O médico Cubano Dr. ERNEL MARTINEZ REYES já iniciou seu atendimento nesta semana, e terá durante o primeiro mês de atendimento uma enfermeira acompanhando-o diretamente para que ele possa mais facilmente se comunicar e para que tenha um tempo para se habituar à linguagem e costumes dos Afonsocunhenses.

O médico declarou que gostaria muito de trabalhar no interior e explicou que em Cuba eles são formados em uma linha da medicina que se preocupa muito com a prevenção.

O médico faz parte do programa do governo federal "Mais Médico" que tem trazido médicos do exterior para atuarem no Brasil. Pelo convênio, o município arca com as despesas de moradia, alimentação e transporte e o governo federal com todas as demais despesas referentes aos médicos. O contrato com os médicos são de três anos, sendo que a cada ano eles podem passar 30 dias em seu país de origem. 

O secretário municipal de saúde José de Pinho, informou que o médico atenderá pela atenção Básica  e que estará à disposição exclusivamente da prefeitura. O secretário informou ainda que em janeiro de 2014, mais um médico Cubano chegará em Afonso Cunha.