Na tarde desta quarta-feira 30 de abril é comemorado o dia nacional da mulher, em Afonso Cunha a Coordenadoria da Mulher que tem a frente a Coordenadora Silvanete dos Santos, realizou um encontro com as mulheres do município.  A equipe técnica da Coordenadoria se reuniu com as moradoras dos bairros. O encontro teve como objetivo apresentar orientação à classe feminina, além de prestar atendimento psicossocial a essas mulheres. Com a ação do abril Rosa sendo vivenciada no município também teve seu espaço nas discussões, que se voltaram à prevenção do câncer de mama e de colo do útero, ministrado pela enfermeira Kelly Nunes.

O movimento busca chamar a atenção da sociedade para a violência simbólica realizada contra as mulheres, veiculada principalmente pela mídia, por meio de músicas e novelas, que buscam denegrir a imagem feminina.


Presente no evento, o prefeito José Leane falou da importância da prevenção do câncer de mama e de colo do útero. “O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo, e o mais comum entre as mulheres. Ele é seguido pelo câncer de colo de útero, o segundo que mais aparece na população feminina, e que constitui a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. De forma geral, manter uma boa qualidade de vida e fazer os exames periódicos já é bastante importante para se proteger dessas duas doenças”, pontuou o prefeito.


Presente no evento além do prefeito, o vereador Marcos Crispim, o fisioterapeuta Dr. Heverton Araújo, a secretária de Assistência Social Iolandra Costa, Assistentes Sociais e coordenadores do CRAS Conceição Crispim.  


O encontro foi realizado na área de lazer do CRAS.