A Prefeitura de Brejo tem buscado alternativas para combater possíveis casos do novo coronavírus (Covid-19) no município. Na última segunda-feira, 11, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou as atividades do Centro de Referência para pacientes com sintomas gripais, no prédio que funcionava o Posto de Saúde do bairro Quintas, na Avenida Joaquim Cirilo. Inicialmente a unidade funcionará das 08h às 13h, de segunda a sábado, exclusivamente para atender pessoas com sintomas gripais, semelhantes ao coronavírus.

“Ressaltamos que, os pacientes com sintomas gripais devem procurar o Centro de Referência da Gripe, somente em casos de emergência. Pessoas com sintomas leves da gripe, devem permanecer em casa, em isolamento social, por no mínimo 14 dias, a fim de serem evitadas aglomerações e proliferação da doença”, informou a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Fratyelle Carvalho.

O Centro vai contar com médicos, enfermeiros e o atendimento será feito da seguinte forma: o paciente que procurar o Centro de Referência vai passar por uma avaliação prévia e será encaminhada para um médico, que irá verificar os sintomas. Caso seja necessário, o paciente vai fazer os exames laboratoriais específicos.

“Temos acompanhado com preocupação o número crescente de casos confirmados da Covid-19 no interior do estado. E, ao mesmo tempo em que nos preocupamos, agimos tomando medidas como esta de abrir um Centro de Referência específico para atender pacientes suspeitos. É mais uma ação de uma serie de tantas outras que temos adotado em nosso município para combater essa epidemia”, declarou a Secretária Municipal de Saúde, Pollyanna Martins.

Os serviços do Posto de Saúde do bairro Quintas foram transferidos temporariamente para o Centro de Saúde Coronel Antônio Guilherme, mais conhecido como IPEM, na Rua Coronel Antônio Manoel.

SECCOM/Brejo