A Prefeitura municipal de Afonso Cunha, por meio da Secretaria municipal de Educação está realizando, no período de 08 a 11 de março, a Semana Pedagógica de Afonso Cunha com o Tema “Conhecimento, atitude, inovação e valores: ingredientes necessários para uma aprendizagem eficaz”.

A abertura do evento foi realizada nesta terça-feira (08), às 15h, e contou com a presença do prefeito José Leane, da secretária da Educação Zizete de Figueiredo, do presidente da câmara vereador Marcos Crispim e demais autoridades.
Com uma programação diversificada – dentro e fora da escola, serão realizadas palestras, simpósio, minicursos e ações dentro das unidades escolares. O objetivo é envolver professores,

diretores e autoridades educacionais, mergulhados na temática proposta, nas discussões dos subtemas e no planejamento de atividades a fim de garantir a melhoria das práticas pedagógicas e dos indicadores educacionais.

Segundo a secretária de Educação, Jussara Fernandes, o objetivo da Semana é melhorar cada dia mais a qualidade do ensino oferecido e o atendimento às crianças por meio da qualificação teórica e prática dos professores.
 
As palestras e oficinas serão ministradas por profissionais até a próxima quarta-feira (11). Os gestores professores  receberam material de apoio pedagógico para suas Escolas.

O Prefeito José Leane destacou a importância do trabalho de gestores e professores para melhor aproveitar o tempo que estudantes passam na escola. “Precisamos organizar as demandas do tempo dedicado ao trabalho no ensino e aprendizagem e priorizarmos ações que determinam o planejamento também para nossa qualidade de vida. A palestra nos sensibiliza para a questão do tempo em nossa vida pessoal e profissional”, disse o prefeito.
O Prefeito ainda destacou o papel social da escola como instituição que tem como finalidade socializar os conhecimentos produzidos pelos professores, a importância do conhecimento científico, do desenvolvimento do psiquismo humano e da capacidade cognitiva. E também reforçou a importância do desenvolvimentismo máximo das potencialidades dos alunos, bem como propor uma educação que não exclua as crianças, nem aquelas que têm deficiência, nem aquelas que sejam de classes sociais diferenciadas. “A gente deve pensar como a sociedade, a escola e o professor podem trabalhar o desenvolvimento pleno em prol da emancipação”, finalizou.