(Foto/divulgação)

Pensando no cuidado com a saúde de nossa gente, a Prefeitura Municipal de Afonso Cunha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deflagra a campanha de Luta contra a Hanseníase. A campanha visa diagnosticar precocemente os casos de hanseníase com tratamento adequado e de qualidade.

Entre os dias 02 e 06 de fevereiro, os profissionais de saúde do município e as Unidades de Saúde da Família estarão com a atenção redobrada no sentido de alertar a população sobre o agravo da doença, bem como contribuir para eliminação do preconceito contra as pessoas afetadas e seus familiares.

A hanseníase é uma doença crônica, também conhecida como lepra. Fique atento, se uma área da pele apresenta queda dos pelos, manchas brancas ou avermelhadas, ressecada e com sensação de formigamento e dormência, isso pode ser hanseníase. Em alguns casos, também pode haver diminuição da força muscular. A doença afeta a pele e os nervos, e as manchas podem estar localizadas em qualquer parte do corpo. Normalmente, os locais mais comuns são as extremidades (braços, mãos, pernas e pés) e o rosto.

Durante todo o período da campanha, a Prefeitura e o Centro Municipal de Saúde pretende incentivar as pessoas a procurar um especialista como forma de atrair a atenção da sociedade para o agravo da doença.


Hanseníase tem cura. Seu preconceito também!