segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Prefeita de Chapadinha revela, por engano, esquema de contratação irregular de servidores comissionados

 

A prefeita do município de Chapadinha, Maria Ducilene Pontes, a “Belezinha” (PL), expôs acidentalmente, em um grupo de mensagens no WhatsApp, uma possível prática criminosa de contratação irregular de servidores públicos comissionados. A publicação, feita na noite deste domingo (26), continha a imagem de dois currículos com anotações manuscritas em blocos de notas adesivas, revelando que as contratações estavam diretamente relacionadas ao envolvimento das candidatas nas campanhas eleitorais de 2020 e 2024.

Em um dos bilhetes, referente a uma candidata chamada “Cláudia”, é mencionado que ela “trabalhou na campanha de 2020 e 2024”, com indicação para ser empregada nos programas sociais Criança Feliz ou Bolsa Família. Já no caso de outra candidata, “Sara”, a anotação destaca sua participação em campanhas políticas da prefeita e de seu esposo, o deputado estadual Aluísio, sugerindo várias áreas de lotação na administração municipal.

Após a divulgação involuntária da imagem no grupo “Imprensa 360”, que conta com a presença de políticos e comunicadores de todo o Maranhão, a prefeita rapidamente apagou a mensagem, mas a exposição já havia gerado repercussão. O episódio levantou sérias suspeitas sobre a existência de um esquema sistemático de contratação baseada em critérios políticos e eleitorais, evidenciando uma possível prática de compra de votos nas últimas eleições em troca de cargos na prefeitura.

Diante dessas revelações, o Ministério Público do Maranhão poderá instaurar uma investigação aprofundada para apurar as irregularidades, o que pode implicar em consequências legais para a gestão de Belezinha. Suspeita-se que o caso de Cláudia e Sara seja apenas a ponta do iceberg de centenas de outras contratações com critérios semelhantes dentro da administração municipal.

Fonte: https://matiasmarinho.com


sábado, 25 de janeiro de 2025

Luto! Morre o cearense Mestre Lucas Evangelista, poeta da Literatura de Cordel, aos 87 anos

 

Legenda: Mestre Lucas produziu diversos romances e canções, sendo um nome importante na Literatura de Cordel

Foto: Mapa Cultural/Secult/Reprodução

Artista ganhou destaque nas praças de Fortaleza e foi regravado por bandas de forró


Mestre Lucas Evangelista, reconhecido pela Literatura de Cordel e pela arte do repente, partiu aos 87 anos, na manhã deste sábado (25), deixando um legado no mundo das letras. Nascido em Crateús, no dia 6 de maio de 1937, teve contato desde à infância com as tradições culturais.

Começou a ver, ainda pequeno, as contações de histórias e cantorias com os pais. O artista se tornou poeta, repentista, escritor, compositor e violeiro, com reflexões poéticas das ruas de Fortaleza. A informação sobre o falecimento do Mestre Lucas Evangelista foi confirmada pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult).

"Neste momento de luto, estendemos nossas condolências a seus familiares, amigos e a todos que tiveram a honra de se encantar com sua obra. Que sua voz continue a ecoar nos corações daqueles que acreditam no poder da cultura popular cearense", descreveu a Secult em nota.

Mestre Lucas tem a obra gravada em centenas de folhetos, discos e gravações. As temáticas e linguagem usadas nas canções do artista levaram às regravações de cantores como Frank Aguiar e grupos como Calango Aceso e Mastruz com Leite.

TRAJETÓRIA

Ao viver em Fortaleza, Mestre Lucas Evangelista foi vendedor de folheto de cordel e violeiro, sendo a primeira apresentação na Praça dos Leões, no Centro da Cidade, como registra o Mapa Cultural.

Ao lado do irmão, Pedro Evangelista, também poeta e repentista, começou a cantar em outras praças de Fortaleza, indo para o interior e até para outros estados. Publicou centenas de romances, folhetos e gravou outras centenas de canções e poemas de cordel.

Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Almeidinha é recebido pelo vice-governador Felipe Camarão em São Luís

O ex-candidato a prefeito nas últimas eleições em Afonso Cunha, Almeidinha (PT),  é recebido pelo vice-governador Felipe Camarão (PT), em São Luís. Acompanhado do prefeito de Coelho Neto, Bruno Silva (PP), Almeidinha busca incansavelmente melhorias para Afonso Cunha, que sofre a amarga administração dos prefeitos Pedro Medeiros e Arquimedes Bacelar.

Em suas redes sociais Almedinha escreveu; “Hoje estivemos ao lado do prefeito @brunoasillva com nosso amigo e vice-governador do Maranhão @felipecostacamarao. Juntos, dialogamos sobre ações importantes para nossos municípios com foco na minha querida Afonso Cunha. Em 2025 tem muita coisa boa chegando”.

Afonso Cunha vive o momento mais triste de toda história, após a sua emancipação política. A cidade tem um prefeito, mas é administrada pelo ex-prefeito Arquimedes Bacelar, que manda e desmanda na prefeitura municipal.

Pedro Medeiro foi eleito com a campanha mais cara do estado do Maranhão, chegou até ser preso por compra de votos.

O Líder político Almeidinha continua em busca de melhoria para o município de Afonso Cunha, em busca de melhor qualidade de vida para a população que sobre os efeitos da ditadura afonsocunhense.