Imagem ilustrativa

A iluminação pública é um dos principais elementos para garantir segurança nas cidades maranhense. Mas parece que a administração pública de Afonso Cunha não está com os olhos voltados para essa questão.
Moradores do bairro Trizidela estão planejando fazer uma "vaquinha" para comprar as lâmpadas dos postes de iluminação. Segundo eles, os problema já vem se arrastando a mais de um ano e a prefeitura já foi notificada várias vezes, mas até hoje não resolveu nada.
Uma das maiores queixas é o valor cobrado aos moradores pela taxa de iluminação pública.
Em conversa com a nossa redação, os Moradores afirmaram que a comunidade pretende pagar do próprio bolso o dinheiro para comprar as lâmpadas novas e contratar uma eletricista pra fazer o serviço.
"Já estamos com vergonha de tanto cobrar ao município e não ser ouvido. Aqui os moradores já estão se juntando para comprar as lâmpadas", clamou a população.
A sensação de insegurança é grande. "Pagamos todos os meses a taxa de iluminação, mas em troca recebemos a escuridão, completou. A sensação de perigo é constante", disseram.
Todos os meses, a Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) envia faturas aos seus clientes de todo o estado e entre os componentes do valor total que o consumidor paga mensalmente, está a taxa de iluminação pública, que é repassada a prefeitura. O problema é que o município deixa a manutenção da iluminação a desejar e esse é um serviço de vital importância para a segurança pública.
Os moradores disseram que esperam que a prefeitura de Afonso Cunha seja mais atenciosa com a população não só daquele bairro, mas de toda a cidade que está em total abandono em todos os setores.