A Prefeitura Municipal de Afonso Cunha, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou na manhã desta quinta-feira 03 de agosto, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência com o tema: “Os desafios na implementação da Política da Pessoa com Deficiência: A transversalidade como radicalidade dos direitos humanos”.

Na Conferência houve montagem dos eixos e a leitura da proposta que será encaminhada para a Conferência Estadual. Houve também a eleição dos Delegados, moções e avaliação da Conferência e relatoria da Conferência Municipal exclusivamente com o Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência e a Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMASSA.


Temos a oportunidade de colocar em prática uma nova forma de atuação nas iniciativas sociais, olhando para as necessidades e demandas não apenas pelo viés da deficiência, mas a preocupação por todos os campos da vida das pessoas. Esse é o fundamento da temática da I Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que traz a transversalidade nos diferente tema dos direitos humanos para o palco da discussão. “Questões de gênero, raça, diversidade sexual e geracional compõe então uma abordagem mais ampla e agregadora do tema”, disse o prefeito José Leane.