Hoje, sábado, 12 de maio, é a data de maior mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza. A expectativa do Ministério da Saúde, que realiza a campanha, é de que os postos de vacinação fiquem abertos para intensificar a ação em pessoas que fazem parte do grupo de risco, as mais vulneráveis aos efeitos da gripe.

Na cidade de Brejo, os Postos estarão atendendo neste sábado, 12 de maio, das 08h às 17h: Centro de Saúde IPEM, UBS do Centro, UBS Zé Gomes, UBS bairro Areias, UBS de Palestina, no Colégio Diocesano Ateneu Costa Bacelar, no bairro Estrada Nova no Colégio Sagrado Coração de Jesus e bairro Escalvado na Unidade Escolar Senador Clodomir Millet.

Dentre as pessoas que fazem parte do grupo, são: crianças de 6 meses a 5 anos; pessoas com mais de 60 anos; gestantes; mães com até 45 dias após o parto; profissionais da saúde; professores da rede pública e particular; portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide; pacientes com baixa imunidade, como pessoas com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia, portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter, além de funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, como adolescentes internados em instituições socioeducativas.

Os tipos de vírus incluídos para a campanha de 2018 são o H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata. Para se imunizar, é preciso apresentar documento de identificação com foto; cartão de vacinação, se tiver e, caso necessário, documento que ateste fazer parte do grupo de risco. A vacina não costuma ter reações. Em poucos casos, a pessoa pode sentir uma pequena alergia na pele, no local da aplicação. Além disso, há quem pense que o imunizante provoca gripe, o que não acontece, uma vez que o vírus inativado não tem risco de contaminação.

Fonte: SEMUS DE BREJO/MA.