O ex-candidato a prefeito de Afonso Cunha Floriano é a nova pedra no sapato do todo poderoso prefeito Arquimedes Bacelar. Com os resultados do 1º turno das eleições do último dia 07, Bacelar já começa a tremer na base com medo da votação expressiva do grupo oposicionista de Floriano, que sem comitê, cabos eleitorais e recurso pra campanha, conseguiu o voto de simpatia do cidadão e cidadã afonsocunhense, ficando em segundo lugar contra (1.494 votos) obtidos com muito sacrifício por Arquimedes.

O ex-candidato a prefeito transferiu para seus candidatos Marcos Caldas (997 votos) e Gastão Vieira (1.182 votos), tendo os dois ficados sem mandato, mas ascendeu uma luz de liberdade em Afonso Cunha. A vereadora Fernanda Braga e seu pai Nonato dos Correios conseguiram a quarta posição obtendo (264 votos) para Belezinha e ó ex-prefeito José Leane (MDB), transferiu para seu estadual Fábio Braga (255 votos) e teve a terceira posição para o seu federal Aluisio Mendes (445 votos). O ex-prefeito Mário Bacelar conseguiu transferir apenas (203 votos) para Ana do Gás estadual e (276 votos) para Edilázio, federal respectivamente.

Roseana Sarney que tinha o apoio da oposição obteve (2.373 votos) ficando a frente de Flávio Dino que foi reeleito, mas obteve no município apenas (1.872) votos, cuja rejeição foi o retrato do alto nível de de incompetência do prefeito Arquimedes Bacelar, que fez uma campanha rica, com comitê lotado de cabos eleitorais e pressão nos funcionários públicos do município.

Com os resultados da votação e o contraste para 2020, o prefeito que se cuide para não perder os restantes que sobraram.