sábado, 27 de abril de 2013


Projovem adolescente junto com o peti Realiza  Comemoração do dia do índio.

Aconteceu na noite deste (27) no espaço do CRAS Conceição Crispim, uma série de atividades e apresentações em comemoração ao dia do índio e  mobilizou alunos do Pro jovem Adolescente e PETI
Na programação do evento houve a exibições de danças indígenas e desfile em comemoração ao dia do índio com os alunos do  Pro jovem Adolescente e PETI,no desfile teve premiação para a escolha da garota indígena.
Neste evento  teve a participação especial da secretaria de Assistência Social Iolandra Pereira e a secretaria adjunta Flavia Karina teve ainda a presença do  secretario de esporte Raimundo Grosso e a diretora do ateneu Jacilene a representante do idoso Deusimar.
























segunda-feira, 22 de abril de 2013

Vereador Marcos Crispim comemora chegada de amigo inesquecível


Vereador Marco Crispim e Wallas 

O vereador Marcos Crispim (PRB), comemora em clima de festa a chegada em Afonso Cunha de um amigo inesquecível, WALLAS que a muito tempo estava fora da cidade. WALLAS Atualmente trabalha em outro estado. Filho de uma grande personalidade conhecida na cidade, João de Deus Viana.

22 de Abril: Descobrimento do Brasil


Pedro Álvares Cabral, D. Manuel I e Duarte Pacheco: personagens centrais no descobrimento do Brasil.
Pedro Álvares Cabral, D. Manuel I e Duarte Pacheco: personagens centrais no descobrimento do Brasil.

Ainda hoje, a data de 22 de abril é marcada oficialmente como o dia em que a Coroa Portuguesa anunciou o descobrimento das terras brasileiras. Durante muito tempo, esse evento de dimensões históricas foi interpretado como o resultado de uma aventura realizada por corajosos homens do mar que se lançaram ao desconhecido e encontraram uma nova terra. Contudo, apesar de empolgante, existem outras questões por trás dessa versão da história que marcou o ano de 1500.

Mesmo antes de chegar ao Brasil, a Coroa Portuguesa estava inserida em uma acirrada disputa econômica onde os estados nacionais europeus disputavam a expansão de suas atividades mercantis. Dessa forma, cada avanço tecnológico, terra conquistada ou rota descoberta tornava-se um precioso “segredo de Estado”. Antes de sair anunciando uma conquista aos quatro ventos, os governantes daquela época avaliavam minuciosamente os interesses e circunstâncias que envolviam esse tipo de exposição.

Uma das primeiras pistas que nos indicam esse tipo de planejamento envolvendo o 
descobrimento do Brasil se deu quando Portugal exigiu a anulação da Bula Inter Coetera e a assinatura do Tratado de Tordesilhas. Afinal de contas, por que os portugueses repentinamente chegaram à conclusão de que uma nova divisão das terras coloniais deveria ser realizada? De fato, essa é uma das muitas outras questões que fazem a versão romântica do descobrimento cair por terra.

Quando chegamos em 1500, o rei português Dom Manuel I autorizou que o navegante Pedro Álvares Cabral organizasse uma esquadra que, segundo consta, deveria aportar na Índia. Para tal propósito foi designada o uso de oito naus, três caravelas, um navio de mantimentos e uma caravela mercante. Além disso, foram convocados aproximadamente 1500 homens, incluindo capitães, tripulantes, soldados e autoridades religiosas.

Entre esses vários participantes da viagem marítima estava o cosmógrafo Duarte Pacheco da Costa, que, segundo aponta alguns historiadores, tinha participado de uma expedição secreta que já havia chegado ao Brasil no ano de 1498. Além disso, um ano após essa sigilosa viagem, outros indícios apontam que os navegadores Américo Vespúcio e Vicente Pinzón também fizeram uma breve visita ao Brasil. Mais uma vez, fica difícil acreditar que os portugueses não sabiam o que estavam fazendo.

Para celebrar a partida de Pedro Álvares Cabral e seus experientes auxiliares para essa viagem ao Oriente, o rei organizou uma enorme festa de comemoração que contou com a presença de espiões de outras nações mercantis da Europa. Dessa forma, nada poderia levar a crer que os dirigentes portugueses tinham outro plano, senão, circunavegar a costa africana e – assim como Vasco da Gama – realizar um novo contato comercial com os indianos.

Contudo, mesmo estando muito bem amparada, a esquadra de Cabral “repentinamente” seguiu uma rota marítima completamente inesperada. As embarcações tomaram distância da costa africana e realizaram uma passagem pela ilha atlântica de Cabo Verde. Depois disso, seguiram uma viagem tranquila que percorreu 3600 quilômetros a oeste. Passados exatos trinta dias da passagem por Cabo Verde, os navegantes portugueses avistaram o famoso Monte Pascoal.

Chegando ao território brasileiro, inicialmente chamado de “Vera Cruz”, o escrivão oficial, Pero Vaz de Caminha, se pôs a tecer um relato sobre as terras, mas sem citar nenhum tipo de surpresa por parte de seus companheiros. Depois do reconhecimento das terras, Pedro Álvares Cabral não fez questão de contar pessoalmente sobre a presença de “novas terras” a oeste. Ao invés disso, partiu para a Índia e mandou o navegante Gaspar Lemos oficializar a descoberta levando a carta de Pero Vaz ao rei.

Apesar de tantas evidências justificarem a ação premeditada dos portugueses, não podemos deixar de salientar que o enfrentamento dos mares era uma tarefa de grande peso. As más condições de higiene, a falta de água e alimentos tornava a viagem um admirável desafio. Além disso, só depois da oficialização feita em 1500 é que se vivenciaram os tantos outros episódios que, ao longo dos séculos, explica a peculiar formação da nação brasileira.

Por Rainer Sousa
Mestre em História

sábado, 20 de abril de 2013

Campeonato Intermunicipal: Duque Bacelar vence a Seleção Afonsocunhense de 4 x 1


Seleção de Duque Bacelar
Seleção Afonsocunhense

Jogando em casa, no Estádio Pinheirão em Afonso Cunha, a Seleção Afonsocunhense perdeu para a Seleção de Duque Bacelar por 4 x 1  neste sábado (20) pela segunda partida do Campeonato Intermunicipal 2013.

O primeiro gool da partida foi marcado pelo Pelezinho camisa 09 aos 04 minutos do primeiro, e já aos 44 minutos o camisa 09 de Duque bacelar deixou tudo igual.  No segundo tempo a Seleção de  Duque bacelar marcou mais 02 garantindo a vitória de 4x1.

Com o resultado, a equipe Afonsocunhense precisa de  uma boa vantagem no jogo de volta, dia 05 de maio contra a Seleção de Miguel Alves-PI. A Seleção Afonsocunhense venceu no último dia 14, a Seleção Coelhonetense que jogava em casa, com um resultado de 3x0.  
Prefeito Leane, vice Atonio Maria, Vereadores: Sandra, Carlos Magno e secretários Municipal

Campeonato Intermunicipal: Início da partida entre a Seleção Afonsocunhense e A Seleção de Duque Bacelar

 Seleção Afonsocunhense
 Seleção de Duque Bacelar
árbitros

Teve início agora a partida  entre Seleção Afonsocunhense contra a Seleção de Duque Bacelar.

Aos 04 minutos  o camisa nove (pelé), da seleção Afonsocunhese já marcou o primeiro gool da partida. 

Jogo emocionante, a Seleção de Duque Bacelar marcou o segundo gool da partida com o camisa 09, deixando tudo igual. Seleção Afonsocunhense 1 x 1 Seleção de Duque Bacelar. 

Intervalo de jogo.
Veja o resultado completo no final da partida.

Nossos Parabéns de hoje é para o Secretário Municipal de Saúde José De Pinho



Hoje 20 de abril, tá completando mais um ano de vida o Secretário Municipal de Saúde, JOSÉ DE PINHO SANTOS FILHO. 

Zé de Pinho como é conhecido popularmente, está na pasta da Secretaria Municipal de Afonso Cunha à pouco tempo, mas pelo trabalho ardo que tem feito a frente da Secretaria parece já ter um bom tempo no comando.   O Portal Afonso Cunha deixa aqui uma mensagem especial em nome dos Afonsocunhenses com dedicação há você.

Felicidades para você, por este dia tão especial que é o seu aniversário.
Parabéns, que você possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e realizações.

Que seu coração, esteja sempre em festa, porque voce é um ser de luz e especial para Afonso Cunha.

Felicidades pelo seu aniversário.

Que seus caminhos sejam sempre premiados com a presença de Deus, guiando seus passos e intuindo suas decisões, para que suas conquistas e vitórias  seja constantes em seus dias.

É muito bom fazer parte deste momento em que todas as pessoas que gostam de você comemoram mais um ano da sua existência.

Você é uma pessoa muito especial, e se olhar ao seu redor esta todo mundo querendo lhe dar um abraço bem forte e dizer: Feliz Aniversário!!!

Parabéns por hoje, felicidades sempre.

Dia D de vacinação contra a gripe mobiliza Técnico de enfermagem nos postos de saúde e Praça de Afonso Cunha

Foto: Por que nem todo mundo recebe vacina? 

O objetivo da vacina contra a gripe (influenza) é evitar casos graves e óbitos. Por isso, o Brasil, assim como todos os países que usam essa vacina, segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de vacinar os grupos com maior vulnerabilidade. Neste ano, o público-alvo da campanha são pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), crianças entre seis meses e dois anos de idade, profissionais de saúde, indígenas, pessoas privados de liberdade, além dos doentes crônicos e transplantados. São esses grupos que podem ter complicações e gerar outras doenças graves, como a pneumonia bacteriana. Além do mais, estudos mostram que, quando os grupos prioritários são vacinados, é quebrada a cadeia da transmissão de vírus.
 
Ajude o Ministério da Saúde a passar pra frente esse esclarecimento: compartilhe ;)

Ah, tire essa e outras dúvidas em nosso #FAQMS: http://www.blog.saude.gov.br/faqms-perguntas-e-respostas-sobre-vacinacao-contra-a-gripe/

Afonso Cunha - Neste sábado (20), está sendo realizado o dia D de vacinação contra a influenza, na praça da comunidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Afonso Cunha será imunizadas pessoas que fazem parte do grupo prioritário que devem tomar a vacina até o dia 26 de abril. A mobilização deste sábado (20) para a vacinação teve início, às 8 horas e vai até às 17 horas.

Em Afonso Cunha, a vacina vai estar disponível nos postos fixos, em posto volante. Os profissionais de saúde estão envolvidas na campanha. O grupo prioritário é composto por adultos com 60 anos ou mais, crianças menores de dois anos, gestantes, mulheres que deram a luz recentemente, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de trabalhadores de saúde.

Durante o dia D de vacinação contra a influenza, os postos de saúde também vão intensificar a vacinação contra a hepatite B. O objetivo é diminuir a incidência da doença, principalmente entre adolescentes e adultos jovens, que constituem a população mais vulnerável. Também estará disponível vacina contra o tétano.

Segundo dados do Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação contra a influenza pode reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% da mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60% e o risco global de hospitalização e morte, em cerca de 50% a 68%, respectivamente.

Dia D de vacinação contra a influenza

Sábado (20), das 8 às 17h.

Grupo prioritário

Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos
Gestantes
Crianças de 6 meses a menores de 2 anos
Puérperas
Comorbidades
Trabalhadores da Saúde que atuam no enfrentamento à Influenza

Vacinas disponíveis

Influenza Trivalente
Dupla Adulto (DT) - contra o tétano (atualização dos esquemas vacinais de rotina)
Hepatite B - 0 a 29 anos e grupos prioritários.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

José Leane vistoria obras na Rua e Hospital Municipal



O Prefeito de Afonso Cunha José Leane (PMDB), esteve na tarde de hoje (19) fazendo uma visita as obras do Hospital Municipal.

A obra que Será Inaugurada no início de maio já está quase tudo pronto e visa melhorar as condições de vida da população. A rua de acesso está passando por uma ampliação. Ladeira rebaixada e muito mais. 



A obra deverá ser concluída de imediato, e será entregue oficialmente no início do mês de maio pela governadora Roseana Sarney, Secretário de Infraestrutura Luís Fernando e demais autoridades.