Deus sabia... Que iríamos precisar de uma guia que refletisse sua imagem, que falasse de amor mesmo diante do desamor, que expressasse a linguagem dos anjos, usando palavras dos homens... Deus sabia e por isto criou as mães. Mães Judiciosas sempre têm consciência de que são o primeiro livro lido e o último posto de lado, na biblioteca dos filhos. Assim como também fez a mãe Terra para receber e dar condições de vida para a humanidade.
Uma mãe é a pessoa que nos dá a certeza que não teremos alguém melhor para apoiar-nos.
Afonso Cunha também é mãe e o berço em que, adormecendo, repousa um recém-nascido, sob o cortinado de um véu, o qual representa para a mãe que acalenta um pedacinho do céu.
Somente uma coisa no mundo é melhor e mais bela que a mulher: a mulher que é mãe. Nas horas difíceis elas aparecem e agem sobre nós, a nos ajudar com um amor mais forte que tudo, mais obstinado que tudo, mais duradoura que tudo, é somente o amor de mãe.
Enfim, rogamos para que teus braços sempre se abram quando precisamos de um abraço, pois seu coração sabe compreender quando preciso a acolhida da amizade. E que teus olhos sensíveis se endureçam sempre que uma lição for necessária, para que tua força e teu amor nos dirijam pela vida e nos dêem as asas que precisamos para voar.
Dedicamos estas palavras de afeto a todas as mães, bem como a nossa amada “Afonso Cunha” que com sua generosidade acolhe os que aqui nasceram e os filhos que vieram de outras partes para aqui se firmarem.

São os votos do presidente da Câmara Municipal de Afonso Cunha.
Vereador Marcos Antonio Ferreira Crispim.