O prefeito José Leane participou na tarde de hoje (09), da instalação do Comitê Gestor do Programa Estadual “Mais IDH”. A apresentação foi feita pela a equipe de Articulação Política do  governo do Estado com a presenças também de representantes da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos. O encontro ocorreu na escola Estadual Magno Bacelar.

Participaram ainda do encontro representantes sindicais e comunitários, vereadores, secretários, e comunidade em geral. “Se for para beneficiar o povo de minha terra, estarei onde for necessário. Sabemos que é  impossível administrar sem a parceria com os governos estadual e federal. O Governador Flávio Dino já sinalizou um diálogo aberto com o nosso grupo e vamos ouvir porque o importante são as obras e serviços que vão trazer melhorias para nossa gente”, ressaltou o prefeito José Leane.
O “Mais IDH”, é um programa que engloba uma série de ações em diferentes áreas que irão atender as necessidades básicas de municípios considerados com baixos IDH. Com 217 cidades, o Maranhão tem hoje 150 municípios nestas condições de vulnerabilidade social, e desse total, 30, entre eles Afonso Cunha que está na 30ª posição.

O primeiro passo é a formação do Comitê Gestor que será responsável para fazer um mapeamento sobre as condições do município. Com essa estatística, vai encampar uma frente de ações que possa modificar para melhorar essa realidade. Mas, antes, o Governador já autorizou algumas ações imediatas que Afonso Cunha será beneficiada.
Afonso Cunha também receberá nos próximos dias o mutirão “Mais IDH”, um trabalho itinerante com caminhões do Viva Cidadão para emissão de carteiras de identidade carteira de trabalho, óbitos, bem como ações por meio de atendimentos e palestras sobre saúde preventiva.


Ao final da reunião foram eleitas dez pessoas para integrar o Comitê Gestor do “Mais IDH”, sendo cinco do poder público, incluído Prefeitura e Câmara Municipal e cinco da sociedade civil organizada.