A Prefeitura de Afonso Cunha, por meio da Secretaria municipal de Saúde, em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde, realizou, nos dias 08 e 09 de julho do ano em curso,  no Ginásio de Esportes, a IV  Conferência Municipal  de Saúde que teve como  tema "Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do Povo Brasileiro”. A conferência fez parte da etapa preparatória para a  Conferência Estadual de Saúde.
Durante abertura oficial, o prefeito José Leane, destacou a importância do tema. O  secretário Municipal de Saúde José de Pinho Santos Filho,  ressaltou  que  a Conferência Municipal de Saúde é o momento  para avaliar a situação da saúde e elaborar novas propostas.
Também estiveram presentes, secretários e adjuntos do Governo Municipal, o presidente da Câmara Municipal, Marcos Crispim, acompanhado dos vereadores Nó Cego, Disney Maia e Pedro Medeiro, representando o poder Legislativo,  médicos, representantes de entidades civis, sociais e educacionais, trabalhadores e profissionais da área da saúde pública.

Na conferência  foram  discutidos  e votados  o Regimento Interno  da  Conferência. Também foram  eleitos  as entidades  e seus representantes para compor o novo Conselho Municipal de Saúde para o período de 2015 2017 e  finalizou com  eleição dos delegados para participarem da Conferência Estadual de Saúde, com data a ser definida.