A equipe de saúde do município de Afonso Cunha- MA, com o apoio da prefeitura municipal administrada pelo prefeito  José Leane e da secretária municipal de saúde da pessoa de José de Pinho, participou da I oficina de acolhimento e classificação de risco em obstetrícia da região dos cocais nos dias 9 e 10 de unho.
 
A oficina tem por objetivo orientar os profissionais para implantação da classificação de risco em obstetrícia e desenvolvimento de plano de ação para realização da mesma. A classificação de risco será implantada em todos os pontos de atenção, desde a atenção básica.

O Enfermeiro Helton Brito diretor do Hospital Municipal Antônio de Pinho Borges ressalta que Acolhimento com Classificação de Risco é de suma importância para o município por que garante a equidade, dando atendimento prioritário a quem precisa mais, invertendo a lógica da triagem e da fila. A classificação de risco garante o acesso da gestante e melhora a qualidade do atendimento, mais ágil para os casos de maior risco, diminuindo a espera para os casos agudos e que demandam urgência. A metodologia classifica a ordem de atendimentos por meio de cinco cores: vermelho (casos de emergência), laranja(casos muito urgente), amarela (casos de urgência), verde (casos pouco urgente) e azul (casos não urgentes). As cores indicam o estado de saúde do paciente e, com isso, a ordem de atendimento. A idéia é garantir que os casos mais sérios tenham prioridade.

A Rede Cegonha é um programa lançado pelo Ministério da Saúde para promover atendimento de qualidade a todas as brasileiras pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida da criança. Mulheres, recém-nascidos e crianças têm direito a ampliação do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal; transporte tanto para o pré-natal quanto para o parto; vinculação da gestante à unidade de referência para assistência ao parto; realização de parto e nascimento seguros, através de boas práticas de atenção; acompanhante no parto, de livre escolha da gestante; atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade; e acesso ao planejamento reprodutivo. É uma Rede de cuidados que assegura às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério e, às crianças, o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudável.