sábado, 31 de agosto de 2013

Usuário do Facebook de Afonso Cunha usa grupo no Facebook para caluniar, difamar e injuriar pessoas na internet



O internauta conhecido na cidade pelo o nome de VALDO PINHEIRO, residente na Rua Francisco Machado no Bairro  de Fátima, município de Afonso Cunha, usuário de uma rede social “Facebook” muitas vezes esquece que as relações entre brasileiros, mesmo a realizadas na internet, estão sujeitas à lei.

A internet possui uma ampla área sem definição de normas, principalmente quando trata de relação entre pessoas e empresas de países diferentes, porém em muitos casos existe clara definição legal, em particular no Código Penal. Uma destas áreas já protegida pelas leis brasileiras é o que se refere aos crimes contra a honra: calúnia, difamação e injúria. Notadamente existe uma grande confusão sobre os termos dos textos postados pelo o elemento que nem se quer sabe o que é um computador.

O engraçadinho conta com o apoio do ex-candidato a prefeito de Afonso Cunha Como mostra o comentário no recorte acima contra o vereador Carlos Magno, e não pensa duas vezes  em caluniar, injuriar ou difamar pessoas.
Injúria ao Blogueiro do Portal Afonso Cunha

Injúria contra o prefeito de Afonso Cunha 
Calúnia ao prefeito de Afonso Cunha

Injúria contra a secretaria de segurança pública

Venho aqui esclarecer as diferenças para que o citado internauta não sejam penalizados sem o conhecimento, pois autor não pode alegar desconhecimento da lei. Desta forma segue a explicação sobre cada um dos crimes.

Considera-se que o ato de ofensa pode ser realizado via qualquer sistema (site, blog, mensageiros, e-mail, wiki). Normalmente, na internet, ocorre com textos escritos, mas pode ocorrer através de sistema de transmissão de voz e vídeo.


Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime:
Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa.
§ 1º - Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga.
§ 2º - É punível a calúnia contra os mortos.

Neste crime o autor divulga falsamente ato definido como crime a vítima, logo deverá existir alguma descrição correspondente no texto na lei como “fulano roubou a empresa X”. No texto citado houve uma correspondência com o crime de roubo, porém dizer que “fulano é ladrão” constitui uma declaração de uma falta de qualidade moral e não uma especificação de um fato criminoso, desta forma não pode ser descrita como calúnia. Já escrever “fulana traiu o marido no dia X” também não constitui calúnia porque já não mais existe o crime de adultério.

No crime de calúnia é necessário a intenção de divulgar fato falso definido como crime. Se não houve intenção de informar dado falso não constitui este crime, porém se houver dúvida na acusação e mesmo assim o autor a divulgou, será calúnia. Boa parte dos estudiosos do Direito (doutrina) alega que é necessário a intenção de ofender, porém não é consenso nos tribunais.

Calúnia só existe quando existe divulgação, logo é necessário que a falsa afirmação chegue ao conhecimento de uma pessoa que não seja o ofendido. Se for um e-mail ou mensagem eletrônica de conteúdo visto apenas pelas partes não trata-se, de calúnia.

Difamação     
                                            
Art. 139 - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

No crime de difamação trata da divulgação de fato ofensivo a reputação. Como a calúnia, também é necessário que chegue ao conhecimento de terceira pessoa, e que exista intenção de ofender, porém é importante distinguir que a acusação pode ser falsa ou verdadeira, ou seja, a divulgação de informação mesmo verdadeira que crie uma visão social negativa é difamação. O dano é ferir a reputação daquele para quem foi direcionado a acusação. Assim, a divulgação da acusação que uma pessoa traiu o seu cônjuge, mesmo que verdadeira, é considerada difamação.
Se o fato alegado constitui crime e for falso, trata-se de calúnia e não de difamação.

Injúria

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:
Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

Este crime trata do sentimento pessoal do acusado, logo não precisa ser divulgado para terceira pessoa para que ocorra, já que a mensagem direta entre dois internautas pode ser definida como injúria. Trata-se de afirmações ou atos que ataquem como negativas as qualidades do acusado.

Retratação

É o ato que permite que o autor, antes da sentença, nos casos de calúnia e difamação, negue a acusação alegada e propagada. Na injúria não é possível pois é um sentimento pessoal que não será restabelecido pelo novo posicionamento do autor.

Ameaça

Art. 147 - Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave:
Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

Outro crime comum existente na internet, é o crime de ameaça que está localizado no capítulo de Crimes Contra a Liberdade Individual. O fato de alguém escrever um scrap no Orkut ou mensagem em fórum intimidando uma pessoa com mal justo como por exemplo “eu vou te matar” ou “estarei de olho na sua família” são ameaças definidas como crime.

Observações

Os fatos considerados crimes para o efeito de calúnia não se encerram no Código Penal. Várias outras leis penais contem definições de crimes e penas como por exemplo: Lei de Direitos AutoraisLei de Proteção da Propriedade Intelectual de Programa de ComputadorLei de Proteção ao Meio Ambiente, etc.

Podem existir acusação de prática de dois crimes com o mesmo ato, como por exemplo calúnia e injúria através de uma afirmação falsa de crime que penalize emocionalmente e moralmente o acusado.

Existem alguns detalhes na lei dos crimes citados omitidos, por exemplo quando trata de acusações contra o presidente da república e chefes de Estado estrangeiro. A intenção é deixar o texto menor possível.

Conclusão


Espero que tenha sido claro e objetivo.

Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Afonso Cunha


Nesta última sexta-feira, aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Afonso Cunha sob a presidência do Vereador Marcos Crispim, em virtude da ausência do presidente Carlos Magno, presentes os vereadores: Chico Brito (PRTB), Zico Bento (PSD), Pedro Medeiros (PP), Sandra Costa (PV) e Fernanda Braga (PTN).

Na pauta do Grande Expediente foi apresentado o Requerimento de nº 10/2013, de autoria do vereador Pedro Medeiros, onde solicita do Poder Executivo Transporte Escolar para os alunos dos povoados São Pedro e Limão e também a conclusão da obra da Escola Municipal Marisa Duarte. Onde foi discutido pelos vereadores em seguida aprovado por unanimidade.

Foi apresentado também o Projeto de Lei de nº 10/2013, Que Dispõe Sobre o Plano Plurianual – PPA para o período de 2013 a 2017. O mesmo foi apresentado e encaminhado para a Comissão de Finanças e Orçamento para apresentação de parecer na forma do regimento da casa. Usaram da palavra nas Considerações Finais os vereadores Pedro Medeiros, Zico Bento e o Presidente Marcos Crispim. Nada havendo mais a tratar deu-se por encerrada a sessão. 

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Presos quatro integrantes da quadrilha que explodiram o Banco Bradesco, Casa Lotérica e Correios de Afonso Cunha


Geniel de Morais Vieira, de 24 anos e Lucas Rafael Bezerra Brito, de 22 anos

A polícia Militar já conseguiu prender quatro integrantes do bando que roubou a Casa Lotérica, Banco Bradesco e agência dos Correios em Afonso Cunha, na madrugada de quinta-feira (29). Segundo informações do 2º BPM, o crime aconteceu por volta de 02h05.
Cerca de sete suspeitos estavam em três veículos (dois Fiat Palio, um branco e outro prata; um VW Saveiro de cor azul) quando praticaram o assalto violento no município.
Para arrombarem os cofres os suspeitos utilizaram ferramentas pesadas, como um macaco hidráulico, duas alavancas e um pé-de-cabra.
Ao saírem da cidade os mesmos efetuaram disparos de pistola calibre 380 nos pneus e lataria da viatura do DPM, e ainda atearam fogo no Palio branco que eles utilizavam na localidade Quatis zona rura de Coelho Neto.
Logo após tomar conhecimento do fato, o comando do 2º BPM deslocou viaturas para pontos estratégicos de fuga. Diante do cerco os indivíduos abandonaram os carros e entraram no matagal.
A primeira dupla foi presa em Caxias. Os presos foram identificados como Geniel de Morais Vieira, de 24 anos, e Lucas Rafael Bezerra Brito, de 22 anos, ambos de Teresina (PI).
Com eles os policiais militares encontraram as armas utilizadas na ação, uma pistola calibre 380, com três cartuchos, um revólver calibre 38, com sete cartuchos e um revólver calibre 32 com dois cartuchos. Os dois assaltantes, os veículos, armas, seis celulares e demais objetos foram apresentados no 1º DP, em Caxias, para as providências legais.
Leonardo Gonçalves da Silva
Leonardo Gonçalves da Silva
Carlos Alexandre da Conceição Silva, vulgo “Carrapato”
Mais uma dupla foi presa hoje no vilarejo Brejinho, perto do Descanso entre a MA 034 e BR 316. Leonardo Gonçalves da Silva, também de Teresina e Carlos Alexandre da Conceição Silva, vulgo “Carrapato”.
dinheiro
Com os conduzidos os PMs encontraram uma pistola calibre 380, e a quantia de R$ 800,00 em espécie.

A polícia já sabe o nome dos demais integrantes é mantém os trabalhos de buscas para localizar o resto do bando. Os quatros assaltantes, os veículos, armas e demais objetos apreendidos foram apresentados no 1º DP para as providências legais.

Afonso Cunha: Escolas municipais promovem IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente


As escolas da Rede Municipal de Educação de Afonso Cunha/MA, promoveram nesta semana a etapa escolar da Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente - um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nos educandários e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. A ação foi coordenada pela Secretaria de Educação Zizete Figueiredo e se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos para debater temas, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as idéias consensuadas para as etapas seguintes.

Em Afonso Cunha, a dinâmica adotada nas unidades escolares foi de desenvolver durante o mês de agosto diferentes estudos com alunos de 6º ano a 8ª série, trabalhando os quatro elementos: terra, água, fogo e ar, relacionando-os com a realidade da comunidade onde a escola está inserida. Os alunos de cada turma foram divididos em grupos de pesquisa e, posteriormente, apresentaram o resultado do trabalho e suas propostas para os colegas de classe.

Em cada turma, os professores orientaram os trabalhos tendo por base os cadernos de estudos desenvolvidos especificamente para a conferência. Os alunos escolheram um único trabalho para representar a turma na data da conferência. Dessa forma, cada turma dos anos finais do ensino fundamental pôde apresentar para todos os alunos da escola, funcionários e comunidade seu tema de pesquisa e suas sugestões para tornar o espaço escolar e seu entorno mais sustentável.

Após as apresentações, os alunos votaram no trabalho e nos dois alunos que representarão a escola na etapa regional da conferência de onde sairão os representantes de nossa região para a conferência estadual.

A secretária de Educação, Zizete Figueiredo, destacou que o desafio foi envolver estudantes, professores, juventude e comunidade no enfrentamento do desafio de construir uma sociedade brasileira educada e educando ambientalmente para a sustentabilidade.

Polícia prende dois envolvidos na explosão e arrombamento as agências de Afonso Cunha-MA.


Após uma mega operação, os policiais militares do 2º BPM conseguiram capturar dois envolvidos nos arrombamentos ocorridos, na madrugada desta quinta-feira (29), em cidade de Afonso Cunha.

Segundo informações do 2º BPM, o crime aconteceu por volta de 02h05. 08 suspeitos em três veículos (dois Fiat Palio, um branco e outro prata; um VW Saveiro de cor azul), arrombaram o caixa eletrônico da agência do Bradesco, Casa Lotérica e dos Correios.

Para arrombarem os cofres os suspeitos utilizaram de ferramentas pesadas, como um macaco hidráulico, duas alavancas e um pé-de-cabra. Ao saírem da cidade os mesmos efetuaram disparos de pistola calibre 380 nos pneus e lataria da viatura do DPM, e ainda atearam fogo no Palio branco que eles utilizavam.
 
Logo após tomar conhecimento do fato, o comando do 2º BPM deslocou viaturas para pontos estratégicos de fuga. Diante do cerco os indivíduos abandonaram os carros e entraram no matagal.

Por volta das 14h dois dos suspeitos foram presos e identificados como Lucas Rafael Bezerra Brito de 22 anos, e Geniel de Morais Vieira de 24 anos, ambos oriundos de Teresina (PI). Com eles os policiais militares encontraram as armas utilizadas na ação, uma pistola calibre 380, com três cartuchos, um revólver calibre 38, com sete cartuchos e um revólver calibre 32 com dois cartuchos.


Os dois assaltantes, os veículos, armas, seis celulares e demais objetos foram apresentados no 1º DP, em Caxias, para as providências legais.  

No fechamento da matéria recebemos a informação de que mais 03 assaltantes foram capturados, agora já somam 05, portanto faltam apenas  03, o cerco continua.

Contribuição do Portal Coelho Neto

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Afonso Cunha: Encontrado um dos veículos usado na explosão do caixa eletrônico


Foi encontrado um veículo Pálio incendiado, de placa NNC 5637-Caxias-MA, na localidade Quatis, há 18 km de Coelho Neto/MA, usado pelo bando que explodiram Agência bancária do Banco Bradesco nesta madrugada de quinta-feira, 29, às 2h05min, em Afonso Cunha.

A agência foi invadida por homens fortemente armados em dois veículos. Segundo populares, a ação criminosa durou cerca de 20 minutos.

De acordo com a corporação, no momento em que parte do grupo estourava o caixa eletrônico da unidade financeira, outra teria se deslocado até a delegacia, onde realizaram vários disparos.

Segundo um dos reféns, oito homens fortemente armados e encapuzados explodiram o caixa eletrônico da agencia do Bradesco no município de Afonso Cunha. A quadrilha, também arrombou Agencia dos Correios, Casa Lotérica, disparou 18 tiros contra uma viatura da Polícia Militar, além de levado como reféns dois vigilantes e depois foram liberados. 


Afonso Cunha/MA: Bandidos fortemente armados explodem caixa eletrônico do Banco Bradesco


Agência bancária do Banco Bradesco foi alvo de bandidos, nesta madrugada de quinta-feira, 29, às 2h05min, em Afonso Cunha.

A agência foi invadida por homens fortemente armados em dois veículos. Segundo populares, a ação criminosa durou cerca de 20 minutos.

De acordo com a corporação, no momento em que parte do grupo estourava o caixa eletrônico da unidade financeira, outra teria se deslocado até a delegacia, onde realizaram vários disparos.



Os bandidos seguiram para a casa loteria e levaram tudo, em seguida foram até a agência dos correios e arrombaram o cofre.

No momento do vandalismo, os bandidos dispararam tiros. Paredes da delegacia e uma viatura do destacamento foram atingidas pelos tiros. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Após explodir o caixa eletrônico, arrombar os correios e a casa lotérica, os bandidos fugiram, em rumo ignorado.

Até o momento não há informações de quantos homens faziam parte e a quantia de dinheiro levada.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Redução de 3,06% na conta de luz no Maranhão


Foi aprovado durante reunião pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) o índice final da terceira revisão tarifária periódica da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) que atende dois milhões de unidades consumidoras localizadas em 217 municípios maranhenses. Consumidores residenciais terão redução nas tarifas de 5,77% a partir de amanhã (28). O efeito médio da revisão tarifária foi de uma redução de 3,06%.

O processo de Revisão Tarifária Periódica tem como principal objetivo analisar, após um período previamente definido no contrato de concessão (geralmente de quatro anos), o equilíbrio econômico-financeiro da concessão. A revisão tarifária da Cemar foi debatida em audiência pública. O efeito médio da revisão tarifária para todos os consumidores foi de uma redução de -3,06%.


Fonte: Cemar

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Caso Eletro Silas: Clientes de Afonso Cunha, Coelho Neto e Duque Bacelar continuam no prejuízo


Crise ou fim das Lojas Eletro Silas? No final do mês de junho deste ano, os Clientes dos Municípios de Afonso Cunha e Coelho Neto foram pegos de surpresa com o fechamento das lojas.

Após se passarem quase três meses a espera para receber os valores investidos, os clientes que tem consórcio na citada loja continuam sem saber a quem recorrer.

Batalha judicial

O Ministério Público solicitou o bloqueio das contas, corrente, poupança e outros bens do empresário Silas David. Também na época proibiu que o mesmo fizesse mais contratos de consórcio com outros clientes, meses após essa decisão o empresário não conseguiu manter as lojas funcionando e acabou fechando as portas sem dar explicações aos clientes.

Segundo as informações os bens continuam bloqueados e aguarda uma posição da justiça.

A reportagem do Portal tentou sem êxito o telefone do empresário Silas, para que o mesmo se manifestasse falando como anda o assunto na justiça, mais não teve sucesso.

Os clientes fazem filas na delegacia de Afonso Cunha, registra B.O e sãos orientados a procurarem a justiça para ser ressarcidos pelos danos causados pela Lojas Eletro Silas.

O proprietário das Lojas Eletro Silas, SILAS DAVID não atente mais o celular e nem responde mensagens de clientes via SMS ou FACEBOOK como mostra as imagens.

Com contribuição do Portal Coelho Neto

domingo, 25 de agosto de 2013

Bandidos armados assaltam vereador de Afonso Cunha próximo a cidade Santa Rita


O vereador e presidente da Câmara municipal de Afonso Cunha, Carlos Magno Duque Bacelar Sobrinho (PR), foi assaltado por três bandidos armados na BR 135 próximo a cidade Santa Rita, ontem (24), no início da noite, quando a vítima estacionava o veículo.
O Veículo Voyage do parlamentar apresentou um problema mecânico próximo à cidade Santa Rita, O vereador parou no acostamento para verificar o problema quando foi rendido pelos os bandidos fortemente armados. Os bandidos levaram os seus pertences; notebook, celular e a carteira da vítima.


O carro do parlamentar só não foi levado pelo os bandidos por está com problemas mecânicos.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Prefeitura municipal recupera vias de acesso urbano


Como parte dos compromissos de atuar na recuperação das ruas e dos bairros da cidade, de forma emergencial, o prefeito de Afonso Cunha José Leane de Pinho Borges (PMDB), iniciou o patrolamento e colocação de piçarras em vias urbanas. Conforme o Secretário de Obras do município José Lenilson, foi concluído os trechos: Sede ao povoado Santa Rita, Capoeiras ao povoado Brejo D´antas, sede ao Povoado Santa Fé, sede ao povoado Capoeiras, Sede ao povoado Vereda entre outras.  

 Obras


No Bairro Para – sempre e Bairro de Fátima os trabalhos já tiveram início hoje sexta-feira (23). O prefeito deu prioridade as vicinais, que estva em situações bem piores comparadas às vias centrais “ Vamos fazer um mutirão e parte do município já recebeu o patrolamento, depois seguiremos um cronograma que contemplará todos bairros”- comentou.

Prefeitura municipal de Afonso Cunha realiza Audiência Pública do Plano Plurianual (PPA)


A Prefeitura municipal de Afonso Cunha realizou na manhã desta sexta-feira (23), a Audiência Pública do Plano Plurianual (PPA). O evento aconteceu na câmara municipal e contou com a presença de vereadores, entidades religiosas, associações, sindicatos e sociedade civil. O ato serviu para definir os investimentos e atividades da Administração Municipal, para os exercícios de 2014 a 2017. 



A realização partiu do prefeito José Leane (PMDB), foi um sucesso na história de Afonso Cunha, tendo em vista que pela primeira vez um evento desses é realizado por uma administração no município. 


“A audiência pública é de extrema importância para a elaboração de um PPA. Porque aqui ouvimos a opinião de todos e a nossa proposta de governo sempre foi essa, um governo democrático e participativo. Tudo isso só reforça nossa administração para elaborar um plano com mais segurança. Só tenho a agradecer a participação de todos”, agradeceu o vice-prefeito Antonio Maria Crispim.

O PPA é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto no artigo 165 da Constituição Federal, regulamentado pelo Decreto 2.829 de 29 de outubro de 1998 e estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública para um período de 4 anos, organizando as ações do governo em programas em bens e serviços para a população. 

A audiência foi conduzida pela controladoria da prefeitura, e na ocasião cada secretaria nomeou um representante para fazer a explanação de sua pasta.


A participação na elaboração do PPA não acaba por aqui. quem tiver sugestões pode enviá-las para a Controladoria do município. Essa foi apenas a primeira etapa na elaboração do documento, que após a conclusão por parte do executivo, ainda será discutida na Câmara Municipal.