O pré-candidato Almeida Neto (PT), o Almeidinha, conversou, nesta véspera do Dia do Trabalhador, 1º de maio, sobre seus projetos e propostas para a futura candidatura a Prefeito de Afonso Cunha. Empresário bem-sucedido, ele desponta como uma renovação política local e a novidade nas eleições municipais deste ano. Com muitas ideias para transformar a realidade do município, ele destacou que um dos principais motivos que o fizeram entrar na disputa foi perceber a falta de perspectivas de empregabilidade e renda para a população. 

Durante a conversa, Almeida citou dados do IBGE, mostrando que o município de Afonso Cunha tem mais da metade de sua população, 54,9%, com rendimentos mensais de até meio salário-mínimo. Como se sabe, no município, a Prefeitura não cumpre nem a Constituição Federal no pagamento dos salários dos servidores públicos municipais, que determina a unificação do mínimo em todo o território nacional e “reajustado periodicamente para garantir seu poder aquisitivo”. 

“Agora me responda: o que um pai de família consegue fazer com 600 reais? As estatísticas mostram que o número de pessoas ocupadas em Afonso Cunha é de 5,85%. Um absurdo total”, aponta o pré-candidato. 

Almeidinha revelou que pretende incluir, nas suas futuras propostas de governo, a criação de uma Agência Municipal de Empreendedorismo e Renda, com recursos a serem reservados em um Fundo Municipal para estimular a criação de projetos para a população, além da vinda de consultores do Sebrae e do Banco do Nordeste para orientarem as pessoas a abertura do próprio negócio e obtenção de linhas de financiamento de créditos ou microcréditos. 

“A melhor forma de homenagear o trabalhador de Afonso Cunha não é com pão e circo, mas com trabalho e renda decente”, afirmao pré-candidato.