mureta que obstruía passagem de água, prefeito Arquimedes utiliza máquina do PAC para alagar estabelecimentos em Afonso Cunha

Coronel da Maldade! Maquiagem de praça nas margens do Riacho São Gonçalo deixa população desabrigada em Afonso Cunha

Alô Justiça Eleitoral! Aliado de Pedro Medeiros e Arquimedes Bacelar grava vídeo durante carreata com sacolas de dinheiro para compra de votos em Afonso Cunha