O prefeito de Afonso Cunha José Leane de Pinho Borges, inaugurou, na manhã deste sábado (20), uma nova unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), desta vez, no bairro Campo Velho. A solenidade contou com a presença da equipe do governo do estado do MAIS IDH do governador Flavio Dino; da secretária de Assistência Social, Iolandra Costa, Coordenadora Francimeire Pinho e lideranças comunitárias.

O equipamento financiado com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, funcionará como um espaço em que a comunidade terá acesso às políticas da assistência social e contará com uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogos e agentes administrativos, que será responsável pelos atendimentos. As atividades desenvolvidas serão as que compõem o Programa de Atenção Integral à Família: recepção e acolhida, orientação e encaminhamento à rede de serviços sócio-assistenciais, visita domiciliar e formação de grupos sócio-educativos.

O prefeito José Leane agradeceu a presença da equipe do governo estadual, que representou o Governador. Ele ressaltou também que as ações realizadas em prol da assistência social no município só são possíveis graças às políticas que foram desenvolvidas por meio de parceria  com o governo Estadual e das novas políticas que estão sendo adotadas pela sua gestão.

“Aqui nós estamos materializando uma das opções que a comunidade, nas plenárias do Orçamento Participativo, sinalizou para a nossa gestão e que permitiram a ampliação das atividades da assistência social”, disse o prefeito. Para ele, o CRAS tem a infra-estrutura necessária para o acolhimento da população afim de que ela possa ter acesso aos programas e aos benefícios, além da política de assistência social, que é trabalhada hoje de mãos dadas com os governos Federais e Estaduais, por meio do Governador Flávio Dino. “Este equipamento atenderá, prioritariamente, as políticas de assistência e será um espaço público para que as famílias possam se articular com a finalidade de buscar melhorias nas políticas públicas que mudem a qualidade de vida da população”, garantiu o gestor municipal.

De acordo com a secretária de Assistência Social Iolandra Costa, as famílias dessa área serão acompanhadas pelos profissionais e encaminhadas para os programas de assistência, como o Bolsa Família, o Programa de Prestação Continuada, o Projovem Adolescente, serviço de convivência e fortalecimento de vinculos e etc. “O equipamento será um espaço para convergir os programas voltados para a área da assistência social e de integração da comunidade.

Para os representantes do governo, o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi o fator determinante para que 30 municípios maranhenses fossem escolhidos como local de instalação de CRAS. A meta é acompanhar anualmente as famílias. A proposta é que esse centro estabeleça um projeto piloto de atender às famílias referenciadas no município.