O Hospital Municipal Antonio de Pinho Borges em Afonso Cunha, inaugurou, na tarde desta segunda-feira (09), um espaço reservado para as crianças internadas na unidade. A brinquedoteca, como é chamada o espaço, tem televisão, brinquedos, jogos que estimulam o raciocínio lógico e livros.

Para a Diretora Jôsy Meneses, a brinquedoteca é uma importante iniciativa que deverá ajudar na reabilitação das crianças internadas. ”Só temos a agradecer ao prefeito José Leane que nos apoiou para a realização desse projeto, agradecer ao secretário Municipal de Saúde José de Pinho e Marly Barbosa, que viabilizou os materiais para que hoje pudéssemos ter esse espaço tão importante para os pequenos”, disse.

O secretário Municipal de Saúde José de Pinho, afirmou estar orgulhoso do trabalho realizado pelo Hospital. “A cada conquista, vibramos juntos, pois podemos afirmar que é um hospital do governo Municipal, que atende 100% pelo SUS e que atende bem as pessoas. E é muito bom vermos parcerias que viabilizam projetos como esse”, declara.

Segundo o prefeito Leane, o espaço para as crianças atende uma necessidade, já que brincar estimula e contribui com vários fatores no desenvolvimento da pessoa. “O brinquedo não beneficia somente a quem está internado no hospital, mas a todos os envolvidos, principalmente os familiares, pois exerce um efeito terapêutico. As pessoas deslocam por algum tempo, o foco do seu pensamento para algo além da doença”, destaca o prefeito.


A brinquedoteca é destinada para crianças e adolescentes de dois a 17 anos e que estão internados no Hospital. Conforme a pedagoga, que atua de forma voluntária na Unidade, Marly Barbosa, menores de quatro anos a intervenção será feita no leito. “O deslocamento de crianças de dois e três anos para o espaço, será permitido somente com acompanhamento dos pais”, lembra Marly.