O município de Afonso Cunha recebeu na tarde da última sexta. (02), o tão sonhado Selo Unicef Município Aprovado. Afonso Cunha recebeu o certificado, por ter alcançado bons resultados na garantia dos direitos da criança e do adolescente. Durante cerimônia estadual, 42 municípios receberam o troféu e certificado de reconhecimento do Selo UNICEF.

A solenidade foi realizada no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís/MA, e contou com a presença do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), do representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl e de outras autoridades.

Em seu discurso, Gary destacou os avanços destes municípios na implementação de políticas públicas de Saúde, Educação e de Assistência Social à criança e ao adolescente. Ele destacou também a importância de cada um dos articuladores do selo nos municípios.

(José Leane e sua comitiva)

“Serve de incentivo, um prêmio internacional pela melhoria dentro do município. Os dois indicadores que se destacam nessa edição aqui no Maranhão é a queda na taxa de mortalidade infantil, que estamos muito felizes de ver, uma queda muito forte, e a queda também na taxa de distorção idade-série, que é aquele adolescente que tem 16 anos e está estudando com crianças de 12 anos”, relatou Gary Stahl.

José Leane parabenizou sua comitiva e todos os envolvidos na luta por esta conquista. “Foram quatro anos de muita luta e dedicação, com ações conjuntas de vários setores de nossa gestão. Quando assumimos em 2009, assumimos um compromisso com o Selo Unicef, de desenvolver as ações propostas, de cumprir metas e melhorar os indicadores sociais. Foi um grande desfaio, mas não alcançamos as metas, não desistimos. Em 2013,  com a força conjunta, principalmente das secretarias de Saúde, Educação e de Assistência social a gente venceu o que para muitos era impossível. Agradecemos a todos que se envolveram, direto e indiretamente nesta luta”. Disse o prefeito de Afonso Cunha José Leane de Pinho Borges.