O prefeito José Leane, reuniu na última segunda-feira (09), Secretários Municipais para apresentar o conjunto de ações do governo do estado do Maranhão e que serão articuladas pelo Executivo Estadual para alavancar os indicadores sociais do município contemplado com o Plano de Ação ‘Mais IDH’. A reunião no auditório do CRAS Conceição Crispim teve o intuito de convocar os Secretários Municipais e vereadores a unirem esforços para viabilizar ações concretas que garantam condições de vida digna a todos os Afonsocunhenses.

As ações do Plano de Ação ‘Mais IDH’ beneficiarão Afonso Cunha e mais 29 municípios com menor desempenho no Índice de Desenvolvimento Humano no Maranhão, projeto que compõe o programa do governo Flávio Dino. Articulando as secretarias responsáveis pelas políticas públicas que serão implementadas já em 2015 em cada município que integra a lista daqueles com IDH mais baixo, o Estado promoverá ações focadas na promoção de qualidade de vida nesses locais.

Segundo o governador Flávio Dino, cada uma das ações que serão implementadas ao longo dos próximos meses. Os secretários que integram o Comitê Gestor do estado detalharam as ações que serão conduzidas em cada pasta, que terão direcionamento para as áreas da Educação, Atenção Básica à Saúde, melhoria do Saneamento, Habitação, Produção Agrícola, Combate ao Analfabetismo e à Fome, entre outros.

A diretriz da gestão é garantir que esses municípios dêem um grande salto na qualidade de vida em um curto espaço de tempo, pois, pela primeira vez, terão atenção direcionada pelo poder estadual..

O Estado está construindo um diagnóstico preliminar dos 30 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A metodologia para levantamento dos indicadores sociais foi debatida pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos (Imesc) com representantes de dez órgãos que compõem o Comitê Gestor do Plano ‘Mais IDH’.

Os dados e indicadores vão levar em consideração as ações que devem ser promovidas nas áreas de saúde e saneamento básico, renda e educação. O Imesc apresentou diagnóstico da situação atual dos municípios e destacou o trabalho das secretarias como fundamental para formação de um banco de dados que terá a função de ajudar a planejar as ações do Comitê Gestor.