A Prefeitura municipal de Afonso Cunha, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta segunda-feira (08), no auditório da Câmara Municipal de Afonso Cunha, a solenidade de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Educação (CME), que entre outras atribuições, tem o compromisso de assegurar o cumprimento dos dispositivos legais em matéria de educação.

Na ocasião, estavam presentes na cerimônia, o Prefeito, José Leane, a Secretária de Educação, Zizete de Figueiredo, e o Secretário de Administração, José Oton.

O Prefeito José Leane comentou a importância do Conselho para a educação de Afonso Cunha: “Quem vai ganhar é a educação do município, são as crianças, a gente sabe que a educação é a base de tudo, e com a experiência de vida dos conselheiros, com dedicação de cada um, ganha o jovem que vai ter uma formatura melhor no futuro” relatou.

O Conselho Municipal de Educação é representado por professores da Rede Municipal Cunha, indicados pela Secretaria de Educação e pelo órgão de classe, da Rede Estadual de Ensino e da Rede Comunitária, pelos representantes do Movimento Popular, dos Servidores das Escolas Públicas Municipais, dos Alunos da Rede Municipal de Ensino e Pais de Alunos da Rede Municipal de Ensino escolhidos pelos seus respectivos órgãos.


Os conselheiros têm as responsabilidades de acompanhar e avaliar a execução do Plano Municipal de Educação, pronunciar-se sobre os programas de assistência ao educando, promover e divulgar seminários, pesquisas, estudos e debates sobre assuntos de interesse educacional.