Em clima de grande entusiasmo e com o auditório do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), completamente lotado de jovens, e autoridades dos diversos segmentos da sociedade civil organizada, aconteceu na manhã deste sábado (31) a I Conferência Municipal da Juventude em Afonso Cunha com o tema: “AS VÁRIAS FORMAS DE MELHORAR AFONSO CUNHA COM A PARTICIPAÇÃO DA JUVENTUDE”.

O evento foi uma realização da prefeitura e da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Estiveram presentes no evento além do prefeito José Leane, o Secretário de Esportes e Juventude, Raimundo Grosso, a Secretária de Assistência Social, Iolandra Costa, o Secretário de Obras e Infraestrutura Lenilson Borges, os Vereadores; Marcos Crispim (presidente da Câmara), Zico Bento e Pedro Medeiros, representante da Pastoral da Juventude, representantes de diversas Igrejas, representante de Movimento Estudantil, lideranças, funcionários públicos, imprensa, entre outros.

O evento foi iniciado com a composição da mesa e execução do Hino Nacional. Posteriormente foi aberto o espaço para a fala das autoridades presentes. 
Em seu pronunciamento o prefeito José Leane, agradeceu aos jovens presentes e frisou que tem dado apoio às ações que os jovens desenvolvem no Município. “A juventude tem tido papel de protagonista na nossa gestão. Esta conferência é o espaço democrático para que nós tenhamos vez e voz”, destacou ele. Os jovens são o presente e o futuro da nação e nosso papel é fundamental para o crescimento de Afonso Cunha. Nossos jovens têm participação no governo municipal e nas ações que são desenvolvidas. “A garantia de direitos é uma prioridade para nosso povo; crianças, adolescentes, idosos e juventude merecem toda a atenção do poder público”, afirmou. 
Após a mesa ser desfeita, houve um breve momento cultural com a participação de jovens afonsocunhenses e em seguida a assistente Social Kiára Braga fez uma palestra que foi ouvida atentamente pelos jovens. “Nossa juventude precisa ser protegida e também se proteger. Poder público e sociedade civil têm que cumprir com sua responsabilidade”, disse.  A secretária apresentou diversos números de estudos realizados pela Secretaria Nacional de Juventude onde mostra a realidade da violência contra os jovens em todo o país. 
Os jovens presentes foram divididos em grupos onde trabalharam cinco eixos e suas respectivas propostas para a Conferência Estadual. As propostas foram apresentadas ao Plenário e grande parte delas foi aprovada e serão encaminhadas ao Conselho Estadual de Juventude.
O Município de Afonso Cunha participará da Conferência Estadual com  03 delegados, que representarão o Município e foram escolhidos na Conferência conforme regimento.