O pré-candidato a prefeito de Afonso Cunha, Almeida Neto, o Almeidinha, vem se movimentando com tanta agilidade para a disputa à Prefeitura Municipal que, em menos de dois meses, já angariou apoio das maiores forças municipais, estaduais e federais. 

Almeidinha se notabiliza, a cada dia, como um exímio articulador político. Na Câmara Municipal conseguiu arregimentar a maioria dos vereadores para a oposição, enquanto o grupo da situação desidrata com cada vez menos credibilidade depois que o empresário da oposição, Floriano, foi cooptado pelo prefeito Arquimedes. No Governo do Estado, o pré-candidato conseguiu não apenas o apoio total do governador Carlos Brandão, como o comando do partido, o PSB, que virá somar na futura coligação eleitoral. O vice-governador Felipe Camarão, do PT, também já declarou publicamente apoiar o pré-candidato Almeida. Nesta semana, ele conseguiu o apoio declarado do ministro dos Esportes André Fufuca, que lidera no estado o Partido Progressista (PP). Por articulação de Almeidinha, a legenda passa agora a ter dois vereadores na Câmara Municipal de Afonso Cunha, o vereador Evangelista Braga e Raimundo Pinho Borges, o Nó Cego. 

Enquanto nas esquinas de Afonso Cunha já se comenta que Arquimedes não anda muito satisfeito com o desempenho de seu pré-candidato, Pedro Medeiros, e já pensa em optar por outro nome, o grupo político de Almeidinha cresce em adesões e apoios. 

Na ponta do lápis, a soma disso com a insatisfação popular pode ser bem vantajosa para um pré-candidato, jovem, com entusiasmo e vontade de trabalhar pela mudança em um município já cansado da estagnação.