NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Direção do Hospital Municipal "Dr. Antenor Vieira de Moraes", vem a público, e a quem possa interessar, emitir a presente nota sobre o fatídico episódio ocorrido na madrugada de domingo para segunda, do corrente mês e ano, o qual resultou em óbito da Jovem "Maria Clara Martins Santos". Primeiramente, de já, externamos nossos sinceros e profundos sentimentos e pêsames a todos os familiares e amigos da Jovem "Maria Clara", por seu triste falecimento ocorrido na cidade de Chapadinha, em virtude de complicações físicas, oriundas quando da realização de procedimentos médico- cirúrgicos durante o parto e nascimento de seu filho.

A Direção Hospitalar desta cidade, sente-se no dever e no direito de informar à sociedade local que desde a sua entrada no dia 21 do mês corrente(mais precisamente às 21:32 horas) até sua saída (mais precisamente às 09:36 horas, do dia 22), das dependências do Hospital Municipal, com finalidade de que fosse feito o parto de seu filho, todo o corpo clínico deste órgão público empreenderam todos os esforços necessários para que o procedimento transcor-resse da melhor forma possível e o parto de seu filho, bem como sua recuperação fossem um momento de glória e felicidades.

Todavia, por motivos alheios à vontade da equipe médica deste Hospital Municipal e complicações intercorrentes da Paciente, houve a imediata necessidade de a mesma ser transferida para o "HAPA" na cidade de Chapadinha (MA), local na qual fora prontamente atendida, mas por infelicidade do destino não conseguiu se recuperar, tendo esta vindo a óbito.

Diante de tal fato, com olhos e ouvidos especuladores, sem sequer respeitarem a dor e o sofrimento dos familiares e amigos da Jovem "Maria Clara", por sua morte, algumas pessoas ressoaram na cidade, em especial utilizando-se das redes sociais, que o fator "morte" se dera por negligência, imprudência ou imperícia do corpo clínico hospitalar que atendeu a Paciente nesta cidade, especialmente o Médico " Dr. Sérgio Sousa Barbosa, CRM-3565".

Entretanto, temos a esclarecer, como dito acima, que tanto o Médico, Técnicos e Enfermeiros que atenderam a Paciente fizeram tudo o que podiam para salvar as vidas de "Maria Clara e seu Filho", tendo os mesmos ficados perplexos quando na notícia do falecimento da mãe.

Toda a equipe, em especial o "Dr. Sérgio" (Médico Cirurgião, Obstetra e Ginecologista), são profissionais gabaritados para realizarem tal procedimento, tendo ao longo dos anos mostrado seus empenhos, zelo e dedicação no que tange ao cuidado com seus pacientes, pelo que tal incidente se revelou como uma infeliz fatalidade, ao contrário do que algumas pessoas maldosamente tentam desenhar. Eis o que se tem a relatar no presente momento, colocando-nos à disposição dos Familiares para maiores esclarecimentos. Cordialmente e com extremo pesar, de já agradecemos a compreensão.

Ass.: A DIRETORIA DO HOSPITAL MUNICIPAL.