segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Brejo: Em Nova Pesquisa do Instituto Data Ilha prefeito Zé Farias lidera com mais de 50% das intenções de votos.

 

O instituto Data Ilha mais uma vez divulga uma pesquisa eleitoral sobre as eleições municipais na cidade de Brejo.

A nova pesquisa contratada pelo Diretório Estadual do Partido MDB foi realizado entre os dias 19 e 21 de agosto com 510 entrevistados.

A Pesquisa mais uma vez confirma a liderança absoluta do prefeito Zé Farias. Confira os números.

No questionamento (Estimulada) o prefeito Zé Farias aumenta sua liderança diante dos entrevistados e lidera com 56,1 % e em segundo lugar fica a pré-candidata Olívia Caldas com 37,3 %.

No questionamento (Espontânea) o prefeito Zé Farias lidera com 48,2% contra 29,0% da pré-candidata Olívia Caldas.

Rejeição

Quando é perguntado, qual dos pré-candidatos tem a maior rejeição, os entrevistados apontaram Olívia Caldas com 39,6% sendo a mais rejeitada.

O segundo colocado com a menor rejeição é o atual prefeito Zé Farias com 29,0%.

Sobre a avaliação do governo, de aprova ou não aprova, confira os números.

De acordo com a pesquisa, o governo do prefeito Zé Farias tem a aprovação de 69,3% e não aprova tem apenas 28,0%.

Confira.

No final, foi questionado: Pensando nas coisas que o Zé Farias fez até agora, você diria que ele merece ser reeleito? Os entrevistados responderam que sim e 64,1% concordaram em reeleger novamente o prefeito Zé Farias.

A pesquisa do Instituto Data Ilha está registrada no TSE sob o número do protocolo, MA-05940/2020.

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Brejo: Justiça Eleitoral analisa Pesquisa Eleitoral do Instituto IMAP e confirma legalidade nos números divulgados.

 


O Juiz Eleitoral de Brejo analisou o pedido do Partido Republicanos sobre as possíveis irregularidades da pesquisa eleitoral do Instituto IMAP que aponta o atual prefeito Zé Farias liderando todos os cenários.

 Após a análise, o Juíz Karlos Alberto Mota julgou que a empresa contratada cumpriu todas as regras da Justiça Eleitoral e que não houve erros no levantamento da pesquisa, ficando comprovado todos os dados divulgados.

 Confira a decisão na íntegra.



quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Prefeito de Cândido Mendes é preso durante operação por porte ilegal de armas.

 

Na manhã desta quarta-feira (19), o Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em parceria com a Polícia Civil, realizou a Operação Cabanos, que resultou na prisão do prefeito de Cândido Mendes, José Ribamar Leite Araújo, o “Mazinho Leite”.


Material apreendido na residência do prefeito de Cândido Mendes

De acordo com o MPMA, o prefeito foi preso em flagrante por porte ilegal de armas. Durante a operação foi encontrado também em sua casa mais de R$ 400 mil em espécie. O prefeito foi conduzido para a cidade de Godofredo Viana, onde será autuado por porte ilegal de arma de fogo.

Investigações

As investigações foram iniciadas após a identificação de suspeitas de fraude em uma licitação realizada em 2013, para aquisição de materiais de limpeza. Foi descoberto que os materiais eram fornecidos por uma empresa de fachada, localizado em Turiaçu, onde o suposto endereço, funcionava uma lotérica.

As investigações apontaram também a existência de irregularidades em diversos outros contratos envolvendo a compra de materiais médico-laboratoriais, manutenção de iluminação pública, reforma de hospitais e escolas, além da coleta de lixo.

Segundo o Gaeco, é estimado que os contratos irregulares geraram um prejuízo de R$ 3,35 milhões, desde 2013, aos cofres de Cândido Mendes.

Operação Cabanos

A operação foi solicitada pelo Ministério Público do Maranhão (PMMA) e expedidos pela Justiça de Cândido Mendes para cumprir mandados de busca e apreensão na sede da Prefeitura de Cândido Mendes, na residência de Mazinho Leite e em endereços de outros suspeitos, localizados nos municípios de São Luís, Cândido Mendes e Bom Jardim.

De acordo com o que foi solicitado pelo MPMA, o objetivo era apreender documentos relativos a processos licitatórios envolvendo o Município e diversas empresas que tinham contratos com a Prefeitura.

Participaram da Operação Cabanos 12 servidores do Gaeco e Segurança Institucional do MPMA. Da Polícia Civil, 7 delegados e 18 agentes cumpriram mandados em São Luís; 4 delegados e 3 policiais atuaram em Cândido Mendes e 1 delegado e 3 policiais realizaram a operação em Bom Jardim.

Fonte: O Imparcial


sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Brejo: policiais militares recebem homenagem por atos de coragem durante a enchente do dia 21 de abril.

 A cerimônia, realizada na sede da prefeitura municipal, homenageou os policiais que participaram: Francisco Firmino, Jairo Bacelar, Alexandre Ferreira e Herculano Nunes.

Na manhã desta quinta-feira, 06, o prefeito municipal de Brejo, Zé Farias (PDT), entregou um certificado de ‘Menção Honrosa’ a quatro policiais militares do décimo sexto batalhão, pelos serviços prestados às vítimas da enxurrada do dia 21 de abril no município. 

Após chuva torrencial e em razão do grande volume de água transbordada, famílias ficaram ilhadas em suas residências. A equipe da PM foi acionada para ajudar no resgate das vítimas. Os policiais também realizaram diversos levantamentos na cidade, identificando as áreas mais afetadas pela forte chuva.

O prefeito em agradecimento aos profissionais enviou a proposição à câmara municipal que foi aprovada no dia 26 do último mês. A cerimônia, realizada na sede da prefeitura municipal, homenageou os policiais que participaram: Francisco Firmino, Jairo Bacelar, Alexandre Ferreira e Herculano Nunes.


ASCOM PREFEITURA DE BREJO.

terça-feira, 4 de agosto de 2020

BREJO: NÚMERO DE ATENDIMENTOS MÉDICOS EM 2019 SUPERA O DE 2015 E 2016 JUNTOS.


Nos últimos três anos, o número de atendimentos médicos aumentou significativamente nas unidades de saúde do município. O crescimento é resultado direto do investimento realizado na atenção básica durante os últimos três anos e meio. Comparado ao último ano da gestão anterior, que registrou 22.547 atendimentos, houve um crescimento 262,2% em 2019. Os dados são do sistema E-Gestor do Ministério da Saúde.

Outra observação importante desses dados, é que o número de atendimentos médicos em 2017, primeiro ano da gestão Zé Farias (47.921), superou o número de atendimentos dos anos anteriores 2015/2016 (20.345/22.547). No geral, o gráfico mostra a evolução do serviço de atendimento ao público no setor mais importante para a população nesses últimos anos. Confira o gráfico na íntegra.

ASCOM PREFEITURA DE BREJO.


segunda-feira, 3 de agosto de 2020

BREJO: SECRETARIA DE SEGURANÇA JÁ EMITIU MAIS DE CINCO MIL DOCUMENTOS.


Para investir em segurança pública, o prefeito municipal Zé Farias (PDT), através da Lei nº 725/2017 de 30 de junho de 2017 criou a Secretária Municipal de Segurança, uma das primeiras iniciativas do governo, com o objetivo de atender as necessidades da população que residem na zona urbana e também nas comunidades da zona rural.

O atual sistema de segurança conta com a Guarda Municipal, Polícia Militar e Civil. Além dessas instituições, o município é assistido pelos policiais militares especializados – COSAR, ROTAM e Corpo de Bombeiros. O objetivo de unir forças com os demais órgãos de segurança pública foi pensando em reduzir ainda mais os índices de criminalidade no município.

O povoado de Palestina chamou a atenção das autoridades pela quantidade de assaltos e até mesmo roubo de veículos. A prefeitura contou com o apoio do secretário de segurança do Estado, Dr. Jefferson Portela, que possibilitou a implantação de um posto policial na comunidade e que hoje presta serviços à população local e região no combate a violência.

Outra ação muito importante e que retornou após 8 anos, foi a expedição de documentos para a população. Atendendo a solicitação do prefeito, o secretário de segurança Pedro Nunes instalou um local para receber e realizar o atendimento ao público.

A Secretaria já expediu durante esses três anos 3.998 carteiras de identidade, 635 carteiras de trabalho, 275 carteiras de trabalho digitais e 454 certificados de reservistas, totalizando mais de cinco mil documentos expedidos o que corresponde a quase 20% da população ativa do município.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Brejo.