quarta-feira, 24 de maio de 2023

Brejo/MA - Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Direção do Hospital Municipal "Dr. Antenor Vieira de Moraes", emite nota sobre o fatídico episódio ocorrido na madrugada de domingo para segunda, o qual resultou em óbito da JovemMaria Clara Martins Santos.

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Direção do Hospital Municipal "Dr. Antenor Vieira de Moraes", vem a público, e a quem possa interessar, emitir a presente nota sobre o fatídico episódio ocorrido na madrugada de domingo para segunda, do corrente mês e ano, o qual resultou em óbito da Jovem "Maria Clara Martins Santos". Primeiramente, de já, externamos nossos sinceros e profundos sentimentos e pêsames a todos os familiares e amigos da Jovem "Maria Clara", por seu triste falecimento ocorrido na cidade de Chapadinha, em virtude de complicações físicas, oriundas quando da realização de procedimentos médico- cirúrgicos durante o parto e nascimento de seu filho.

A Direção Hospitalar desta cidade, sente-se no dever e no direito de informar à sociedade local que desde a sua entrada no dia 21 do mês corrente(mais precisamente às 21:32 horas) até sua saída (mais precisamente às 09:36 horas, do dia 22), das dependências do Hospital Municipal, com finalidade de que fosse feito o parto de seu filho, todo o corpo clínico deste órgão público empreenderam todos os esforços necessários para que o procedimento transcor-resse da melhor forma possível e o parto de seu filho, bem como sua recuperação fossem um momento de glória e felicidades.

Todavia, por motivos alheios à vontade da equipe médica deste Hospital Municipal e complicações intercorrentes da Paciente, houve a imediata necessidade de a mesma ser transferida para o "HAPA" na cidade de Chapadinha (MA), local na qual fora prontamente atendida, mas por infelicidade do destino não conseguiu se recuperar, tendo esta vindo a óbito.

Diante de tal fato, com olhos e ouvidos especuladores, sem sequer respeitarem a dor e o sofrimento dos familiares e amigos da Jovem "Maria Clara", por sua morte, algumas pessoas ressoaram na cidade, em especial utilizando-se das redes sociais, que o fator "morte" se dera por negligência, imprudência ou imperícia do corpo clínico hospitalar que atendeu a Paciente nesta cidade, especialmente o Médico " Dr. Sérgio Sousa Barbosa, CRM-3565".

Entretanto, temos a esclarecer, como dito acima, que tanto o Médico, Técnicos e Enfermeiros que atenderam a Paciente fizeram tudo o que podiam para salvar as vidas de "Maria Clara e seu Filho", tendo os mesmos ficados perplexos quando na notícia do falecimento da mãe.

Toda a equipe, em especial o "Dr. Sérgio" (Médico Cirurgião, Obstetra e Ginecologista), são profissionais gabaritados para realizarem tal procedimento, tendo ao longo dos anos mostrado seus empenhos, zelo e dedicação no que tange ao cuidado com seus pacientes, pelo que tal incidente se revelou como uma infeliz fatalidade, ao contrário do que algumas pessoas maldosamente tentam desenhar. Eis o que se tem a relatar no presente momento, colocando-nos à disposição dos Familiares para maiores esclarecimentos. Cordialmente e com extremo pesar, de já agradecemos a compreensão.

Ass.: A DIRETORIA DO HOSPITAL MUNICIPAL.



Empresária Afonso-cunhense é presa acusada de manter mulher sob condição de escravidão em Teresina.

 

A Secretaria Estadual de Segurança Pública, através da Polícia Civil do Piauí, realizaram nesta terça-feira (23/05), uma ação que resultou na prisão da empresária e fisioterapeuta, identificada como Francisca Danielly Mesquita Medeiros, acusada de manter J.S.F, de 27 anos, em condições análogas com às de escravidão, cárcere privado e maus-tratos, no bairro Ilhotas, na Sul de Teresina. A ação foi realizada pelo delegado Odilo Sena, titular do 6º Distrito Policial de Teresina, que confirmou que a mulher vivia desde os 12 anos de idade em condições degradantes. As informações são do portal 180 graus

 

A jovem chapadinhense de 27 anos, foi resgatada da casa da empresária Francisca Danielly Mesquita Medeiros, que foi presa pela Polícia Civil do Piauí./Foto: Reprodução.

 “Recebemos a denúncia através de uma pessoa próxima a vítima, abrimos o inquérito policial e iniciamos as investigações que chegaram a este caso estarrecedor. Essa jovem desde os 12 anos de idade vivia em cárcere privado, sendo obrigada a realizar todas as tarefas domésticas, onde a dona da casa a mantinha sob constantes ameaças, além das torturas físicas e psicológicas”, relatou o delegado. 

Nos depoimentos, durante os últimos 15 anos, foram pouquíssimas as vezes que a jovem tinha autorização para sair de casa. Não era permitido frequentar à escola. Na residência, além dos trabalhos domésticos, também era a responsável pelos cuidados de outra criança, filho da acusada, com autismo. 

Ainda de acordo com as investigações, a vítima é natural da zona rural do município de Chapadinha, do Maranhão, onde residia com os pais, veio para Teresina com a promessa de uma vida melhor. “Os pais da vítima são de baixa renda e possuem poucas instruções. A acusada, que é prima de 2º grau da jovem, trouxe a jovem para capital e, posteriormente, passou esconder informações sobre o paradeiro da moça”, completou Odilo, acrescentando que a família já havia tentado outros meios de resgatar a jovem sem sucesso.


terça-feira, 16 de maio de 2023

Brejo/MA - Programa Educação Conectada realiza a primeira etapa formativa.

 

Na manhã desta terça-feira, 16, foi realizada a primeira etapa formativa do programa Educação Conectada que reuniu os gestores da rede municipal de ensino. O Programa tem como objetivo principal promover o acesso universal à internet de alta velocidade e estimular o uso da tecnologia digital na Educação Básica. Para alcançar essa meta, o programa abrange quatro dimensões: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura, que devem trabalhar em conjunto e equilíbrio para que o uso da tecnologia tenha um impacto positivo na educação.







Prefeitura de Brejo realizará caminhada alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

A prefeitura Municipal de Brejo convida toda a sociedade brejense para se juntar a nós em uma importante caminhada alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Vamos fazer bonito e lutar juntos por um futuro seguro para nossas crianças e adolescentes. Contamos com a sua presença!

 🗓️Data: Quinta-feira, 18/05

⏰Horário: Concentração a partir das 7h00

📍Local: Praça de Nossa Senhora de Fátima

Não fique de fora dessa! Venha fazer parte desse movimento pela proteção e bem-estar de nossas crianças e adolescentes.