quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Escola do Município de Afonso Cunha Passa Momentos de Terror Causado por Irmão do Deputado Mágno Bacelar.

De acordo com a certidão de ocorrência nº 043/2011, a Escola municipal Francisco Pereira da Luz, situada no povoado Lagoa dos Pássaros à 15 km de Afonso Cunha, foi invadida hoje por volta das 14hs30min, pelo o autor conhecido por: Marco Antonio, Irmão do deputado estadual, Mágno Bacelar, conhecido por “Nota 10”. Durante a aula e enquanto a professora realizava uma prova de Religião com as crianças.

Segundo a professora Cleudinice Machado da Costa, Marcos Antonio e mais 04 elementos tiraram as crianças da escola para cometer o delito, e que além da invasão ainda subtraíram todos os móveis, eletrodomésticos e utensílios domésticos da Escola, causando um verdadeiro terror as crianças e a professora.

A escola ficou completamente vazia, até as carteiras escolares os elementos levaram.
BOLETIM DE OCORRÊNCIA
A Escola municipal Francisco Pereira da Luz Foi inaugurada dia 04 de agosto de 2011.
Reveja o post da Inauguração.

Prefeito José Leane Realiza Lançamento do Consórcio Público do Leste Maranhense

A Prefeitura Municipal de Afonso Cunha-Ma, Realizou ontem dia 04/08 o sonho de pais e alunos do povoado Lagoa dos Porcos, com a inauguração da tão sonhada escola FRANCISCO PEREIRA DA LUZ.
(Nova Escola)
Aquela velha escola de taipas onde muitas crianças estudavam por não ter outra opção de qualidade de ensino é coisa do passado, hoje estão sorrindo de felicidade por estarem em um outro recinto educador com mais qualidade e conforto.
(Esola Antiga)
A inauguração contou com a presença do prefeito José Leane, ex-prefeito Dr. Mário Bacelar, secretária municipal de educação Zizete Figueiredo, vice governador Washington Luís ( PT- MA), secretários estadual e municipal.
Durante a inauguração o prefeito foi homenageado por dezenas de alunos daquela escola, com poesias, abraços e agradecimentos.


Após a solenidade as autoridades retonaram à Afonso Cunha, as 14hs00 teve início no ginásio de esporte a abertura do lançamento do Consórcio Público Intermunicipal do Leste Maranhense, com a participação de várias autoridades dos municípios do Leste do Maranhão, como a presença ilustre do Vice Governador do Estado do Maranhão, Washington Luís ( PT- MA.



A cerimônia contou com a presença de prefeitos das cidades do leste maranhense, e alguns de seus representantes. bem como, os prefeitos de Afonso Cunha ( José Leane), o Prefeito de Duque Bacelar ( Flávio Furtado), O prefeito de Buriti de Inacia Vaz ( Nenêm Mourão), o Vice Prefeito de Aldeias Altas (Dr.Tinoco) o representante do Prefeito de Coelho Neto,( Domingos Dias ), o representante do Prefeito de Codó- Ma, o Sub Secretário de Desenvolvimento Agrário do Maranhão, o vice-presidente estadual do PEN ( Partido Ecológico Nacional ), Mário Felipe, o Presidente da Câmara de Afonso Cunha, Carlos Magno Duque Bacelar Sobrinho, o Representante da Casa Civil do governo do Maranhão, o vice prefeito de Afonso Cunha-Ma, (Antonio Maria Crispim, a Presidente da Associação de Vereadores da Micro Região de Coelho Neto ( Aurilania Barros),  vereadores e secretários dos municípios que compõe o Leste Maranhense.

Com o público muito participativo e atento aos discursos proferidos por autoridades, haviam faixas que pediam melhorias nas estradas, o Asfaltamento da MA- 123, saneamento básico, dentre outros debatidos nesta quinta e protocalados, para serem encaminhados á governadora do estado e também aos ministros da presidente Dilma.

Cada membro da mesa discursou durante 5 minutos, dando o seu aval a respeito deste importante consórcio para região leste maranhense.
A presidente da Associação de vereadores da Micro Região de Coelho Neto, destacou alguns avanços que viram através deste eventos,  que fortalecerá, a vida de cada município, como também a economia, a educação e estrada, Aurilania Barros destacou a participação de todos os vereadores neste papel de legislar em prol da comunidade e de todos, sem oposição e somente com trabalho e dedicação.

O vice Governador elogiou a administração do prefeito José Leane, pela a coragem e a determinação, se comprometeu com este consórcio por documentos, se colocando a disposição de todos os prefeitos, disse ainda que a MA-123 precisa de urgência para ser feita e que iria sempre manter a população informada pois não mediria esforços para a realização, acompanhou desde o inicio o evento, e esteve sempre atento as palavras por lá proferidas, ele se solidarizou com as famílias que vivem em casas de taipa a vários anos, e disse que são muitas que existem na zona rural, e até o fim do mandato e Roseana, será excluído do Maranhão todas as casas de taipa que existirem no interior do estado. Ele elogiou esta iniciativa dos prefeitos, e disse está muito feliz pela receptividade do povo Afonsocunhense e da comunidade em geral.
O vice-governador ainda caiu na dança com a secretária municipal de meio ambiente Iolandra Pereira, aproveitando a alegria do público presente.
O evento encerrou-se, ao meio dia  de hoje 05/08.

Afonso Cunha comemora o dia Nacional do Idoso em Grande estilo

Em clima de festa a prefeitura municipal de Afonso Cunha, em parceria com a secretaria de assistência social, realizou um grande evento em comemoração ao dia Nacional do Idoso nesta terça feira, 27/09 . O evento aconteceu no ginásio de esporte situado na rua Zilmar Bacelar,  Bairro Trizidela.

O prefeito José Leane esteve presente no evento, juntamente com os vereadores, Raimundo Grosso e Chico Furtado, a secretária de Assistência Social (Iolandra Pereira), Assistentes Social, e Coordenadores.

O evento contou com um público de mais de 100 Idosos, ouvindo atentamente as palestras com o Enfermeiro Pablo com tema: Hipertensão, Nutricionista (Nayana)  tema: alimentação saudável.  

Os Idosos apresentaram uma coreografia conhecido na região como dança da peneira, uma dança que requer muito equilíbrio e força física.

As 17hs30 o evento foi encerrado no ginásio de esporte, as 19hs o evento iniciou novamente com um novo estilo desta vez com uma festa exclusiva para o pessoal da 3ª Idade com músicas ao vivo com o FORROZÃO RECORDY. Os Idosos  curtiram e dançaram até altas horas.
 ENVELHECIMENTO
O envelhecimento faz parte de nossa vida! É um processo natural que se inicia no momento em que nascemos. Não é questão a ser aceita ou tese da qual se possa discordar. A gente envelhece e pronto. Não há, porém, limites estabelecidos para o término de nossa caminhada neste mundo. Temos é que manter sempre acesa a chama do entusiasmo, pois a vida tem encantos para aqueles que gostam dela.
Em nossa sociedade, porém, envelhecer é passar da atividade para a passividade. Isso significa deixar de fazer para que façam pela gente, deixar de ser cidadã/ão, deixar de ser família, etc. Assim limitadas e isoladas, as pessoas perdem a razão de viver. É como se as pessoas idosas não tivessem valor, habilidades, direito à opinião própria, etc. Algumas expressões que se ouvem em nossa sociedade, e até em nossas famílias, em relação às pessoas idosas mostram essa mentalidade: "lugar de velho é em casa", "está ficando igual a criança, quer participar de tudo", "velho não tem mais nada para aprender".
Na Bíblia, também podemos perceber que a atitude frente às pessoas idosas nem sempre foi tão pacífica ou tão tranqüila como, às vezes, ouvimos e afirmamos. Podemos perceber na leitura da Bíblia que as pessoas idosas não têm uma vida sem problemas, sem dificuldades. Mas a exortação quanto ao respeito, à valorização da sabedoria dos mais velhos sempre aparece. O Salmista, por exemplo, compara as pessoas que andam com Deus como árvores viçosas cheias de vigor e de frutos mesmo na velhice (Sl 92.13-15). A Bíblia nos mostra um horizonte diferente daquele que percebemos na nossa sociedade.
"Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda quando tiverdes cabelos brancos, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei."
(Is 46.4)

A família, a comunidade e a sociedade precisam dignificar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua liberdade, autonomia, bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. No contexto social temos várias formas agradáveis de viver esta fase da vida, participando de grupo de idosos, de dança, artesanato, realizando viagens, fazendo caminhadas, mantendo-se atualizado, freqüentando cursos e, desta forma, preenchendo significativamente o nosso envelhecer.

domingo, 25 de setembro de 2011

Criado revólver que só dispara na mão do dono

Por Giuliana Miranda, da Folha de S. Paulo:
São Paulo – Um pesquisador decidiu encontrar um meio radical – antes existente apenas na ficção científica – para diminuir a violência e os acidentes domésticos: um revólver que só dispara quando reconhece o microchip implantado na mão de seu dono.

 
O sistema funciona por meio de detecção por rádio. É o mesmo sistema usado, entre outras coisas, para reconhecer os cartões do metrô.
“É um método muito eficiente e, além disso, um dos mais seguros do mundo”, afirma Mário Gazziro, professor da USP de São Carlos e criador do projeto, batizado de “arma inteligente”.

De acordo com ele, o revólver equipado com o sistema de detecção é capaz de disparar em velocidade semelhante a dos “comuns”, o que permitiria, por exemplo, que fosse usado normalmente pela Polícia ou pelo Exército.

Fã de “paint ball”, Gazziro uniu sua experiência nas partidas com uma ideia saída do filme “Distrito 9″. No longa, as armas dos alienígenas não funcionam nas mãos dos humanos.

“Muitas vezes, as armas roubadas de quem tem porte ou mesmo de policiais são usadas contra seus donos em assaltos. Além disso, há cada vez mais acidentes com jovens que encontram as armas dos pais em casa. O sistema de identificação evitaria que isso acontecesse.”

Para adaptar o conceito do filme à realidade, ele usou um microchip comum e já amplamente empregado nos Estados Unidos.

O dispositivo, pouco maior que um grão de arroz, tem um número único de identificação por radiofrequência. É por meio dele que o leitor na arma reconhece o dono.

“O procedimento para implantar o microchip é rápido e praticamente não há inconvenientes”, diz o cientista.
E ele sabe o que está falando. Além de criador, Gazziro foi também a primeira cobaia de seu sistema.

Implante

Há um ano, ele se submeteu a uma microcirurgia com anestesia local – similar à usada para inserir implantes hormonais contraceptivos. O microchip foi colocado pouco abaixo do dedo mínimo. O local é estratégico: tem um bom ângulo para o sistema de detecção da arma e também é uma área com alta concentração de gordura e poucos vasos sanguíneos.

Riscos

Para ser usado no Brasil, o sistema de microchip precisa, primeiro, ser liberado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o que não tem previsão para acontecer. Nos EUA, o chip foi aprovado pelo FDA (órgão americano que regula alimentos e remédios) em 2004.

Como qualquer dispositivo eletrônico, o mecanismo está sujeito a fraudes. Mas a possibilidade de alguém clonar a identificação -a exemplo do que acontece com cartões de crédito- é remota.

“É possível, mas é realmente complicado e exige conhecimentos técnicos avançados. Um criminoso comum não teria esse tipo de habilidade”, avalia Gazziro.

Flamengo sofre, mas derrota América-MG e volta a vencer após 10 jogos


Flamengo sofre, mas derrota América-MG e volta a vencer após 10 jogos
Reprodução/ESPN
Foi sofrido, chorado, e com um gol no fim. Mas o Flamengo, enfim, voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo virou contra o lanterna América-MG, venceu por 2 a 1 e conseguiu triunfar após 10 partidas de jejum na competição.

Os rubro-negros começaram mal a partida e viram o América-MG ir para o intervalo à frente no placar com um gol de Kempes, de pênalti. No entanto, Deivid e Thiago Neves marcaram na etapa final para dar os três pontos para os cariocas.

Na próxima rodada, o Flamengo vai até a capital paulista para encarar o São Paulo, no domingo. Já o América-MG vai jogar no sábado, contra o Palmeiras, no Canindé.


O jogo

O Flamengo começou a partida disposto a acabar com a má fase nos primeiros minutos. Os rubro-negros pressionavam a marcação e buscavam as finalizações. A primeira chance aconteceu aos sete minutos, quando Renato Abreu cobrou falta de longe e a bola passou raspando o travessão de Neneca. Acuados, os visitantes não chegaram perto do gol carioca e erravam muitos passes no meio.

Vendo que o Flamengo não levava muito perigo, o América-MG passou a tentar mais o ataque e em sua primeira chance quase abriu o placar, aos 16 minutos. Kempes arriscou de fora da área e obrigou Felipe a fazer grande defesa. Quatro minutos depois, os mineiros perderam oportunidade incrível. Kempes foi lançado, passou pelo goleiro Felipe e conseguiu tocar para fora.

O Flamengo seguia com muita dificuldade de atacar e viu o América-MG abrir o placar aos 29 minutos. Luciano foi derrubado na área por Bottinelli e o árbitro marcou o pênalti, que foi cobrado com categoria pelo atacante Kempes.

O revés foi sentido pelos rubro-negros, que quase sofreram o segundo quando o goleiro Felipe saiu errado e por pouco não deu a bola para André Dias. O lance fez com que todos no banco de reservas do Flamengo pedissem calma aos jogadores em campo. Os donos da casa só voltaram a assustar aos 35 minutos, quando Bottinelli tocou para Jael, mas o atcante finalizou fraco, nas mãos do goleiro Neneca.

Nos minutos finais, o panorama seguiu o mesmo e o América-MG ainda teve chance de ampliar aos 44 minutos. O volante Amaral cobrou falta no ângulo esquerdo de Felipe, que se esticou todo e espalmou para escanteio. Com isso, os rubro-negros foram para o intervalo sob vaias da torcida no Engenhão.

Após a péssima etapa inicial, o técnico Vanderlei Luxemburgo voltou para o segundo tempo com três alterações: Diego Maurício, Thomás e Deivid entraram nos lugares de Maldinado, Bottinelli e Jael, respectivamente. No entanto, nos minutos iniciais, mesmo tendo mais posse de bola, o Flamengo viu o América-MG ter a primeira boa chance com Sheslon, mas o lateral finalizou por cima do gol de Felipe.

Os donos da casa responderam aos oito minutos quando Leonardo Moura chegou até a linha de fundo e cruzou rasteiro. No entanto, a bola passou no meio da pequena área, na frente de Deivid e Thiago Neves, que não conseguiram chegar a tempo de colocar para a rede. O lance animou os flamenguistas, que chegaram ao empate aos 16, quando leonardo Moura novamente chegou pela direita e cruzou para Deivid cabecear para o gol, sem chance para Neneca.

Depois do empate, o Flamengo passou a dominar amplamente o confronto, mas deixava espaço para os contra-ataques do América-MG. Só que os cariocas buscavam os cruzamentos para área, enquanto que os mineiros não encaixavam os avanços.

Nos minutos finais, o Flamengo seguiu melhor e quase conseguiu o virada aos 41, quando Thiago Neves cobrou falta e obrigou Neneca a se esticar para salvar os mineiros. No entanto, dois minutos depois não teve jeito: após uma série de chutes ao gol, Thiago Neves precisou de duas oportunidades para cabecear e colocar a bola para o fundo da rede para acabar com e jejum de vitórias no Campeonato Brasileiro e dar números finais à partida.

sábado, 24 de setembro de 2011

Acontecimento da Semana

 
Prefeito José Leane e equipe da FUNASA visitaram hoje dia 24/09, povoados que estão sendo contemplados com kits sanitários.

Semana Nacional de Trânsito - Escolas do município de Afonso Cunha/MA, realizou manifesto e gincana cultural, dia 23/09 com o tema: “Trânsito LegalJuntos podemos salvar milhões de vidas.

Secretaria de educação lançou a Biblioteca Itinerante dia 23/09 na praça da comunidade frente a prefeitura municipal, com palestras de combate  as drogas, teatro e apresentações culturais.

Na semana Nacional do Trânsito, uma tragédia com uma VAN de Chapadinha que transportava 17 pessoas, cinco mulheres, sete homens e cinco crianças. Nove pessoas morreram e oito ficaram gravemente feridas.

Mortos
Alcione Rodrigues Sousa (Ótica Canaã)
Adoril de Meneses Chagas
Natan Sales de Sousa
Cleones Rodrigues Sousa
Marcela
Vangleide
Antonio Alves

Crianças
Clara
Mateus Luan (filho de Vangleide)

Feridos

Claudionor
Clelson
Domingos R. Sousa Filho
Keyla
Ângela da Conceição

Crianças
Erik (filho de Ângela)
Mayk (filho de Ângela)
Sara (uma das gêmeas – está na UTI em Imperatriz)

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Em Afonso Cunha, Semana Nacional de Trânsito teve passeata pelas principais Ruas para chamar a atenção de alunos.

Afonso Cunha - Cerca de 300 alunos de escolas públicas  de Afonso Cunha (MA) participaram hoje (23) de um manisfeto e uma gincana cultural como parte da programação da Semana Nacional de Trânsito 2011. Este ano, o tema  trânsito legal.  Junto Pode Salvar Milhões de Vidas.
 
O objetivo é alertar sobre a importância do uso do cinto de segurança e do respeito ao pedestre e ao limite de velocidade da via. Os alunos também receberam material educativo sobre o tema.
De acordo com os professores, essa iniciativa é uma forma de as crianças saberem desde cedo o que é certo e o que é errado no trânsito. “Procuramos falar sempre aos nossos alunos da importância do cinto de segurança, da faixa de pedestre e sinalização, e hoje virmos que as crianças estão por dentro desse assunto.”
Os estudante disseram  que iriam repassar aos pais o que aprenderam hoje “Em casa, vou chamar minha mãe e meu pai para contar sobre a importância do cinto de segurança e sinalização, e quero que eles usem sempre, e quero que meu pai dirija na velocidade da rua, não quero que ele corra. Correr não é bom porque você pode sofrer acidente de automobilístico”, disse.
Para reduzir o número de acidentes é preciso que cada um faça a sua parte. “A idéia desta semana é conscientizar os motoristas para diminuírem o número de vítimas de acidentes automobilísticos.”
Afonso Cunha é uma cidade com a taxa de acidentes quase 0%.
O manifesto foi organizado pela equipe da escola Ateneu Duque Bacelar envolvendo Professores, coordenadores e diretores.
Apoio: Prefeitura municipal de Afonso Cunha
Governo Democrático e Popular.
Vejas as fotos
Fotos: Jovelina

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

MPMA aciona prefeito de Magalhães de Almeida por publicidade irregular

A Promotoria de Justiça de Magalhães de Almeida ingressou na última terça-feira, 20, com uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito do município, João Cândido de Carvalho Neto. O motivo da ação foi a publicação de publicidade oficial com objetivo de promoção pessoal do prefeito e de outras pessoas.

O anúncio foi publicado em 31 de dezembro de 2009, em um jornal de grande circulação de São Luís, em um caderno denominado “Retrospectiva 2009”. Além de uma foto do prefeito e sua esposa, o texto possuía declaração expressa a respeito do terceiro mandato de Neto Carvalho (como é conhecido) à frente do Executivo Municipal.

Para o promotor de Justiça Ossian Bezerra Pinho Filho, autor da ação, o prefeito feriu os princípios constitucionais da moralidade, legalidade e impessoalidade na administração pública, além de causar danos ao erário, já que houve o pagamento de publicidade que caracteriza uma ação de promoção pessoal com recursos públicos.

A nota fiscal do serviço, emitida pelo jornal, é relativa a “serviço de publicidade prestado aos dirigentes do Município de Magalhães de Almeida/MA”, embora tenha sido emitida em nome da empresa Espublicidade Ltda. A soma desses fatores, de acordo com o promotor, são suficientes para caracterizar a improbidade administrativa.

Caso seja condenado pela Justiça, João Cândido de Carvalho Neto estará sujeito a penalidade como o ressarcimento do dano causado aos cofres municipais, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por cinco a oito anos, proibição de fazer contratos ou receber benefícios do poder público por cinco anos e pagamento de multa de até 100 vezes a sua remuneração enquanto prefeito de Magalhães de Almeida.

Fonte:Jornal Pequeno São Luis

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Poucas e Boas!

Quarta - feira, 21 de setembro de 2011

Um funcionário comissionado da base aliada da prefeitura de Afonso Cunha – MA, faz duras críticas ao  prefeito em um meio de comunicação local...

Coisas da Política

Guerra entre pré-candidatos da oposição pela presidência do partido (PP), em Afonso Cunha-MA...

Correria, vai e vem de vereadores em busca de nova filiação em partidos...

Marido de pré-candidata a prefeita e funcionário do Sistema Mirante de Comunicação implantam canal da concorrente REDE RECORD e uma Rádio FM em Afonso Cunha...

Força Policial

Policiais de uma cidade do interior do Maranhão usa viatura da Polícia para transportar amigos (as) para se divertir em festa em outra cidade do interior do estado, fora do destacamento...

Prefeitura Municipal de Afonso Cunha e Assistência Social Promove evento em comemoração ao dia Nacional do Idoso dia 27 de Setembro 2011



A prefeitura municipal de Afonso Cunha em parceria com a Secretaria de Assistência Social está promovendo um evento em comemoração ao dia  Nacional do Idoso, que acontecerá dia 27 de setembro (Terça-feira). O evento será realizado no Ginásio de esporte no Bairro Trizidela a partir das 14hs00min.

Programação

 A abertura iniciará a partir das 14hs00mim, haverá várias apresentações cultural, palestra com o enfermeiro Pablo Malta, palestra com a nutricionista Mayana Carolline, alimentação para os Idosos e as 19hs o baile de confraternização.

Realização: Prefeitura municipal de Afonso Cunha
Governo Democrático e Popular.

Novo ministro do Turismo dá nome a seis escolas no interior do Maranhão




Quarta - feira, 21 de setembro se 2011
 (Breno Fortes/CB/D.A Press)

Por: Correio Braziliense.com.br

Gastão Dias Vieira é um nome muito conhecido em seis cidades do interior do Maranhão. Para os moradores desses municípios, não se trata apenas do deputado federal que virou ministro do Turismo. Seis escolas municipais levam o nome do mais novo integrantes do primeiro escalão da Esplanada, que conseguiu sair de um resultado desastroso nas urnas em 2008, quando disputou a prefeitura de São Luís, para o melhor desempenho eleitoral entre os candidatos a deputado federal do estado em 2010. Na disputa pela prefeitura, Gastão recebeu 9.508 votos e amargou a sexta posição. Na briga pelo quinto mandato de deputado, no ano passado, recuperou o vigor nas urnas e terminou como o mais votado, com 134.665 votos.

Três das seis cidades onde as escolas receberam o nome do parlamentar tiveram participação decisiva nessa votação. Em Lagoa do Mato, Gastão recebeu 2.758 votos, 54,8% do total válido. Ou seja: mais da metade dos eleitores do município escolheu o deputado para uma cadeira na Câmara. O artigo 37 da Constituição Federal estabelece a impessoalidade como um dos princípios da administração pública. Isso significa que o Estado não pode se orientar por práticas que beneficiem de alguma forma a imagem de um agente público, como é o caso dos nomes de políticos vivos dados a escolas, postos de saúde, ruas e bairros.

Mudança na legislação

Com base nessa interpretação da Constituição, o Ministério Público já moveu diversas ações civis públicas em todo o país para coibir a ilegalidade. O Maranhão é o único estado onde a Constituição local foi alterada para permitir nomes de políticos vivos em prédios públicos. A modificação foi feita para que o prédio do Tribunal de Contas do Estado (TCE) recebesse o nome da governadora Roseana Sarney (PMDB). Gastão trabalhou como secretário de Educação num dos governos de Roseana, entre 1995 e 1999. Praticamente toda a sua atuação na Câmara é pautada por temas de educação, o que explica seu nome em escolas de municípios que compõem seu reduto eleitoral.

Uma das escolas é o Centro de Ensino Gastão Dias Vieira, em Lagoa do Mato. Uma grande festa marcou a inauguração do colégio em 2008, segundo a secretária de Educação do município, Aldaíres Guimarães Lopes. “O deputado estava presente. Ele vinha sempre nos visitar, é muito comprometido com a educação.” A escolha do nome da escola, conforme Aldaíres, foi uma homenagem do município e da própria comunidade escolar.

Em Santa Helena, a Escola Gastão Dias Vieira passou por uma reforma completa em 2009, como contam servidores do colégio ouvidos pelo Correio. A Unidade de Ensino Deputado Federal Gastão Dias Vieira, no município de Afonso Cunha, recebeu esse nome no ano de fundação: 1999. A diretora da escola, Sônia Terezinha Maia da Silva, acredita que a homenagem ocorreu pelo fato de Gastão ter sido secretário estadual de Educação. “Ele agora vai ser ministro e tomara que olhe para a nossa cidade, que é muito carente. O deputado não aparece na escola.” Os outros três colégios com o nome do parlamentar estão em Alto Alegre do Pindaré, Cedral e São Bernardo.

Doações

Instituições de ensino particulares estão entre os maiores doadores da campanha de Gastão a deputado federal em 2010. Quando foi secretário de Educação, o Tribunal de Contas da União (TCU) questionou a aplicação de um repasse feito pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O TCU, porém, acatou as justificativas apresentadas por Gastão e aprovou as contas, com ressalvas.

Como deputado federal, suas principais emendas tinham como objeto o Ministério do Turismo. Gastão buscou destinar recursos para divulgação de eventos e infraestrutura turística. Ele também assinou convênios com a pasta, como Secretário de Planejamento do Maranhão em 2009 e 2010, para investimentos turísticos no estado. Em entrevista ontem, o novo ministro do Turismo disse que sua prioridade é a Copa do Mundo de 2014, com programas de qualificação para trabalhadores. Ele cobrou mais recursos para a pasta.

“O orçamento do Turismo, tenho informação parcial, foi extremamente contingenciado, foi bastante reduzido. A tarefa do novo ministro será certamente buscar mais recursos para recompor o orçamento”, afirmou.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Nasa diz que satélite vai cair na Terra nesta semana

Terça feira, 20 de setembro de 2011 
A agência espacial norte-americana, a Nasa, informou que um satélite desativado em 2005 deve cair nesta sexta-feira, 23, na Terra. Cientistas acreditam que a maior parte do equipamento, que tem 10,6 metros de comprimento, 4,5 metros de diâmetro e pesa 6,5 toneladas, será incinerada na queda.

Há uma previsão, no entanto, de que até 26 peças, com um peso total de 500 quilos, possam resistir ao atrito e cair em algum ponto da Terra.

Destroços devem cair em áreas desabitadas

O satélite Uars (Satélite de Pesquisas da Atmosfera Superior) foi colocado em órbita em 1991 e utilizado durante 14 anos para medir a camada de ozônio.

A Nasa ressaltou que a chance de que uma peça do satélite atinja uma pessoa é “extremamente pequena”, de cerca de 1 em 3.200. Ainda de acordo com a agência, o mais provável é que os destroços do Uars caiam no mar ou em regiões desabitadas.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Santos vence clássico com o Corinthians, que deixa a liderança após 17 rodadas

Segunda feira, 19 de setembro de 2011
Equipe do Parque São Jorge agora ocupa o terceiro lugar na tabela, atrás de Vasco e São Paulo


O Corinthians, enfim, teve seus maus resultados punidos com a perda da liderança do Campeonato Brasileiro. E o responsável por tirar o time do Parque São Jorge da primeira colocação foi o Santos, que venceu o clássico no Pacaembu por 3 a 1, de virada.

Com a derrota, o Corinthians continua com 43 pontos ganhos e termina a 24ª rodada na terceira colocação. A equipe paulistana liderava o campeonato desde o fim da 7ª rodada, quando venceu o Bahia por 1 a 0, em Salvador.

O líder do Brasileiro agora é o Vasco, que estava provisoriamente na ponta desde sábado, quando goleou o Grêmio e chegou a 45 pontos ganhos. O outro time à frente do Corinthians na classificação é o São Paulo, que goleou o Ceará no sábado e chegou a 44 pontos.
Na quarta-feira, São Paulo e Corinthians se enfrentam no Morumbi, em duelo importantíssimo para as pretensões de ambas no campeonato. Quem vencer pode até assumir a liderança, dependendo do resultado do Vasco, que enfrenta o Atlético-GO em São Januário, na quinta-feira.

O jogo
Ao ver as duas escalações com três atacantes, Muricy Ramalho chegou a duvidar da ofensividade dos dois times. Mas, usando as palavras do técnico do Santos, "o que estava no papel se confirmou na prática". Com menos de dez minutos, ambas as equipes criaram oportunidades de abrir o placar.

O Timão entrou em campo disposto a usar as pontas e segurar os laterais adversários abrindo Willian pela direita e Emerson mais solto pela esquerda, prendendo, respectivamente, Léo e Danilo e dando opções para Alex na missão de fazer a bola chegar a Liedson.

O Peixe, por sua vez, tinha Alan Kardec posicionado quase como um centroavante ao lado de Borges, deixando com Neymar a função de se mexer para levar a bola que os meio-campistas não conseguiam entregar. Postura estática que nada tinha a ver com a constante movimentação dos homens de frente do Corinthians.

De tanto buscar espaço, os mandantes do clássico criaram uma surpresa fatal. Aos 12 minutos, Emerson encontrou o lateral direito Alessandro quase na linha de fundo pela esquerda. O camisa 2 jogou na pequena área e nem adiantou Léo salvar na linha do gol. A constante rotação já tinha deixado livre também Liedson, que dominou o rebote e colocou nas redes.

Tite respirou fundo com o gol e logo ordenou aos seus comandados que dessem, ao menos, um passo para trás. O Santos estava confuso, obrigando Neymar a transitar entre as intermediárias para fazer a função de meia, já que Henrique e Ibson não conseguiam nem organizar a saída de bola. O Peixe tinha volume, mas não criatividade, e parava em Julio Cesar, autor de defesas complicadas no primeiro tempo.

Posicionado no contra-ataque, o Corinthians tinha Emerson solto para confundir a marcação e Willian sempre pronto para receber a bola e driblando Léo como queria. Assim, só não ampliou no primeiro tempo porque encontrou Rafael. O Timão ainda contava com um Liedson nada satisfeito em ser só referência. O camisa 9 saia da área, vencia seus marcadores e chegou a acertar o travessão.

Sem alternativas, Muricy inverteu Henrique e Ibson, deixando a saída de bola para o ex-jogador do Flamengo. O problema é que os ataques sempre paravam em Henrique, que errava passes demais. Falhou tanto que foi esquecido pelo Corinthians. Sorte do Santos, já que, aos 37 minutos, o volante ficou sem marcação na área após cobrança de escanteio e empatou o clássico.

Irritado com a própria falha, o Timão só conseguiu responder ao gol no primeiro tempo em cobrança de falta cobrada por Alex. O Peixe, por sua vez, soube se aproveitar não só do placar igualado, mas dos minutos de conversa nos vestiários para, enfim, ter uma organização na chegada ao ataque.

Ibson voltou para o segundo tempo mais acordado para ser o homem a carregar a bola ao ataque, deixando que Neymar fizesse só o que sabe: importunar os defensores adversários. O camisa 11 santista soube executar tão bem suas qualidades que seu time entrava na área do Timão como queria.

Mais recuado, Alan Kardec passava a encarar sempre de frente seu marcador ou, em velocidade, não tinha ninguém à frente. Assim, só não marcou aos seis minutos, nas costas de Ramon, porque Julio Cesar executou um milagre com os pés. O caminho para colocar a bola nas redes, porém, estava claro.

Perdido, o Corinthians deu duas oportunidades seguidas ao Santos no mesmo lance, sempre no setor de Ramon. Na primeira, Julio Cesar salvou o gol de Neymar. Na segunda, Alan Kardec cruzou para Borges, livrar, selar a virada aos nove minutos do segundo tempo.

O Timão que, antes do jogo ouviu sua torcida dizer que o "bicho" ia pegar se não vencesse, se sentiu pressionado. Tite corrigiu sua defesa trocando Ramon por Welder e abriu mão de Willian e Ralf para renovar a criação ofensiva com as entradas de Jorge Henrique e Danilo. Partiu para cima, ignorando espaços ampliados para o rival contra-atacar.

O técnico corintiano, que mais uma vez ouviu com frequência os gritos de "burro", ainda pôde comemorar a expulsão de Henrique, que cometeu duas faltas duras na etapa final e recebeu o cartão vermelho aos 21 minutos do segundo tempo. Em campo, porém, nem parecia que havia alguma equipe com um a menos.

Diante do desespero de um Corinthians que deixa de ser líder, triunfou um Santos mais tranquilo e envolvente. O gol de Alan Kardec, aos 35 minutos, aproveitando falha de Paulinho, desacostumado a atuar na cabeça de área, e desvio de Chicão contra as próprias redes, só confirmou o quadro. Com "terror" prometido pela torcida corintiana.

Para completar a péssima tarde de domingo no Corinthians, Alex caiu no gramado, desmaiado, após choque na intermediária defensiva do Santos. A situação causou apreensão até nos adversários e o meia, já acordado, saiu de campo na ambulância. Uma das últimas cenas de um clássico a ser esquecido pelo Timão.