O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso - CMDI, com o apoio da Prefeitura de Afonso Cunha, através da Secretaria de Assistência Social, realizou na manhã desta quinta-feira (30), a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Com o tema: “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades” o evento foi realizado nas dependências do  Centro de Referência da Assistência Social, Conceição Crispim (CRAS)  e abordou a discussão de quatro eixos temáticos: Gestão (programas, projetos e ações); Financiamento (Fundo do Idoso e Orçamento Público; Participação (política e no contexto social) e Acessibilidade e mobilidade.
A Conferência foi um momento para os idosos discutirem as políticas públicas e propor novas ações para o fortalecimento da rede de proteção ao idoso, e de conferir e avaliar o que está sendo realizado.

Conforme o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Crispim, a ação estimula o debate e a reflexão do tema para que importantes políticas públicas sejam criadas em prol da pessoa idosa. “Sobre este tema, queremos aprofundar o debate e continuar desafiando a sociedade e o Estado”, afirmou.
Segundo a secretária de Assistência Social, Iolandra Pereira da Costa, a conferência foi realizada para discutir este tema. “A ação tem como objetivo ressaltar a necessidade de que o próprio idoso seja o protagonista: a pessoa que decide e ajuda a construir as transformações necessárias para garantir mais direitos, mais cidadania, maior qualidade de vida, através de políticas públicas que sejam resolutivas e que transformem a realidade em que vivemos, em uma realidade que seja sempre melhor para todos. A partir das nossas deliberações, das decisões que tomarmos aqui, cada um seja, em casa ou na esfera que representa, um defensor, um construtor, um verdadeiro protagonista da nossa luta pela garantia de direitos e pela ampliação das conquistas para todas as pessoas idosas”, disse a secretária.
Iolandra ainda salientou que em 2009, o prefeito José Leane, orientou as discussões e a criação do 1º Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. “Afonso Cunha é um dos município que mais investe na política de proteção e de direitos da pessoa idosa, e a prova disso são todos os avanços que já obtivemos na nossa cidade”, acrescentou.

Para a presidente do Conselho Municipal para a Pessoa Idosa, Maria Dalva Pereira Borges, a conferência é o fórum mais legítimo e democrático para a discussão, revisão e a avaliação das ações voltadas para a pessoa idosa na esfera municipal. “Somos neste evento, o astro principal, os protagonistas. Mas é de responsabilidade destes atores darem contribuição, ou seja, definirem demandas para que sejam incorporadas aos planos de Governo, e, assim, transformada em benefícios, projetos e programas, gerando qualidade de vida destas pessoas. Que a conferência sirva para afirmar a garantia e expandir os direitos sociais da pessoa idosa”, declarou.

A palestrante do evento foram Kiara Braga, Assistente Social e especialista em Gestão Social. Representantes de diversos segmentos e secretários municipais marcaram presença no evento. 
Palestrante Kiara Braga
Assistente Social Inayara Cristina
Dona Negra Cigana
Fisioterapeuta Dr. Heverton Araujo
Dona Tiota Discursando na Conferência.
 Delegadas eleitas para a Conferência estadual