A Prefeitura Municipal de Afonso Cunha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde promovem em parceria com o Macrorregião de Caxias a campanha de doação de sangue na próxima quarta-feira, dia 06.

Segundo o prefeito, José Leane, doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor. A campanha pretende mobilizar toda a população para a doação espontânea, habitual e responsável. “Pretendemos contribuir para despertar do exercício da cidadania e nos tornando agentes transformadores. Foi centrando nessa perspectiva, que observamos a necessidade de trabalharmos juntos o fortalecimento e cultura à doação de sangue em nosso município”, afirmou o prefeito José Leane.

A Macro Região de Saúde de Caxias é composta por 48 municípios e só confirmaram que irão participar do evento:

- Afonso Cunha: 30 doadores
- Matões: 15 doadores
- Coelho Neto: 15 doadores
- Duque Bacelar: 15 doadores
- Buriti: 20 doadores
Gov. Luiz Rocha: 25 doadores
- Buriti Bravo: 20 doadores
- Tuntum: 10 doadores
- São Domingos: 12 doadores
- São Jose dos Basílios: 10 doadores
- Parnarama: 10 doadores.

O Município de Afonso Cunha não poderia ficar de fora dessa empreitada e toda a Secretaria de Saúde se mobilizou e o povo abracou a ideia e esta, literalmente, dando o seu sangue. “A gestão da Saúde de Afonso Cunha mantém estreitos laços de amizade com toda a gestão do Hospital Regional e, dessa forma, não poderia deixar de contribuir”, disse o Secretário Municipal de Saúde José de Pinho.

Para doar é necessário ter peso – de no mínimo – 50 quilos; ter entre 18 e 69 anos. Também podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal.

Não pode doar quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como Aids, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.