A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), e Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), promoveu hoje (21), no Palácio Henrique de La Rocque, Calhau. o Encontro de Avaliação do Pronatec 2013 e Pactuação 2014.

O encontro teve como objetivo avaliar e debater o rendimento do Pronatec para o estado do Maranhão no ano de 2013, além de pactuar ações que possam melhorar o programa para o ano de 2014, devidamente registradas em ata e assinadas pelos municípios e unidades ofertantes (Senai, Senac, Sest/Senat, Senar, Ifma).

A secretária de Assistência Social do município de Afonso Cunha Iolandra Pereira da Costa participou do encontro e representou o município de Afonso Cunha.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, visando a ampliação de oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. É uma ação de formação profissional voltada para beneficiários de programas de transferência de renda, por meio de cursos de formação inicial e continuada. O programa objetiva aumentar a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes e ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho dos beneficiários, titulares ou dependentes, com idade entre 15 e 59 anos.

O programa oferece cursos de operador de computador, auxiliar administrativo, cabelereiro, recepcionista, padeiro, auxiliar de cozinha, almoxarife, encanador, eletricista, entre outros, que têm como ofertantes dos cursos são os serviços nacionais de Aprendizagem Industrial (Senai), Rural (Senar) e Comercial (Senac), Sest/Senat e Instituto Federal do Maranhão (Ifma). Em 2011, apenas 23 municípios eram habilitados no Maranhão. O trabalho desenvolvido pela Sedes possibilitou que 173 municípios integrem o Pronatec.


O evento contou com palestras, debates, balanço do Pronatec e do Programa Brasil sem Miséria pelos municípios maranhenses, além da presença do Assessor do MDS, Luciano Maduro, gestores e secretarias estaduais e municipais, equipe do Pronatec e unidades ofertantes.