O 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, que será realizado em Afonso Cunha, nos dias 18 e 19 deste mês de junho, tem como objetivo discutir com a comunidade as ações que estão sendo implementadas no município, que concorre à aprovação do Selo, edição 2013/2016. Para realizar as discussões, e fortalecer a participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas para crianças e adolescentes, estão sendo convidados diversos segmentos governamentais, da sociedade civil e setor privado.
O evento é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura Municipal, e conta com o apoio da população. As ações acontecerão no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), às 18:30h,  serão formados núcleos de discussão com temas transversais, que transitam pela saúde, educação, proteção social, habitação, segurança, entre outros.
Nesta primeira edição do Fórum, o público presente será convidado a contribuir para a elaboração de dois importantes instrumentos de garantia de direitos da infância e adolescência: um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município, feito a partir do levantamento e análise de indicadores sociais e do mapeamento dos serviços de atendimento à população de até 17 anos; e um Plano Municipal de Ação, com o detalhamento do que precisa ser feito para melhorar a qualidade de vida das meninas e dos meninos.

Segundo a comissão de organização, a expectativa é de que haja uma grande participação da comunidade para tornar o debate enriquecedor. “Estão todos convidados. Cuidar das crianças e adolescentes é dever de todos nós. Se cada um fizer sua parte, com certeza teremos um cenário futuro muito mais promissor”, afirmou a Articuladora municipal da comissão Pró-Selo Unicef, Iolandra Pereira.