Pais poderão fazer exames de DNA de graça nesta quinta


SÃO LUÍS - Em homenagem ao Dia dos Pais, cujas comemorações transcorrerão, neste domingo (12), a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) prestará, nesta quinta-feira (9), das 9h ao meio-dia, na Praça Nauro Machado, atendimento jurídico e social às pessoas que necessitarem de orientação sobre o reconhecimento de paternidade. Estará disponível também no local um laboratório para a realização de coleta de material genético do pai e da mãe que estiverem em comum acordo para a realização do teste de DNA.

As atividades integram as ações de fortalecimento do Projeto Ser Pai é Legal. Lançado pela Defensoria Estadual, em agosto do ano passado, o projeto vem transformando a vida de muitas famílias maranhenses ao dar acesso gratuito a exames de DNA, necessários ao reconhecimento de paternidade, beneficiando crianças, adolescentes e adultos cuja filiação paterna é desconhecida e, portanto, não consta no registro civil.

O evento será aberto pelo defensor geral, Aldy Mello Filho, que dará as boas vindas aos participantes. Em seguida será realizada palestra ministrada pela psicóloga Jackeline Galdino sob o tema "Pais Possíveis".

Desenvolvido em parceria com a Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), por intermédio do Serviço Social da Indústria (Sesi), o Projeto Ser Pai Legal tem contribuído para a redução no número de investigações de paternidade ajuizadas pela DPE. Isso porque, ao disponibilizar gratuitamente exames de DNA aos seus assistidos, a instituição tem aumentado as chances e possibilidades de acordos extrajudiciais.

Segundo a coordenadora do Núcleo Psicossocial da DPE, Silene Gomes, nos últimos dias, com a intensificação da divulgação do projeto, sobretudo nos bairros da periferia de São Luís, mais de 20 pais que pretendem regularizar a filiação de seus supostos filhos procuraram a DPE. "Muitos dos casos que temos atendido são de pais que descobrem, depois de vários anos, a existência de um filho, fruto de uma relação do passado e que, após entendimento, concordam em fazer o reconhecimento oficial sem necessitar de ação judicial", destacou.

As informações são da Secom do governo do Estado.

Comentários

  1. Passei por aqui, para lê o seu blogue, e lhe deixar um Convite
    Admirável. Harmonioso. Eu também estou montando um. Não tem as Cores e as Nuances do Vosso. Mas, confesso que é uma página, assim, meia que eclética. Hum... bem simples, quase Simplória. E outra vez lhe afirmo. Uma página autentica e independente. Estou lhe convidando a Visitar-me, e se possível Seguirmos juntos por Eles. Certamente estarei lá esperando por você, com o meu chapeuzinho em mãos ou na cabeça.
    Insisto que vá Visitar-me, afinal, o que vale são os elos dos sorrisos.

    www.josemariacosta.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos comentários postados em nosso site serão primeiro moderados pelos administradores, e os comentários que forem maldosos, preconceituosos e impróprios ao site e aos nossos leitores não serão publicados.

Postagens mais visitadas deste blog

Perseguição! Após comerciante quebrar mureta que obstruía passagem de água, prefeito Arquimedes utiliza máquina do PAC para alagar estabelecimentos em Afonso Cunha

Coronel da Maldade! Maquiagem de praça nas margens do Riacho São Gonçalo deixa população desabrigada em Afonso Cunha

Alô Justiça Eleitoral! Aliado de Pedro Medeiros e Arquimedes Bacelar grava vídeo durante carreata com sacolas de dinheiro para compra de votos em Afonso Cunha