Com o objetivo de cumprir o calendário vacinal de crianças menores de 5 anos, a prefeitura municipal de Afonso Cunha em parceria com a secretaria municipal de saúde realizará, a partir de sábado (24), uma ampla campanha de atualização de cadernetas de vacinação. A campanha acontece até o dia 30 de agosto, postos de imunização serão instalados em locais de grande concentração para atender a demanda.

A intenção é vacinar, de forma seletiva, crianças na faixa etária 0 a 4 anos e 11 meses, levando em consideração as informações da caderneta de cada criança. Para ser beneficiada pela campanha, a criança deverá ser levada pelo pai ou pessoa responsável, com o cartão ou caderneta de vacinação, até o posto para que esta seja avaliada pelos profissionais de saúde e, só então, será feita a atualização de vacinas.

Vacinas


Todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança estarão disponíveis para a ação, como vacinas BCG, vacina contra hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), entre outras.

No entanto, por se tratar de uma atualização, nem todas as vacinas serão administradas devido a uma triagem feita mediante dados contidos na caderneta pessoal da criança.