Saudades é uma palavra corriqueira encontrada em qualquer manuscrito ou dicionário. Ninguém sabe ao certo de onde ela veio ou para onde ela vai, qual a sua origem ou seu real significado. Mas sabemos que a mensagem que ela transmite é bem forte, é de um imenso vazio, quando não pior.

Esse sentimento de vazio, em certos momentos da nossa vida, é sinal de uma justa lembrança. Neste momento, estou sentindo uma imensa saudade de algumas pessoas que passaram por minha vida. As pessoas conseguem esquecer do que você disse, mas não esquecerão do que você fez, de como você as tratou (para o bem ou para o mal).
Meu caro pai, Francisco Rodrigues da Fonseca, escrevo-lhe estas palavras para dizer que ainda hoje fico triste às vezes, com tanta saudade que sinto da sua presença. Só de pensar na sua partida, a saudade que sinto de você, ainda se faz muito presente em minhas lembrança e também no meu coração.

Amanhã dia 09 de agosto, as véspera do dia dos pais você partiu e deixou um grande vazio dentro de mim, apesar de já ter passado 12 anos... Sua presença e seu nome ainda são muito lembrados entre os familiares, parentes e os amigos mais chegados. São conversas sadias do meu ponto de vista que o senhor é sempre mencionado. Claro que com muito respeito, entendo que possa ser um sinal de que o senhor só deixou de estar perto de corpo presente, mas continua muito perto, muito próximo, muito vivo em nossos corações e mentes. Em cada conversa, em cada piada mencionada, entre uma gargalhada e outra, a sua lembrança corre solta.

Pai, já não sou mais nenhuma criança. Suas netas também já cresceram muito, o sr. Já tem Bisnetos. Eu fico a me perguntar: 'Como seria se o senhor ainda estivesse aqui conosco?'   

Pai, hoje quem está muito debilitada é a minha mãe, sua eterna Maria Barros Fonseca. Ela já não anda mais sozinha, vive doente,  mas Deus está protegendo ela e em breve ficará bem. Enfim, pai, toda despedida é dor.


Para isso fomos feitos: para lembrar e sermos lembrados. Assim será nossa vida e onde você estiver, pai, quero dizer: 'Que saudade de você!